SBB

sábado, 29 de dezembro de 2012

Conheça a Bíblia - MALAQUIAS

TEMA DO LIVRO: Após o retorno do exílio, o povo voltou a descuidar de sua vida religiosa. Malaquias passou a inspirá-los novamente, falando-lhes do "Dia do Senhor".



Não se sabe quando o livro foi escrito. Nada se sabe a respeito de Malaquias. É bem provável que o nome seja um título, "o meu mensageiro", em vez de nome próprio. Ele entregou as suas mensagens depois daq reconstrução do templo de Jerusalém (cerca de 515 a. C.), depois do tempo dos profetas Ageu e Zacarias. Pode-se dizer, portanto, que isso aconteceu entre os anos 500 e 450 a. C.

O profeta anunciou as mensagens de Deus ao povo de Judá, que não estava obedecendo às leis de Deus, e era necessário que eles abandonassem os seus pecados e as suas maldades, pois, em breve, viria o grande e terrível Dia do Senhor. Nesse dia, Deus castigaria os desobedientes e abençoaria os que fossem fiéis a ele.

Por meio do seu mensageiro, Deus declara o seu amor eterno pelo seu povo e o seu ódio pelos Edomitas. Ele condena os sacerdotes, e o profeta fala sobre os pecados do povo que Deus odeia: casamento com mulheres estrangeiras e infidelidade conjugal, mas, antes disso, Deus enviará o seu mensageiro que é o profeta Elias. É assim que termina o último livro do Antigo Testamento, prometendo a vinda daquele que preparou o caminho para o Senhor, isto é, a vinda de João Batista.

Este livro ensina que Deus castiga os que lhe obedecem. Porém, acima de tudo, mostra que Deus sempre amou o seu povo escolhido e nunca deixará de amá-los. Deus diz ao seu povo em todos os tempos: "voltem para mim, e eu voltarei para vocês".

0 comentários:

Postar um comentário