SBB

quinta-feira, 9 de março de 2017

REFLEXÃO

Vigiai e orai
       Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca (Mateus 26.41).
       A agonia do Mestre é grande. Grande também sua preocupação com seus discípulos. Jesus interrompe seu momento de oração e volta aos discípulos. Talvez buscasse neles um pouco de amparo, mas ele os encontrou dormindo.
      Envolvidos pela tristeza e a não compreensão do que estava acontecendo, dormiram. A tristeza enche muitas vezes a ...alma de sono. Como somos iguais aos discípulos. Jesus os adverte: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. O espírito, o “novo homem”, a nova vida, é a fé criada pelo Espírito Santo. Conforme esta fé, estamos dispostos a abandonar a própria vida para seguir a Cristo. Mas ainda estamos na carne. Temos nossa natureza carnal, nosso “velho homem”, que sempre de novo nos puxam de volta ao pecado, para amarmos o mundo e as coisas que há no mundo, e dessa fonte procedem os maus pensamentos, o medo, o pavor (Mateus 15.19). Assim existe nos cristãos uma luta constante entre a nova vida e a natureza carnal, ou como costumamos dizer: entre o novo e o velho homem. Daí a advertência: Vigiai e orai. Devemos examinar nossos pensamentos e desejos à luz da palavra de Deus e combater as investidas de Satanás. Orai! Buscai forças, pela oração, junto a Deus. Ele tem todo o poder e ordenou: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á (Lucas 11.9).
       O que fazem os discípulos nesta hora tão difícil e perigosa? Eles dormem. Vencidos pela tristeza dormem. Um quadro da Igreja? Um quadro de nossa própria vida? Diante de dificuldades, desanimamos e nos tornamos sonolentos, quando deveríamos vigiar e orar. O que fazem os inimigos? Eles não têm sono.
      Eles trabalham, correm, planejam e lutam. Judas não teve sono. Parece que no caminho do mal não se sofre desânimo. Vede quantos sacrifícios, quantas lutas os inimigos realizam. Lembramos quantos sacrifícios, por exemplo, em tempo, esforços e dinheiro os homens de mundo levantam em prol do carnaval?
      Será que nós membros da igreja estamos dispostos a fazer também tão grandes sacrifícios em prol da causa de Cristo? O que fazem os membros da igreja durante esses dias tão perigosos do carnaval, em que muitos jovens cristãos são tentados e caem nas garras de Satanás? Vigiai e orai!
       Oramos com o poeta sacro:
       Alma espera em prontidão; / ora, sempre alerta, / Superando a provação / Quando mais aperta. / Pois Satã, com afã / Sobrevém ao crente, / Enganosamente. (HL 441.1)

0 comentários:

Postar um comentário