SBB

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Atitude Feliz e Abençoada. Qual?


Meditar na Palavra de Deus dia e noite!
         Quando o grande líder Moisés morreu, Josué foi o substituto, e ao comandar o povo, Deus lhe deu uma ordem: “Fale sempre do que está escrito no livro da lei. Estude este livro dia e noite e se esforce para viver em tudo o que está escrito nela. Se fizer isso tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso” (Js 1.8).
         Por que meditar na lei dia e noite? Qual era a importância disso? Assim estaria se precavendo tomar atitudes prejudiciais, tanto que um dos grandes erros narrados no livro de Josué, e teve uma reação adversa, foi quando o povo de Deus não consultou a Deus e agiram por conta própria, e fizeram aliança com os gibeonitas, um povo pagão.
         E nós, cristãos do século XXI, de onde tiraremos tempo para meditar na Palavra de Deus? Se reclamamos das muitas oportunidades de culto, do culto que demora mais de uma hora, imagina meditar na Palavra dia e noite. Desde Moisés, Deus disse: “Guardem no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis em seus braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões (Dt 6.6-9). O que é que muitos pais estão ensinando aos seus filhos e descendentes hoje? Porque tantos filhos malandros por aí? Porque tantos palavrões nas bocas das crianças? Porque tanta falta de respeito? As crianças aprendem isso sozinhas? Não, elas aprendem dos adultos. Porque não lhes ensinar a Palavra de Deus, o respeito, o dizer muito obrigado, o perdoar, e tantas outras boas ações que estão em falta no viver diário das pessoas?
         Meditemos na palavra, não ouçamos os conselhos dos ímpios, os maus conselhos, procuremos a voz do Senhor. Atitude feliz e abençoada por Deus é meditar na lei de Deus dia e noite. E ao meditar nessa palavra ouviremos a voz de um Deus de amor que nos diz: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11) e ainda: “Tenho outras ovelhas que não estão nesse curral. Eu preciso trazer essas também para o meu reino, e elas ouvirão a minha voz. Então elas formarão um só rebanho com um só pastor” (Jo 10.16). Pelo meditar na palavra de Deus somos animados, consolados, e recobramos nossas forças e esperanças, e ainda evitamos tomar atitudes erradas, passamos a agir pensando mais no bem de nosso próximo. A palavra de Deus é sabedoria, tanto que Salomão registra: “Eu sou a sabedoria, sou mais precioso do que as jóias. Tudo o que vocês desejam não pode se comparar comigo” (Pv 8.11). E essa sabedoria é Cristo que foi revelado a nós na cruz e nos é apresentado e revelado na Bíblia, e que nos diz: “...Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha resolvido realizar por meio de Cristo” (Ef 1.8-9). A sabedoria exalta a Deus, e essa sabedoria está ao meu e ao teu alcance, está na Palavra, meditemos nela dia e noite, e que seja prazeroso esse meditar.

         Todos os dias precisamos tomar alguma atitude. O que é atitude? O dicionário define de duas maneiras: primeiro: Posição do corpo; postura; segundo: reação ou maneira de ser, em relação a um objeto ou pessoa. Que nossas atitudes sejam corretas, baseadas na Palavra de Deus,  para serem uma bênção, tendo prazer na lei de Deus e meditando nela dia e noite.



Pastor Martinho Voss, Prudentópolis-PR

0 comentários:

Postar um comentário