SBB

terça-feira, 8 de agosto de 2017

MENSAGEM

Povo de Israel, escute o que o SENHOR Deus exige de você. Ele quer que vocês o temam e sigam todas as suas ordens; quer que o amem e que o sirvam com todo o coração e com toda a alma. Dt.10.12

      O povo de Israel chegou ao limiar da sua jornada no deserto.
      Atrás deles, o deserto; à frente, a Terra Prometida.
      Muita coisa iria mudar.
      Neste limiar, segundo a Bíblia, o envelhecido Moisés tem, mais uma vez, a palavra para em detalhes orientar o povo.
      Na versão de Almeida, Revista e Atualizada diz: Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti?
      Agora, Israel! – Isto quer dizer: agora vale tudo o que aprenderam no deserto!
      Agora – só uma palavra dita rapidamente, mas forte na sua exigência.
      Algo está despertando dentro deles.
      Estamos diante de um liminar. Conhecemos o que está proposto ai? Muitas promessas, mas também severas orientações sobre o comportamento.
      Também nós estamos muitas vezes diante de um limiar: uma mudança de residência, de cidade ou uma intervenção cirúrgica!
      Moisés vai mais uma vez na totalidade da sua autoridade.
      O que ele ordena ao povo para seguir no caminho da Nova Terra é: Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames?
      Nada mais nem menos!
      Mas isso deve soar familiar aos nossos ouvidos.
     No Catecismo Menor temos no início da explicação de cada um dos   Mandamentos: – Devemos temer e amar a Deus ...
      Porque no desdobramento destes está: – Temer a Deus sobre todas as coisas, amar e confiar nele.
      Até agora tudo girava em torno deste ponto, desta âncora, e assim deve continuar tanto para o povo de Israel como para nós.
      Mas agora, de modo absoluto as duas partes se encaixam: temer e amar a Deus?
      Sim. Muito.
      Temer aqui não significa ter medo, mas reverência diante da face de Deus, e a sua incompreensível grandeza!
      Não devemos querer desvendar o que de Deus é obscuro para nós e se agarrar a isto.
      Nada poderá nos separa do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! Disto devemos estar convencidos!
      Moisés, naquele tempo, colocou diante do povo de Israel, esta constatação: quando se ajuntam temor e amor brota a confiança em Deus.
      Então seguimos nos seus caminhos, dirigidos pelos seus Mandamentos e levados ao alvo por Jesus Cristo, nosso Fiel Salvador!
      Oração: Todo Poderoso e Misericordioso Deus, nós tememos e te amamos e confiamos em ti sobre todas as coisas. Amém!

Thomas Küttler

0 comentários:

Postar um comentário