SBB

domingo, 23 de dezembro de 2012

 



 
 
 Advento
     Meus caríssimos amigos!
     Dificilmente uma dona de casa se alegra com a chegada inesperada de uma visita acompanhada do esposo sem antes ser comunicada que tal iria acontecer. Imagine preparar-se para ficar à vontade em casa e, no momento, surgir um convidado ilustre no lar e não estar preparada devidamente para esta visita? É deveras constrangedor!

     O período em que a Igreja vive atualmente chama-se Advento. Um período em que o cristianismo se prepara para vinda de Jesus Cristo ao mundo. Seu objetivo: Recordar e celebrar sua primeira vinda e aguardar a segunda vinda em glória do Salvador.
     Advento, do latim “adventus”, significa vinda, chegada. É uma palavra de origem profana que designava a vinda anual de uma divindade pagã ao templo para visitar seus adoradores. Acreditava-se que o deus, cuja estátua era ali cultuada, permanecia em meio a eles durante a solenidade. Na linguagem corrente, significava também a primeira visita oficial de um personagem importante ao assumir um alto cargo. Assim, umas moedas de Corinto perpetuam a vinda, chegada do Imperador Constantino.
     Nas obras cristãs dos primeiros tempos da Igreja, de maneira especial, na Vulgata, “adventus” se transformou no termo utilizado para esta época pré-natalina que aponta para a vinda de Cristo à terra, ou seja, a sua vinda como o infante nascido em Belém iniciando, desta maneira, o período messiânico que se estende à sua vinda em glória no final dos tempos.
     Para muitos, a história de natal é apenas um conto ou história de algo que aconteceu há dois mil anos atrás. Mas as pessoas gostam de ouvir esta história todas as vezes que se aproxima o Natal! É uma história comovente, cheia de significado, uma história de algo importante que realmente aconteceu.
     As pessoas necessitam ouvir esta história de uma maneira diferente. Deixá-la falar e realizar o verdadeiro milagre do Natal.
     Em sua reflexão sobre a anunciação (Lucas 1.26-38), Lutero observa que esta história fala de três grandes milagres. Primeiro, que Deus e os homens seriam unidos nesta criança prometida. Segundo, que uma virgem poderia ser mãe. Afinal, para Deus não há um só impossível em todas as suas promessas!
     O terceiro e grande milagre: Maria deveria acreditar em tudo o que iria acontecer!
     Uma menina, 14 ou 16 anos, o anjo diz que seria uma mãe! Ela acredita! Apegou-se a palavra de Deus e tornou-se uma nova criatura!
     A fé transforma os corações. As pessoas apegam-se a palavra de Deus. Nela confiam e alegram novamente seus corações enchendo-os de paz e esperança.
     Duas palavrinhas:
     Fé:Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Lucas 1:46-47.
     Alegria: E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Lucas 2:10.

Pastor Sergio Becker

0 comentários:

Postar um comentário