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terça-feira, 23 de abril de 2013

REFLEXÃO


     Falar de valores na atual conjuntura é uma tarefa desafiadora, uma vez que se vive numa época em que os valores têm se modificado com enorme rapidez. O próprio homem tem vivenciado essa crise de valores de paradigmas, de princípios norteadores. As referências éticas nas quais se apoiavam os indivíduos e a sociedade parecem inadequadas e insuficientes na atualidade. Parece demonstrar-se incapaz de favorecer uma convivência humana, e consequentemente tem mudado a forma de pensar e o agir de nossa sociedade.
      Numa sociedade pluralista, com tantas idéias diferentes, com repostas e verdades diferentes, ninguém tem o direito de dizer ao outro o que fazer como pensar em questões de valores. É fundamental a existência de valores éticos definidos que norteiam a conduta do homem, de modo que venha a oferecer um modelo de vida alternativa à sociedade.
      As discussões sobre os valores ressurgem em diferentes campos da sociedade, onde é discutida a criação de uma nova ética baseada em novos paradigmas. O Ministério da Educação, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, propõem introduzir algumas disciplinas transversais, isto é, que atravessam todas as outras disciplinas e que devem ser consideradas em todas as matérias estudadas. Dentre as disciplinas transversais proposta, figura justamente a Ética. Entende-se logo que não se trata de anexar à ética ao currículo, como uma disciplina a mais, nem mesmo de propor que o aspecto ético seja encarado com maior ênfase em cada uma das disciplinas escolares, mas fazer com que a escola aborde as questões éticas baseada na solidariedade e responsabilidade social onde a corporeidade, a alegria, o prazer de viver e conviver com os outros estejam presentes.

      Em última análise, todo o trabalho educativo ocorrido no contexto escolar é orientado pela ética. Os alunos aprendem a estabelecer hierarquia de valores e uma consciência de como ter a liberdade de realizar escolhas. Ao educador cabe fornecer elementos para que o eduque conforme os valores e assuma uma prática ou vida inspirada nesses valores, descobrindo o significado para a sua vida e para a sociedade. O que vale dizer, é que, educação e ética se fazem a partir do ser humano, tendo como objetivo humanizar a convivência e os comportamentos individuais. Então, assim, a educação humanista se tornará coerente e eficaz se cada educador for capaz de explicitar os valores, desenvolvendo um trabalho reflexivo que esclareça as bases axiológicas da educação.
 
 

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