SBB

sábado, 22 de março de 2014

REFLEXÃO PARA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

 
 "Jesus a Água Viva
      O ser humano é composto basicamente por 75%, em seu organismo, de água, em média vivemos cerca de 28 dias sem alimento, mas apenas 3 dias sem água. A mulher necessita em média de 2,5 litros de água por dia e o homem de 3,5 litros de água por dia para viverem bem. E algo parecido acontece com o ser humano se não beberem da água dada pela Rocha que é Cristo, podemos também morrer.
      Na saída de Israel do Egito o problema já era a água, água do Mar Vermelho que os impedia de fugir do Faraó. Dias depois eles viajaram sem água e quando finalmente a encontram, a água torna-se um grande problema de novo. A primeira fonte de água que encontram é amarga, salgada, fazendo com que Moisés, consulte Deus, e Deus pede que lance uma árvore na água para adoçar a bebida.
      Depois de alguns dias mais de viagem, os resmungos recomeçaram. "Não há comida", disseram: "Sempre tivemos comida no Egito." E mais uma vez o seu líder Moisés falou com Deus. E pão caiu do céu. Mas aí o povo começou a abusar de Deus, dizendo: “queremos carne, enjoamos de pão”. Sendo que até hoje carne é um artigo de luxo, imaginem no Egito. Mas Deus atendeu seu povo e codornizes caiam do céu.
      E então eles chegaram a Refidim, o lugar mais desértico do mundo - um lugar que não aparece nem em mapas, até hoje. Não havia água, nem mesmo água amarga.
      E o povo logo disse: "Para isso, você nos trouxe para fora do Egito?" Para matar nós e a nossos filhos e os nossos animais com sede? Muito obrigado, Moisés." Moisés estava prestes a ser apedrejado tamanha era a raiva do povo com Ele e com Deus. Em Hebreus e nos salmos Deus diz que aquele povo havia endurecido seu coração.
      Tudo que Deus fez o povo esqueceu em segundos, os dez prodígios no Egito, pão, carne, o mar vermelho abrindo, Israel só se alegrava quando Deus fazia a vontade deles, do povo, quando não os atendia de imediato eles se rebelavam. Muitas vezes somos assim, nos esquecemos do que Deus já fez, e levantamos nossas vozes e mãos contra Deus e seus profetas e murmuramos. E até duvidamos de sua autoridade. Moisés chama aquele lugar de Massá (tentação) e Meribá (briga).
      E o próprio Jesus em sua tentação diz: “Não tentarás o Senhor teu Deus” (Mt 4.7b)
      Mas Deus revela água. “Eis que estarei ali diante de ti sobre a Rocha em Horebe...” (v 6). O apóstolo Paulo, referindo-se a este acontecimento, afirmou: “Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo” (1 Coríntios 10.3-4). A fonte de água que mata a sede é Cristo, quando ele morreu na cruz e seu corpo foi perfurado verteu sangue e água (João 19.34). Seu nome é Jesus, Deus conosco, e aquele povo na sede pensou que Deus tinha os abandonado, sendo que seu nome é Deus conosco.
      Então vem o castigo, a irá de Deus, “Assim jurei na minha ira:não entrarão no meu descanso”. (Hb 3.11); uma viagem que hoje de carro levaria de 3-4 horas, cerca de 320 Km. Levou 40 anos e a morte de quase todos pelo deserto, a não ser de Josué e Calebe.
      Mas Moisés viu que o problema não era a água que mata a sede do corpo. Ele viu que o povo precisava beber de uma água que Jesus ofereceu a mulher samaritana no poço de Jacó, água viva.
      Jesus após uma longa caminhada se dirige ao poço de Jacó com sede, chegando lá encontra uma mulher com sede de água, mas Jesus percebeu, como Moisés, que aquela mulher estava morrendo no espírito e não apenas no corpo, ela não sabia disso, de seus pecados. Ele fala: chama teu marido e vem cá; não tenho marido, ela respondeu. Jesus lhe diz: bem disseste, porque já tivestes cinco maridos e este agora não é teu marido.
      Jesus mostra a mulher seu pecado, enquanto ela pensava em água física, Jesus falava em água viva, água do batismo do perdão e do fortalecimento da fé.
      Somos batizados uma vez na vida, mas todos os dias devemos lembrar de beber daquela água, de nos lavar, na água viva, do poço de Jacó, que sai da Rocha que é Jesus, assim em espírito e em verdade entraremos na terra prometia. É nesta água, recebemos também no batismo o Espírito Santo.
      Porém aqueles que se esquecem de beber da água viva, de se aproximar do poço que é Jesus, da rocha que sai água, serão condenados, a muito mais, que morrer andando por 40 anos no deserto, mas, andar e morrer no inferno sem entrar na terra prometida, no descanso.
      Assim como todos os dias homens e mulheres tem que tomar grande quantidade de água para viver com saúde, que possamos nós, como a mulher samaritana, receber em grande quantidade da água viva que encontramos no poço de Jacó e na Rocha que é Cristo. Amém"

0 comentários:

Postar um comentário