SBB

terça-feira, 3 de junho de 2014

ARTIGO PARA REFLEXÃO

OS GRANDES HOMENS DA BÍBLIA - NOVO TESTAMENTO
JOSÉ, marido da mãe de JESUS CRISTO
Um homem justo
      O nome José, marido de Maria, aparece na genealogia de Jesus Cristo em Mt 1.1-16. Maria estava prometida em casamento para José. Eram noivos. O noivado judaico era um compromisso tão real que o noivo já se dizia “marido” (Mt 1.19ª), embora não houvesse relações sexuais entre o casal. A lei civil judaica sobre a castidade e o casamento era muito rígida e punia os infratores com um julgamento público e apedrejamento. (Dt 22.23-24). Estas informações são muito importantes para entender o inesperado acontecimento e seus desdobramentos: Maria ficou grávida. José sabia que ele não era o pai. Quem seria o pai da criança?
      Maria falou a José que sua gravidez era obra do Espírito Santo. (Lc 1.35). A princípio foi difícil para ele acreditar que o Pai da criança era Deus.
      José decidiu romper secretamente o noivado mediante um acordo particular; assinaria os documentos jurídicos necessários porque ele era homem justo. Ele não quis acobertar com o seu nome uma criança, cujo pai ele não sabia. Ele, movido por compaixão, se recusou a entregar Maria ao rigoroso processo da Lei e à exposição pública que lhe traria a desonra. O rompimento do noivado foi uma decisão dramática, resultado de muitas ponderações, quando em sonho um anjo do Senhor lhe disse: “[…] não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.” (Mt 1.20). José ficou sabendo neste primeiro sonho que Jesus é o Messias (Mt 1.21-22).
A partir da intervenção divina houve uma reversão de atitude: José assumiu a paternidade legal de Jesus como pai adotivo segundo a lei. Os planos de casamento com Maria não foram cancelados. Jesus é um descendente de Davi porque José era desta linhagem.
Algum tempo depois do nascimento de Jesus em Belém da Judéia, José teve um segundo sonho. O anjo o orientou como proteger a vida do menino, fugindo com a família para o Egito, permanecendo lá até à morte de Herodes. José retornou do Egito e se estabeleceu em Nazaré. Trabalhava como carpinteiro. Seu nome é mencionado pela última vez quando Jesus foi levado aos 12 anos a Jerusalém para a Festa da Páscoa. (Lc 2.42). Não há mais informações sobre José.
DESTAQUES NA VIDA DE JOSÉ
- José, um homem de fortes convicções seguiu as orientações de Deus que o capacitaram para a função de pai terreno de Jesus.
- Foi coerente nas suas atitudes.
- Foi um homem de virtudes cristãs elevadas: responsável, justo, compassivo e discreto.
ENSINAMENTOS
- Deus quer homens humildes de espírito e íntegros.
- As pessoas são escolhidas por Deus independentemente de sua posição social.
INFORMAÇÕES SOBRE JOSÉ
Yosef, nome hebraico, cujo significado é: Deus acrescente.
Lugares importantes na vida de José: Nazaré, Egito, Belém.
Profissão: carpinteiro.
Familiares: Esposa – Maria. Filhos: Jesus, Tiago, José, Judas, Simão e as filhas.
Contemporâneos: Herodes, o Grande; João Batista; Simeão; Ana.
História de José: Mt 1.16 2.23 e Lc 1.26 2.52.
VERSÍCULO CHAVE
“Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.” (Mt 1.19-20).
Eduvino Krause Filho - Pastor Conselheiro da LLLB

0 comentários:

Postar um comentário