SBB

domingo, 6 de agosto de 2017

AOS AVÓS

Filhos e netos são BÊNÇÃOS de DEUS para serem cuidados
Família Imagem 6

Os Salmos 127 e 128 tratam da vida de família. Estes salmos registram palavras edificantes. Os filhos são identificados como bênçãos de Deus, como herança do Senhor (127.3).

Assim como os filhos, os netos também são bênçãos especiais na vida dos avós. O salmista escreve assim: “O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!” (Sl 128.5,6). Observemos que salmista afirma que os “filhos de teus filhos”, isto é, os teus netos são bênçãos de Deus. “Senhor te abençoe”, escreveu ele. O autor de Provérbios também escreve: “Coroa dos idosos são os filhos dos filhos” (netos) (Pv 17.6).

Qual é o melhor legado que os avós podem deixar para os seus filhos e netos?

Duas curtas breves biografias de personagens bíblicos impressionam: 
São as de Enoque e seu bisneto Noé (Gênesis). São muito sucintas, mas muito significativas. Sobre ambos é dito: “Andavam com Deus”. 
Como é bom quando os pais e avós “andam com Deus”. Deus confere a eles a missão IMPORTANTÍSSIMA de orar, de instruir, de aconselhar, de orientar e de acolher os filhos e netos em amor.

Assim, deixam uma importante herança para os descendentes.

Os netos precisam ver nos avós pessoas que amam ao Senhor e que seguem os Seus ensinamentos. A Palavra ensinada e as atitudes  demonstradas ficarão gravadas nas mentes dos filhos e netos por toda a vida. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv 22.6). O sábio Salomão complementa este pensamento, dizendo: “O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos (netos)” (Pv 13.22).

Queira Deus que todos os filhos e netos possam ver em seus pais e
avós como pessoas de fé, seguidores de Deus, que conduzem seus filhos e netos no caminho de Deus!

Nos tempos atuais, os filhos e netos sofrem assédios cada vez mais fortes das tentações e de falsos ensinamentos que os desviam da Palavra de Deus. Também estão sob ameaças e perigos de toda a ordem. 

O sábio Salomão aponta para um refúgio seguro para os nossos descendentes que estão vivendo esta realidade: “No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos” (Pv 14.26).

Deixemos algo melhor do que simples herança financeira e material. Deixemos para os filhos e netos um legado que os ajude a “andar com Deus”. Esta é a melhor herança que podemos deixar para eles.
Que Deus nos ajude nesta nobre missão!             
Martinho Sonntag

0 comentários:

Postar um comentário