SUA PRESENÇA É REAL!
2 – A Seleção Brasileira de futebol disputou (até o momento) três vezes o terceiro lugar. O saldo é positivo: Duas vitórias (em 1938, contra a Suécia, por 4 a 2, e em 1978, contra a Itália, por 2 a 1) e uma derrota (em 1974, contra a Polônia, por 1 a 0).
3 – A Holanda disputou o terceiro lugar apenas uma vez. A partida contra a Croácia aconteceu na Copa do Mundo de 1998, na França. Na ocasião, a “Laranja Mecânica” perdeu por 2 a 1.
4 – O gol mais rápido da história das Copas do Mundo aconteceu em uma disputa de terceiro lugar. Em 2002, na partida entre Coreia do Sul e Turquia, o atacante turco Hakan Sukur precisou de 11 segundos para fazer o primeiro gol de sua equipe, que venceu o jogo por 3 a 2.
5 – O atacante francês, Just Fontaine, é quem mais fez gols em uma mesma partida, válida pela terceira posição no Mundial da FIFA. Na Copa de 1958, ele marcou quatro vezes contra a Alemanha. Naquele ano, Fontaine anotou um total de 13 gols. Até hoje, nenhum outro jogador fez tantos gols em uma mesma edição de Copa do Mundo.
6 – Apenas três vezes o time que começou perdendo conseguiu reverter o placar e sair com a vitória. As viradas aconteceram em 1978, quando Brasil ganhou da Itália, por 2 a 1; em 1982, com a vitória da Polônia sobre a França, por 3 a 2; e quatro anos depois, em 1986, com a vitória da França em cima da Bélgica, pelo placar de 4 a 2.
7 – A maior diferença de gols em uma partida válida pelo terceiro lugar aconteceu em 1994. Na ocasião, a Suécia venceu a Bulgária por 4 a 0. Detalhe: Todos os gols foram marcados no primeiro tempo.
8 – A disputa de 1958, entre França e Alemanha, entrou para a história também por outro motivo: o maior número de gols em um único jogo, válido pelo terceiro lugar. No total, nove gols foram marcados. A partida terminou 6 a 3 a favor da equipe francesa.
9 – Apenas em uma edição a disputa de terceiro lugar foi para a prorrogação. Em 1986, Bélgica e França empataram no tempo normal em 2 a 2, mas, na prorrogação, houve triunfo dos Bleus, pelo placar de 2 a 0. Genghini e Amoros foram às redes e garantiram a vitória francesa.
10 – O lateral esquerdo uruguaio Luis Alberto Cruz foi o primeiro jogador na história das Copas a marcar um gol contra em uma partida válida pela terceira colocação da competição. O feito aconteceu em 1954 contra a Áustria. O jogo estava empatado em 1 a 1, quando, aos 15 minutos do segundo tempo, Luis marcou contra a própria meta. No penúltimo minuto do compromisso, o Uruguai levou o terceiro gol.














* Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2000 palestras realizadas no país e exterior.