SBB

sábado, 14 de julho de 2012

Conheça a Bíblia - Neemias

Tema do Livro: Depois do templo, também foi reconstruída a muralha de Jerusalém. Neemias foi quem dirigiu esse empreendimento. Ele também colaborou com Esdras para restaurar o fervor religioso do povo.

Acredita-se, em geral, que Esdras e Neemias constituíam originalmente um só livro. O compilador emprega aqui as memórias pessoais de Neemias, bem como outros materiais.

Este livro lega-nos uma lição quanto ao sacrifício, à oração e à dedicação a Deus. Neemias, o personagem principal, renunciou a um cargo de responsabilidade e bem remunerado perante o rei da Pérsia, no ano de 445 a.C., a fim de construir os muros de Jerusalém e congregar os judeus como nação.

Seus trabalhos provocaram a intensa oposição de homens poderosos, mas Neemias se sobrepôs às ameaças, adotando sábias medidas defensivas. Solucionou a falta de unidade interna enfrentando o problema mediante exemplo pessoal digno, e resolveu as acusações falsas mediante discernimento e coragem.

Terminada a reconstrução dos muros, tomou medidas para que a cidade estivesse plenamente habitada, mas, acima de tudo, tomou providências para que Esdras lesse a lei a fim de que o povo pudesse reger sua vida por ela. Ele e o povo confessaram os pecados nacionais, buscaram o perdão divino, e renovaram a aliança com Deus. Foi trazida gente da cidade, fizeram-se preparativos para os cultos de adoração, e os muros foram consagrados. Mas no decorrer dos anos, o fervor do povo começou a declinar, e Neemias viu-se forçado a introduzir novas reformas, mesmo em face da oposição.

O livro mostra a necessidade da oração e de uma atitude firme na obra de Deus. As orações de Neemias constituem um excelente estudo.

0 comentários:

Postar um comentário