SBB

sexta-feira, 24 de março de 2017

DOUTRINA LUTERANA

O  SACRAMENTO DO BATISMO

Qual é a compreensão luterana em torno do Batismo? É o Batismo um sacramento? Ele salva? O Batismo Infantil é permitido por Deus?

Bom, para falar deste tema de forma breve vamos iniciar respondendo a ultima questão que foi colocada. É preciso deixar claro que para os luteranos não existe um batismo infantil e um batismo adulto. Existe um só Batismo que é aplicado em bebês e em adultos. Os luteranos acreditam que a Bíblia ensina que uma pessoa é salva somente pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo sozinho. A Bíblia nos diz que tal "fé vem pelo ouvir" (cf. Romanos 10:17). O próprio Jesus ordena o Batismo e nos diz que o Batismo é água usada em conjunto com a Palavra de Deus (cf. Mt 28: 19-20). Por este motivo, acreditamos que o Batismo é um dos milagrosos meios de graça (assim como é a Palavra de Deus escrita ou proclamada), através do qual Deus cria e/ou fortalece o dom da fé no coração de uma pessoa (cf. Atos 2: 38, Atos 22:16, 1 Pedro 3:21, Gálatas 3: 26-27, Rm 6: 1-4, Col. 2: 11-12, 1 Coríntios 12.13).

Os termos que a Escritura usa para falar sobre o início da fé incluem "conversão" e "regeneração". Embora não pretendamos compreender plenamente como isso acontece, acreditamos que quando um bebê é batizado, Deus cria fé no coração dessa criança. Acreditamos nisso, não por nossa própria invenção ou vontade, mas porque a Bíblia diz que os bebês podem crer (cf. Mateus 18: 6) e que o novo nascimento (regeneração) acontece no Batismo (cf. João 3: 5-7). A fé da criança ainda não pode ser verbalmente expressa ou articulada pela criança, mas é real e presente mesmo assim (ver, por exemplo, Atos 2: 38-39, Lucas 1:15, 2 Tim. 3:15) .

A fé da criança, assim como a fé dos adultos, também precisa ser alimentada e nutrida pela Palavra de Deus (cf. Mateus 28:18-20), ou ela morrerá. Os luteranos não acreditam que somente os batizados como crianças recebam fé. A fé também pode ser criada no coração de uma pessoa pelo poder do Espírito Santo trabalhando através da Palavra de Deus (escrita ou proclamada). O batismo logo deve seguir a conversão (cf. Atos 8:37) com o propósito de confirmar e fortalecer a fé de acordo com o mandamento e a promessa de Deus. Dependendo da situação, portanto, os luteranos batizam pessoas de todas as idades, desde a infância até a idade adulta.

Os luteranos não creem que o Batismo seja ABSOLUTAMENTE necessário para a salvação. Todos os verdadeiros crentes na era do Antigo Testamento foram salvos sem o batismo. Marcos 16:16 implica que não é a ausência do Batismo que condena uma pessoa, mas a ausência de fé, e há claramente outras maneiras de chegar à fé pelo poder do Espírito Santo (ler ou ouvir a Palavra de Deus).

Ainda assim, o batismo não se atreve a ser desprezado ou deliberadamente negligenciado, uma vez que é explicitamente ordenado por Deus e tem Suas preciosas promessas ligadas a ele. Não é um mero "ritual" ou "símbolo", mas um poderoso meio de graça pela qual Deus concede a fé e o perdão dos pecados.

0 comentários:

Postar um comentário