SBB

domingo, 9 de março de 2014

MENSAGEM PARA DOMINGO - QUARESMA

Elber Schreiber- pastor da IELB
QUARESMA: Época de rasgar o coração

Um costume comum mostrado no Antigo Testamento é o de rasgar as roupas em sinal de arrependimento. Era um sinal visível para todos de que a pessoa sentia pesar em seu coração por algum ato cometido, um pecado diante de Deus, assim expressava a sua tristeza por tê-lo cometido, e mostrava uma mudança de vida a partir daquele momento.

O profeta Joel, ao pregar a Palavra de Deus ao povo de Israel, conjurou as pessoas ao arrependimento. No entanto, não a um arrependimento da boca para fora, como a maioria fazia só para ser bem visto diante dos outros. O profeta Joel anunciou a vontade de Deus em relação ao arrependimento quando disse “Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração” (Jl 2.13a).

O desejo de Deus não é um simples ato externo como faziam as pessoas daquele tempo, ato muitas vezes acompanhado de cerimonialismos vazios, como o jejum e cumprimento de leis, nas quais as pessoas pensavam agradar a Deus, mesmo fazendo somente da boca para fora para se mostrar.

Estamos na época da Quaresma. Esta época é conhecida por ser um momento de arrependimento e penitência do Povo de Deus. Nós cristãos lembramos nesta época a preparação de Jesus Cristo para cumprir a sua Obra Redentora em nosso favor. Jesus está a caminho da Cruz, para morrer em nosso lugar, no lugar de todos nós pecadores diante de Deus.

Por isso a Quaresma é uma época de arrependimento e penitência, na qual nós reconhecemos o nosso pecado diante de Deus, e o que Jesus precisou passar para nos dar o perdão. Então, “voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso” (Jl 2.13b), tanto que enviou Jesus Cristo para nos salvar e nos dar a vida eterna.

A penitência na Quaresma, ao contrário do que muitos pensam, não é sofrer cumprindo alguns cerimonialismos vazios e leis humanas, para tentar agradar a Deus, como deixar de comer certos tipos de alimentos. A verdadeira penitência vem de um coração arrependido. Para Deus, o verdadeiro arrependimento vem de um coração que se rasga em sincera confiança em Jesus Cristo.

Portanto, rasguem seus corações.

0 comentários:

Postar um comentário