SBB

terça-feira, 28 de março de 2017

MENSAGEM

  Não te envolvas com esse justo
     E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito. (Mateus 27.19)
      Claúdia Prócula, mulher de Pilatos, ouviu o bramido das vozes do povo. Sentiu que seu marido corria perigo de entrar por caminhos errados e achou por bem mandar-lhe um viso. Talvez por um pequeno bilhete: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito.
      Sonhos são, na maioria das vezes, reflexos das preocupações que ocupam nossa mente, bem como os temeres pelo futuro. Por isso, não damos valor a eles. Sonhos são como a espuma de uma fervura. Mas, por vezes, Deus tem usado sonhos para falar a pessoas e dar avisos. Na Escritura vemos como Deus falou a várias pessoas por sonhos, a seus servos fiéis, e mesmo a incrédulos como Labão, Faraó, Nabucodonosor (Gênesis 31.24; 37.5; Gn 41.1; Dn 2.1). 
      Mas que sonho era este da mulher de Pilatos. Não sabemos. Há uma lenda a este respeito, que diz o seguinte: “Ela viu em sonho casas e matas serem consumidas por chamas. O clamor do povo diante das chamas era enorme. 
      Então apareceu um cordeiro que subiu ao monte. Uma lança foi cravada no lado direito do cordeiro, e dali jorrou água e sangue que apagou as chamas. O cordeiro assumiu a forma de homem. Figura semelhante à pessoa a qual Pilatos estava julgando”. Isso, na verdade, é uma lenda que surgiu muito depois dos acontecimentos. Lenda é lenda. O sonho de Claudia, no entanto, foi um aviso sério para Pilatos. A coragem da mulher de Pilatos, falar a favor de Jesus é de admirar, enquanto as mulheres de Israel calaram. Enquanto os discípulos fugiram, os sacerdotes e o povo clamam contra Jesus, esta mulher, a primeira dama do Estado, dá um testemunho a respeito da inocência de Jesus. Que este exemplo desperte as mulheres cristãs ao testemunho dedicado e fervoroso a respeito de Jesus.
       Não devemos agora pensar que todo sonho é de Deus, ou estudar Manuais de como interpretar sonhos. O profeta adverte contra os sonhos dos falsos profetas (Jeremias 23.27). Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR (Jeremias 29.8-9). Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração? Os quais cuidam em fazer que o meu povo se esqueça do meu nome pelo seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal (Jeremias 23.27). Sejamos cautelosos e examinemos as Escrituras. Nela encontramos a verdade e direção para nossa vida.
       Ó Deus, tu queiras conservar / o Verbo claro e puro, / e sempre os teus fiéis guardar, / agora e no futuro. / Destrói a oposição hostil; / protege-nos de seu ardil; / em toda a nossa vida. (HL 241.6)
 

0 comentários:

Postar um comentário