SBB

domingo, 16 de março de 2014

MENSAGEM PARA DOMINGO

A Caridade
Texto: Mateus 6.1-5: “Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez.” Mt. 6.3
            No tempo de Jesus se observava rigorosamente a prática da esmola. Era uma das formas de expressar culto e serviço a Deus. Assim, o judeu dava esmolas porque, além de estar implícito na vontade do Senhor, era uma atitude de reconhecimento da ação libertadora de Deus e de que a terra e tudo o que nela há é dele.
            O problema é que a maioria das pessoas, ao dar esmolas, supunha com isso ajuntar tesouros no céu e nutria o desejo de já ser recompensado aqui na terra. Muitos ainda acreditavam que os atos de caridade produziam perdão dos pecados. E, quando a doação era volumosa, o doador ocupava um lugar especial na sinagoga e seu nome era divulgado. Poucos eram aqueles que praticavam a caridade em secreto e que dispensavam a publicidade.
            Jesus não censura atos de misericórdia, mas o alvoroço quando se ajuda alguém e a busca de elogios por nós mesmos. E o Salvador ilustra a maneira mais correta de fazer algum ato de caridade, dizendo: “Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez.” O bem deve ser feito em segredo e não teatralmente para ser visto pelos seres humanos. A esmola em segredo é vista pelo Pai. Não é preciso anunciar para Deus o que fazemos. Por isso, sejamos sempre autênticos! E lembremos que fazer o bem não salva ninguém. Pois, a Bíblia afirma: “Pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês” (Ef 2.8-9).
            Jesus espera e deseja de seus seguidores ações que manifestem a sua nova maneira de ser e de agir. E ao praticar a caridade, que não o façam por obrigação, mas movidos pelo amor com que são amados por Deus.
              Oremos: Senhor Deus, perdoa-me se tenho falhado no exercício do amor ao próximo. Ensina-me a praticar a caridade, motivado pelo teu amor por mim e, consequentemente, pelo amor a Deus e ao próximo. Amém,

0 comentários:

Postar um comentário