SBB

terça-feira, 10 de julho de 2012

REFLEXÃO - TRABALHO DA IELB - PARTE I

 A história nos ensina             
Vida de uma história fundamentada na Biblioteca divina
Tema mensal: IELB: 108 anos comunicando a Vida no Brasil.
Tema: Vida de uma história fundamentada na Biblioteca divina
      Numa biblioteca conseguimos muitas histórias. Histórias importantes. Histórias que nos ensinam. Como IELB, fazemos parte dessa biblioteca, afinal, 108 anos já nos dão critérios para sermos uma história que ensina. E falando em história, temos a nossa história registrada em dois belos livros, cujo titulo é: Grão de Mostarda, Volumes I e II. E entre os mais variados relatos históricos, quero apenas enumerar parte da mensagem proferida em cada um dos aniversários mais destacados da IELB.
      Por ocasião do 25º aniversário foi publicado o livro “Fuenfundzwanzig Jahre unter dem Suedlichen Kreuze” ou seja, “Vinte e cinco anos sob o cruzeiro do Sul” editado por Otto H. Beer. (Grão de Mostarda: A história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Mário L. Rehfeldt. Vol 1, p. 106)
      Por ocasião do 50º aniversário houve celebrações de agradecimento pelo trabalho missionário do Sínodo de Missouri no Brasil. O então presidente do Distrito, pastor R. Hasse, pregou na ocasião da convenção no culto do jubileu de ouro sobre o texto do Salmo 126.2 -3: “Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.” (Grão de Mostarda: A história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Mário L. Rehfeldt. Vol 1, p. 168)
      Por ocasião do 75º aniversário celebramos conforme as palavras do Dr. Jacob A. O. Preus o fato de sermos o maior campo missionário da LCMS em toda a sua história, que eram de 135 anos. Como IELB tínhamos algumas alegrias e tristezas, afinal já eram 75 anos de missão em terras brasileiras.
      A IELB já atuava em Portugal, Paraguai, trabalho esse que havia sido iniciado pela Argentina em 1936. Havia um instituto em São Leopoldo e um seminário em Porto Alegre e um que havia sido fechado após 11 anos de funcionamento, o ICSP. Já estávamos envolvidos com trabalho com deficientes auditivos e um intenso trabalho social. Também tínhamos iniciado nosso ministério através da Hora Luterana. Tínhamos programa na televisão, TV Erechim (Alto Uruguai, RBS TV), denominado A Hora, produzido e apresentado pelo pastor Edgar Tilp. Também a Comunidade Canoas, RS, havia criado em 1972, as Faculdades Canoenses. Em 1979, no dia 13 de outubro, foi lançada a pedra fundamental do novo campus da futura Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
      Por ocasião do 75º aniversário o então presidente Johannes H. Gedrat disse em entrevista ao Mensageiro Luterano que éramos uma família complicada, mas ao mesmo tempo maravilhosa. Uma família de 300 pastores, 177.000 (Cento e setenta e sete mil) fiéis batizados. E que tinha como alvo a independência financeira da LCMS. Ao celebrar seus 75 anos a IELB dizia que lhe faltava palavras e gestos para agradecer a Deus pelas inúmeras bênçãos. Deus é tão grande e gracioso e nós pequenos e nossa comemoração insuficiente.
      Em São Pedro do Sul, local onde se iniciou oficialmente a IELB, reuniram-se no dia de 17 de junho cerca de 1.000 (um mil) pessoas. Que lancharam ali mesmo em campo aberto. Em sua mensagem o então presidente da IELB ressaltou a vastidão da seara brasileira e a necessidade de fiéis trabalhadores para a ceifa. Em Porto Alegre, no dia 18 reuniram-se cerca de 6.000 (seis mil) pessoas, num culto de duas horas e quarenta e cinco minutos. E assim como feito em 1904 na conferência de fundação em Rincão São Pedro, o Salmo 48 foi lido e usado como voto solene. Com esse salmo foi expressada a gratidão da IELB pelas bênçãos derramadas por Deus nesses 75 anos e promessa de reconsagração ao olhar para o futuro, no qual foi pedido que: “o nosso Deus para todo o sempre é nosso guia até a morte.” (Mensageiro Luterano, Edição Especial, Álbum Histórico 75 anos Igreja Evangélica Luterana do Brasil, pp. 74).
      Na ocasião do 100º aniversário o então presidente Pr Carlos Walter Winterle transmitiu a mensagem a partir do tema “A semente de mostarda – Ontem, Hoje e Sempre”, com base em Mateus 13.31-32 e Hebreus 13.8. “Winterle enfocou o tamanho insignificante do grão de mostarda, comentado na parábola de Jesus, mas que é capaz de fazer brotar um arbusto. O Reino de Deus, frisou Winterle, não se instala como uma empresa, que recorre aos sofisticados recursos do marketing para crescer. Foram os imigrantes alemães, "nossos avós, bisavós, que trouxeram essa semente" ao Sul do país. Alertou, contudo, que ainda há muito chão a ser semeado e que existe muita fruta madura que precisa ser colhida.” (Mensageiro Luterano, Março de 2004, nº 3, ano 87, p. 9)
      Para celebrar o 100º aniversário da IELB, foi escolhido o dia 11 de janeiro de 2004. Assim, durante todo o ano teríamos a possibilidade de realizar festividades lembrando a data tão especial para a IELB. O Culto do Centenário foi celebrado nas dependências da ExpoGramado, Centro de Eventos localizado em Gramado, RS. Tivemos a participação de mais de doze mil pessoas, e transmitido ao vivo pela Rádio Excelsior AM, de Gramado, RS.
      Em cada uma dessas datas e tantas outras recebemos preciosos aprendizados e transmitimos valiosos ensinamentos. Podemos classificar esses 108 anos como, IELB, uma igreja que ensinou e foi ensinada com a graça de Deus. Esse ensino e aprendizado pode ser classificado como uma biblioteca histórica da IELB em terras brasileiras. E a marca essencial da biblioteca histórica da IELB é que em todas as situações sejam quais foram, sempre esteve fundamentada na biblioteca divina – a Bíblia.


Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

(continua na próxima terça-feira dia 17/07/12)

0 comentários:

Postar um comentário