SBB

domingo, 23 de março de 2014

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

Dentes brancos e podres
     Os privilégios escandalosos do Senado nos planos de saúde é outra notícia entre tantas que nos deixam indignados neste país de absurdas injustiças sociais. Tais regalias políticas colocam em risco a democracia brasileira e são um péssimo exemplo para uma sociedade que perdeu os referenciais da ética e da integridade. Quando senadores chegam a gastar 70 mil reais por um tratamento dentário com dinheiro público nesse país de gente desdentada, desescolarizada, desnutrida, desprotegida, desassistida, é natural toda esta onda de desordem pública que toma conta da sociedade.
     A sabedoria bíblica, no entanto, já dizia que "num momento de dificuldade, depender de uma pessoa que não merece confiança é como mastigar com um dente estragado" (Provérbios 25.19). A política brasileira está desacreditada porque trata os dentes dela com porcelana e ouro odontológico e sorri com dentadura de dar inveja, mas ao mesmo tempo não consegue mastigar nem digerir o que lhe compete. Seus dentes são espadas, diz o mesmo livro de Provérbios, pois "ganham a vida explorando sem dó nem piedade os pobres e necessitados" (30.14).
     Os senhores do poder público, com dentes brancos por fora mas cariados por dentro, deveriam ouvir o recado do salmista: "Será que vocês, autoridades, dão sentenças justas? Será que julgam com justiça as pessoas? Não! Vocês só pensam em fazer o mal; desde o dia em que nascem, só contam mentiras (...) Ó Deus, quebra os dentes dos maus! Ó Senhor Deus, arranca os dentes desses leões ferozes" (Salmo 58). Se ainda há consciência acima da arcada dentária, então que ouçam o alerta do Senhor Jesus ao afirmar que "ali haverá choro e ranger de dentes (Mateus 24.51), referindo-se aos desonestos e infiéis por ocasião do juízo final.  É urgente uma restauração das cáries que estão deixando banguela a boca do povo, antes que comecem a colocar em prática o "olho por olho e dente por dente" e todos fiquemos completamente desdentados. (Marcos Schmidt) 

0 comentários:

Postar um comentário