SBB

terça-feira, 29 de julho de 2014

ARTIGO PARA REFLEXÃO

OS GRANDES HOMENS DA BÍBLIA DO NOVO TESTAMENTO
Estêvão
Servo cheio de fé e do Espírito Santo
Estêvão foi um dos auxiliares escolhidos para cuidar do trabalho da Igreja a partir do primeiro momento de tensão e conflito entre os cristãos.  (At 6.1-7). Os judeus de fala grega apresentaram duas queixas: as viúvas de origem hebraica estavam sendo mais beneficiadas enquanto as viúvas de origem grega estavam sendo esquecidas na distribuição diária do dinheiro para a compra de alimentos.
Crescia o número de seguidores cristãos, mas, aumentavam também os problemas sociais. À medida que as comunidades cristãs iam se multiplicando houve a necessidade de uma organização eclesiástica. A comunidade foi convocada e tomou uma resolução importante: escolheu sete auxiliares cujas funções eram as de servidores e colaboradores “[…] para servir às mesas”. (At 6.2). Desta maneira os apóstolos foram liberados para dedicar as suas vidas à oração e ao ensino da Palavra. (At 6.4).
Estêvão foi o servidor mais destacado. Foi homem cheio de sabedoria,  graça e poder provindas do Espírito de Deus, também pregador que fez maravilhas e sinais entre o povo. Mas, ele  encontrou resistência de alguns judeus vindos de Cirene, Alexandria e de outros lugares da Ásia. Estes começaram a discutir com Estêvão. Ganhou todas as discussões porque seu conhecimento da história do Antigo Testamento foi invejável.
Estêvão recontou aos seus opositores os diferentes estágios da história de Israel e como  Deus conduziu pacientemente  o seu povo com amor. Mostrou que no passado Deus Se manifestou fora de Israel, na Mesopotâmia, no deserto e insistiu que Deus não mora no Templo. Disse incisivamente que Deus não mora em casas feitas por mãos humanas. Isto aprofundou ainda mais a ira dos judeus porque eles consideravam o Templo de Jerusalém o lugar mais sagrado do mundo, o centro do Universo, o lugar onde Deus habita. Ele acusou os judeus de resistirem  ao Espírito Santo, assim como no passado seus antepassados rejeitaram os enviados por Deus, perseguindo os profetas, e, por fim, o Justo de Deus. (At 7.48,52).
Os judeus subornaram algumas pessoas. Estêvão foi acusado de blasfêmia contra Moisés e contra Deus; foi processado à semelhança de Jesus e condenado à morte por apedrejamento. Ele se tornou o primeiro mártir cristão por causa do seu testemunho em favor de Jesus Cristo. (At 7).
         DESTAQUES NA VIDA DE ESTÊVÃO
        - Foi um homem escolhido, respeitado e digno para compor o grupo dos sete auxiliares da Igreja;
        - foi um homem cheio de fé, sabedoria e do poder do Espírito Santo; (At 6.8).
- teve um profundo conhecimento da história de Israel e fidelidade na transmissão dos fatos do Antigo Testamento;
- teve uma visão clara para a vida do cristianismo nascente  na transição do Antigo para o Novo Testamento;
-  demonstrou a grandeza de  sua fé perdoando os seus inimigos; (At 7.60);
- não vacilou ao enfrentar os seus opositores em defesa do Evangelho; foi corajoso no testemunho e enfrentou a morte de mártir. (At 7.59)
         ENSINAMENTOS
        - Deus torna as pessoas corajosas para produzir o testemunho cristão a partir da sabedoria do Evangelho de Cristo;
- Deus quer os homens cristãos como seus colaboradores na terra, sejam eles pessoas simples ou muito capacitadas com diferentes dons; os insignificantes se tornam importantes aos olhos de Deus;
- cada cristão é um instrumento de  Jesus para o amor de Deus atingir outras pessoas; Deus está presente na terra com a sua bondade quando o cristão dirige seu serviço, para baixo, para os outros. Deus está perto e ativo na terra com o homem como seu cooperador; (Lutero);
- a Igreja cresce em qualidade que vai além da organização externa: a fé cristã dos cristãos, a sabedoria que resulta da vivência da palavra produzem o testemunho cristão;
- fé, sabedoria e testemunho, formam um poderoso tripé na vida da Igreja quando cristãos desafiados à luz da palavra, aceitam  servir ao Senhor e ao seu próximo;
-  uma vida de fé de acordo com o Evangelho, lutando todos juntos, com um só desejo,  firmes e corajosos, é decisiva para dar uma resposta satisfatória ao mundo em que vivemos.
        INFORMAÇÕES SOBRE ESTÊVÃO
        O seu nome vem do grego Στέφανος (Stéphanos) que significa coroa.
        Estêvão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau de Antioquia, são nomes gregos dos sete auxiliares de influência grega que provavelmente moraram fora da Palestina.
        Os relatos sobre as atividades de Estêvão, sua fé, sua sabedoria, seu trabalho, sua vida como auxiliar da Igreja, seu conhecimento histórico, seu testemunho e seu martírio estão  em At 6 e 7.
        Estêvão é mencionado em At 8.2, At 11.19 e At 22.20.
        VERSÍCULO CHAVE
“Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.” (At 6.8).
Eduvino Krause Filho - Pastor conselheiro da LLLB

0 comentários:

Postar um comentário