SBB

domingo, 5 de agosto de 2012

MENSAGEM

Pela espada e pelo Espírito



       Nos últimos estudos, ouvimos falar que Jesus é Deus entrando na história da humanidade, é o Guerreiro enviado por Deus para cumprir a Missão de Resgate. Essa Missão é o plano traçado por Deus, executado por Jesus, e anunciado pelo poder do Espírito Santo, no qual Jesus libertou a humanidade do poder do pecado. Ele fez isso morrendo em nosso lugar, carregando na cruz o peso dos nossos pecados; e o plano de Deus era claro, era preciso que o cordeiro oferecido em sacrifício (Jesus) não tivesse manchas, que fosse puro, sem pecado (Ex 12.1-5). Mas, se Jesus era tão humano quanto cada um de nós, como ele fez isso?
Jesus viveu pela espada
      O capítulo 4 de Mateus começa afirmando que Jesus foi levado ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Você consegue se imaginar no lugar de Jesus? O que você faria se estivesse em um deserto, acompanhado somente pela pessoa que mais quer o seu mal? Depois de 40 dias, você está com fome, cansado, e com a pior companhia possível. Seu inimigo põe em questão quem você realmente é (Mt 4.3 e 6), duvida de sua honra, de seu potencial. Ele até mesmo propõe um acordo, dizendo que pode livrar você da situação horrível em que se encontra, se você fizer algo humilhante – e que não deveria fazer – para ele (Mt 4.8-9).
Jesus agiu com firmeza, com o foco na Missão que tinha para cumprir, sabendo que não poderia se render, pois tudo isso estava nos planos de Deus. Ele tinha perfeita compreensão de qual era o plano, ele sabia que era o Messias, aquele que foi enviado para salvar a humanidade; e tinha certeza disso porque as Escrituras Sagradas anunciavam o plano de forma clara (Lc 24.25-27; Jo 5.39-40; Mt 5.17-18). Por isso, em todos os momentos e na hora da dificuldade, Jesus viveu pela espada, a mais poderosa arma, que é a Palavra de Deus (Mt 4.4, 6 e 10).
Jesus viveu pelo Espírito
      Jesus foi tentado da mesma maneira que nós, mas não pecou (Hb 4.15); isso foi possível porque ele viveu pelo poder do Espírito. No batismo, o Espírito de Deus desceu sobre Jesus (Mt 3.16), e, em seguida, o próprio Espírito o conduziu ao deserto para ser tentado (Mt 4.1). Em toda a sua vida, Jesus estava acompanhado pelo Espírito Santo (Mt 1.20; Lc 1.15; Lc 4.14; Lc 10.21; At 1.2). E, pelo poder do Espírito Santo, a disposição de Jesus era sempre obedecer a seu Pai.
      Como você reagiria se um carpinteiro o convidasse a largar sua profissão – de onde você tira seu sustento – para segui-lo? E se o argumento que ele utilizasse não garantisse um salário melhor, e na verdade, nem sequer um salário? (Mt 4.18-19). Como é que esse homem simples pode ter atraído multidões (Mt 4.25)?
      Jesus viveu pela espada e pelo Espírito. Em Hebreus 4.12, lemos que “a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas”. O convite que os pescadores receberam veio de um homem cheio do Espírito Santo, e o que ele dizia era capaz de transformar opiniões, arrasar multidões, porque ele tinha palavras que dão vida eterna (Jo 6.67-69).
Para nós, o que isso significa?
      Ser cristão não é garantia de uma vida fácil. As dificuldades virão, acompanhadas de críticas e dúvidas. Se você é cristão, sabe disso. Mas saiba também que nosso General nos convida a vivermos com ele, pela espada e pelo Espírito (Ef 6.17-18).
      Em meio a tentações, tome a espada em punhos. A Bíblia tem tanta importância, não porque nela você vai encontrar um manual, uma receita para viver de forma correta, mas porque ela pode “dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus” (2 Tm 3.15). A palavra de Deus não vai garantir que você não caia, ou que você não passe por dificuldades, mas vai lembrá-lo de que Jesus também passou por isso, e venceu. Para ele você pode expor suas fraquezas, e nele você encontrará graça sempre que precisar de ajuda (Hb 4.16).
      Em meio a tentações, ore, pedindo força ao Espírito Santo. No batismo, fomos sepultados com Cristo; e no batismo também fomos ressuscitados com ele por meio da fé (Cl 2.12). Cristo é a nossa verdadeira vida (Cl 3.4); nele somos livres de todo pecado, nele somos feitos novas pessoas (Cl 3.5-10).

0 comentários:

Postar um comentário