SBB

terça-feira, 8 de julho de 2014

ARTIGO PARA REFLEXÃO

A Dureza e a Necessidade da Fala de Jesus
 
JESUS DIZ: OS PAIS VÃO FICAR CONTRA OS FILHOS, E OS FILHOS, CONTRA OS PAIS...
Jesus continuou: —  ... Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão. Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras. (Lc. 12. 49 – 53)
     Seria este o fim da família? Seria o inicio do caos? Jesus dizendo que veio para dividir a família?
     Como entender pregação tão dura e realista de Jesus? 
     Mas o que é capaz de dividir uma família desta maneira?  Seria a incompatibilidade de gênios? As diferenças causadas pelas diversas maneiras de entender o que é ser e viver a família? Busca de interesses de vida diferentes?
     O interessante é que aquilo que pode unir as famílias também poderá dividi-las para sempre.
     Jesus Cristo está afirmando que ele é aquele que UNE vidas, une famílias e nos une ao Deus Criador.
     E se não crermos nele como nosso único e suficiente Salvador não será nossa herança genética, nem sanguínea e nem familiar que nos protegerá da morte eterna, da separação eterna.
     Afirmação dura, não é mesmo? Diria decisiva, pois nela Deus  define claramente  o papel de Cristo na vida do ser humano. Ele vem dizer: “Olha, eu sou o caminho para unir verdadeiramente sua família, seu casamento, sua relação com seus filhos ou com seus pais. Só eu consigo unir noras e sogras.  Não há outra maneira para você perdoa-los totalmente. Não há como você investir neles se não os enxergar da maneira como Deus enxerga.”
     Não há maneira de você proteger seus familiares da morte se não for Cristo o senhor da sua vida. Pois ele diz: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. (Jo 11.25)
     Não deixe que suas falhas, os erros de familiares, a autossuficiência de alguns, esparrame sua família para sempre. Não deixe que “verdades” individuais ofusquem a realidade da morte e da divisão eterna.
     Com muita humildade e desejo de compreender o amor de Deus, vamos pedir: Senhor dá-nos a tua verdade. Senhor una-nos por teu amor e protege-nos da divisão familiar que é a dura realidade de quem vive longe das tuas verdades e do seu modelo de vida.
     E não se esqueça, uma das características marcantes dos familiares que estão em Cristo Jesus, é jamais desistir daqueles que ainda estão longe de Cristo. Se por incompatibilidade desejamos nos afastar deles, por causa do amor de Jesus Cristo, nos aproximamos deles ainda mais com compreensão, amor, perdão e esperança de que a verdade que sabiamente anunciamos com a nossa vida, nossas ações e palavras, jamais voltará vazia.
 
  Carlos Kracke  - Pastor da Paróquia Bom Pastor de Blumenau SC

0 comentários:

Postar um comentário