SBB

terça-feira, 24 de junho de 2014

ARTIGO PARA REFLEXÃO

OS GRANDES HOMENS DA BÍBLIA
JÓ – EXEMPLO DE FÉ EM MEIO AO SOFRIMENTO
 
Introdução:
      Jó, um “homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal” (Jó 1) torna-se vítima de Satanás e vê sua família desfeita e seus bens destruídos. Em pouco tempo, o mais bem sucedido homem de sua época, torna-se o mais miserável.
      A história deste homem se resume na intenção do diabo de assolá-lo com tal sofrimento para que negasse a Deus (1.6-12) e uma série de debates em que seus amigos procuram entender seu sofrimento, até a resposta do próprio Senhor.
      Jó viveu na época dos patriarcas, provavelmente entre Noé e Abraão. Não sabemos nada sobre a sua linhagem, mas as Escrituras relatam que foi um homem muito fiel a Deus. Jó era casado, tinha dez filhos, e era o homem mais rico da região onde morava.
      Satanás, alega que a fé de Jó era superficial e interesseira. Deus, que conhece o coração de seu filho e sabe até onde ele é capaz de suportar tal sofrimento, permite a ação do diabo que lhe tira toda riqueza, os filhos e a saúde.
      Os amigos de Jó tentam encontrar uma resposta para o seu sofrimento, acusando-o de estar sendo castigado por algum pecado que cometeu.
      Jó, sendo fiel, não podia mentir e admitir pecados que não havia cometido. Ele discutiu com os amigos e negou as suas acusações pesadas. Mas ele, também, não compreendia os motivos do seu sofrimento. Ele queria perguntar para Deus e se defender diante do Criador, até que Deus se manifesta, lembrando Jó e seus amigos de que Ele é o Soberano e Onisciente Deus, Criador e Sustentador do Universo.
      A questão do sofrimento de Jó é vista por quatro perspectivas diferentes: A do próprio Jó que como homem justo não entende o porque do seu sofrimento; a dos seus amigos conselheiros que acreditavam que o sofrimento é um castigo por algum pecado cometido; a de Satanás que não conseguia imaginar um homem fiel somente porque Deus merece honra e adoração; e a do próprio Deus, que conhecia a fé e a fidelidade deste seu servo (1.8) e que por isso permite o sofrimento como prova e testemunho de fé, restituindo-lhe o dobro da prosperidade que tinha antes.
      É consolo inestimável ter a vida de Jó como exemplo. Ele foi provado por DEUS em seus limites, foi machucado, esteve à beira da morte, mas resistiu a tudo com fé e perseverança: “em tudo isso, Jó não pecou nem atribuiu a Deus falta alguma” (1.22). Um “ai, meu Deus” não ecoou da sua boca. Jó, mesmo sem compreender, suportou tudo, todo o sofrimento, sustentando a fé em um DEUS que era o centro da sua vida. Um Deus cujo amor se manifestou gloriosamente na Cruz, quando entregou seu unigênito Filho para morrer pelos nossos pecados. É um atentado ao coração e à mente duvidar de um Deus tão amável e doce; tão presente e forte; tão sábio e soberano. Esse é o Deus de Jó. Esse é o meu e o seu Deus.
 
Pontos fortes e êxitos na vida de Jó
- Homem de fé, temente a Deus, abençoado com muitas posses, paciente e perseverante.
- Homem bom, honesto e fiel a Deus.
- Sacerdote do lar intercedendo pelo bem espiritual de seus filhos.

Lições de Vida:
- Nossa confiança em Deus não deve estar apoiada nas circunstâncias, mas no próprio Deus. Ele é a fonte.
- Deus não prometeu que seus filhos ficariam isentos do sofrimento, pois o mesmo passa a ser uma ferramenta de Deus para provar nosso caráter, motivações e a sinceridade da nossa fé: "Neste mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo" (Jo 16.33). No entanto, Deus nunca permitirá que nosso sofrimento vá além das nossas forças (1Co 10.13), e o que Ele promete é de que o que sofremos durante a nossa vida não se compara, de modo algum, com a glória que nos será revelada no futuro (Rm 8.18).
- Deus está no completo controle de toda situação.

Informações essenciais:
- Local: Uz (não se sabe ao certo sua localização. Para alguns estudiosos seria ao leste do rio Jordão próximo a Israel, mas outros defendem de que seja mais ao sul na região do Edom, hoje divisa entre a Arábia, Egito e Jordânia). Jó possivelmente viveu antes de Moisés, pois não há no livro referências claras à lei Mosaica nem ao ofício sacerdotal.

- Familiares: Esposa e dez filhos gerados antes de seu sofrimento os quais morreram. Outros dez filhos que foram gerados após seu sofrimento. O nome das filhas: Jemima, Quezia e Quérem-Hapuque.
- Ocupação: Fazendeiro de muitas posses.
- Contemporâneos: Os amigos conselheiros: Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.
A história de é contada no livro de sua autoria. Ele também é mencionado em Ez 14.14,20 e Tg 5.11.

Versículo chave: "Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tg 5.11 RA).
 
Rev. Emerson Zielke – Pastor Conselheiro da LLLB

0 comentários:

Postar um comentário