SBB

terça-feira, 30 de abril de 2013

REFLEXÃO

Artigo - Negros abençoados
- Pastor Gerson prates
      Causou-me incômodo perceber certa incerteza por parte de algumas pessoas ao meu redor sobre a ideia de que os negros são amaldiçoados por Deus; que por isso seriam negros. Não! Por favor, não! O assunto veio à tona por causa de uma infeliz declaração do Deputado Marco Feliciano numa entrevista à revista Veja (20/03/2013).
      Tenho minhas dificuldades em acreditar que ele, sendo pastor, tenha dito isso com uma intenção racista. Essas entrevistas bombásticas, muitas vezes, acontecem quando se usa partes da entrevista fora de seu contexto. Cada um tira suas conclusões, certo? “Eu não disse que os africanos são todos amaldiçoados. Até porque o continente Africano é grande demais. Não tem só negros.”, disse o Deputado Marco Feliciano. Sua interpretação é que Canaã (filho de Cam, que é fiho de Noé) foi condenado a ser escravo e de Canaã vieram aqueles que povoaram parte da Etiópia. Assim, a revista apresenta a idéia de Feliciano de que os negros seriam amaldiçoados por Deus. Se ele fez essa infeliz declaração, ou suas palavras foram apresentadas pela revista fora de seu contexto, novamente, cada um que tire suas conclusões.
      O que se sabe é que essa maldição jamais se referiu à raça negra. Houve uma histórica conquista dos cananeus (descendentes de Canaã) pelos israelitas. Os povos conquistados eram chamados de servos, mesmo que fossem escravos domésticos ou particulares. Os descendentes de Canaã perderam suas terras e foram tornados escravos recebendo a sentença de juízo pelos pecados do seu progenitor, Canaã. Mas, se fosse o caso dos descendentes de Canaã terem habitado a Etiópia, e, se fossem de cor negra, como ficaria a questão do encontro de Filipe e o eunuco etíope relatado no livro de Atos? O etíope adorava em Jerusalém, lia o livro de Isaías e ao dizer: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” (Atos 8.37), era batizado para a Salvação.
      Um cristão luterano como eu, baseado na graça divina, jamais aceitará uma infeliz afirmação de que os negros são amaldiçoados por Deus. Pois a graça de Deus é universal (se aplica a todos). Ele não faz acepção de pessoas (Dt 10.17; 16.19; At 10.34; Rm 2.11). No Antigo Testamento, temos a seguinte afirmação através de Jó sobre Deus: “Quanto menos aquele que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima ao rico mais do que ao pobre; porque todos são obra de suas mãos.”(Jó 34.19). Por acepção entenda-se que Deus não trata de modo desigual as pessoas. Em Romanos, o apóstolo Paulo diz que “todos pecaram e carecem da Glória de Deus” (Romanos 2.23). E, este “todos” inclui negros, brancos, pardos, amarelos, etc. Também diz em 2 Coríntios 5.15 que Cristo “morreu por todos”. Porque a missão do Filho de Deus é salvar a todos, indistintamente. Tal como ele mesmo afirma: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”(João 3.16). E “Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.”(Apocalipse 5.9).
      “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.” – Martin Luther King.
      Se o pastor e deputado Marco Feliciano afirmou, ou se foi a revista Veja que distorceu a entrevista para passar a informação de que ele tenha afirmado que os negros são amaldiçoados, Deus é quem julgará! O que importa mesmo é que todos saibam que Deus julga o interior das pessoas e não as aparências (Mt 22.16; Jo 7.24). Através de Cristo, Deus tem entre seus abençoados: negros, brancos, pardos, amarelos, etc. Portanto, que você mesmo tire suas próprias conclusões.
Pastor e Professor Gerson Dieter Prates - prates.gerson@gmail.com - Manaus, AM, 25 de abril de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário