SBB

terça-feira, 31 de outubro de 2017

MENSAGEM

Reforma na vida
      Chega um momento na vida em que precisamos reformar muitas coisas. Desde o telhado, algum móvel, até amizades e conceitos. Quando Jesus Cristo veio ao mundo, ele sabia que nós precisamos de uma reforma completa. E, sozinhos, nunca conseguiríamos. Em nossa busca por aceitação, vida e paz, tomaríamos sempre o rumo da justiça própria: “Se eu fizer tudo certinho, Deus vai me aceitar”.
      Mas uma reforma assim na vida é sempre imperfeita, incompleta: “pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda” (Rm 3.20). Só Jesus pode nos dar uma nova vida, completa: “Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele” (Rm 3.25).
      Precisando de uma reforma? Olhe para o que Jesus já fez por você!
      Oração: Salvador Jesus, obrigado por me dares vida. Amém.
Leia em sua Bíblia Romanos 3.20-26

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

NOTÍCIAS PELA IELB

Alimentos arrecadados do espetáculo Raízes e Legados da Reforma são entregues.
Departamento de Ação Social do DIPA repassou 1,3 tonelada de alimentos para quatro instituições não luteranas de Porto Alegre e Canoas, no RS.
Alimentos arrecadados do espetáculo Raízes e Legados da Reforma são entregues

 
 
 
 
 
 
      Nesta quarta-feira, 25/10, o Departamento de Ação Social do Distrito Porto-alegrense (DIPA) fez a entrega de dos alimentos arrecadados em troca dos ingressos para espetáculo cênico musical Raízes e Legados da Reforma, que acontecerá no dia 28/10, às 20h, no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, RS.
      A campanha de arrecadação integrou as atividades do Jubileu dos 500 anos da Reforma realizados pelas IELB e IECLB, em Porto Alegre, coordenadas pelo presidente da Comissão dos 500 anos da Reforma, Zenar Eckert.
      Divididas em duas cotas entre as duas Igrejas, a IELB arrecadou 1,3 tonelada de alimentos, distribuídos para quatro instituições que atendem crianças, adolescentes e famílias, sendo três na cidade de Porto Alegre, e um trabalho com cooperativados de reciclagem da cidade de Canoas e em fase de ampliação do trabalho para São Leopoldo.
      Responsáveis pela organização desta ação no DIPA, o pastor José Daniel Steimetz e a Sra. Maria Valéria Strelow, destacaram que as doações superaram o número de ingressos, o que demonstra a alegria em servir a Deus e ao próximo que os cristãos luteranos têm demonstrado de modo crescente.
      Outro destaque foi o fato de nenhuma das instituições beneficiadas estar diretamente ligada à Igreja Luterana, expressando assim, o compromisso ético do Cristão Luterano com a sociedade em geral.
      As instituições contempladas foram: Casa de Nazaré – Centro de Apoio ao Menor, Pequena Casa da Criança, Creche Vóvó Ida, em Porto Alegre; e o Projeto Compartilhar, de Canoas. Os donativos irão atender mais de 1,5 mil pessoas ao todo.
      Os Departamentos de Ação Social das Congregações São Paulo e Cruz – Petrópolis auxiliaram na ação, sendo responsáveis pela arrecadação, seleção e distribuição, ocorrida nesta quarta-feira.
      As instituições, seus representantes e a equipe de apoio foram contemplados com um exemplar do devocionário Castelo Forte 2018. O vice-presidente de Ação Social, pastor Airton Schroeder, participou do ato e saudou aos presentes, em nome da IELB.
      A Coordenação dos trabalhos agradeceu a toda equipe de apoio direto (Juraci, Vanessa, Bete, Ivone, Samanta, Da Silva, Jussara) bem como a CEL São Paulo pela acolhida que permitiu êxito nesta atividade de repartir o amor de Deus em Palavra e Ação concreta em favor do semelhante. Também agradeceu a confiança do Conselheiro Distrital, Pr. Eliseu Teichmann e a Líder Leigo Distrital Edeltraut Senger, bem como a presidência dos trabalhos do Jubileu dos 500 anos, Sr. Zenar Eckert e sua secretária Danielle.
Fotos: Gabriele S.  Steimetz

domingo, 29 de outubro de 2017

NOTÍCIAS

Comemoração tripla no Seminário Concórdia
Chá da ASAS celebrou 39 anos da entidade, 114 anos do Seminário e 500 anos da Reforma
Comemoração tripla no Seminário Concórdia

 
 
]

 
      No ano dos 500 anos da Reforma Luterana, o Seminário Concórdia completa 114 anos e a Associação de Servas Amigas do Seminário (ASAS) completa 39 anos. No último sábado, 21/10, a ASAS festejou estas três datas com o seu tradicional chá. Cerca de 350 pessoas prestigiaram o evento, realizado nas dependências do Seminário, em São Leopoldo, RS. Entre os participantes, estiveram: a diretoria da ASAS, o diretor do Seminário, Rev. Prof. Leonerio Faller, o vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton Schroeder, a presidente da Liga das Servas Luteranas do Brasil (LSLB), Marli Wiedmann, entre outros convidados.
      “Somos muito gratas a todos os Departamentos de Servas, tanto de perto quanto de longe, que atenderam ao nosso convite. Nem todos os departamentos conseguem se fazer presentes, mas muitos enviam suas ofertas e doações através de depósitos bancários”, agradeceu a vice-secretária da ASAS, Nádia Blum, reconhecendo também  que muitas servas doam o seu tempo e talento, algumas auxiliando no dia do chá, outras doando cucas, bolachas, pães e artesanatos para o bazar.
      “A todas as servas que disponibilizaram seus dons, tempo e talentos a serviço dos estudantes do Seminário Concórdia queremos externar a nossa gratidão. Continuem orando e auxiliando o trabalho da ASAS para que juntas possamos ajudar os nossos futuros pastores”, completou.
      A ASAS é uma organização que visa auxiliar os estudantes do Seminário Concórdia, desenvolvendo atividades baseadas no amor, cuidado, integração, convívio e apoio aos estudantes e suas famílias.
      Seminário Concórdia - O início
      A história do Seminário Concórdia está diretamente ligada à história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Em 1903, antes da fundação oficial da IELB (24.06.1904), já funcionava o Seminário Concórdia, que foi planejado numa conferência pastoral realizada em abril de 1903, na localidade de Bom Jesus, município de São Lourenço do Sul, RS. As aulas tiveram seu início no dia 27 de outubro de 1903, lembrado hoje como "Dia do Seminário". Tudo que havia era a igreja local, a casa pastoral e um rústico galpão. Os alunos eram, no princípio, três, depois cinco. O diretor e único professor era o Rev. John Hartmeister, pastor missionário do Sínodo de Missouri, EUA.
      Depois de um ano e cinco meses de funcionamento, a escola fechou as portas, pois o Rev. Hartmeister regressou aos Estados Unidos. Em 1905, por ocasião da segunda Convenção da Igreja, em Jaguari, RS, decidiu-se reabrir a escola, em Porto Alegre. A decisão de Jaguari veio a ser realidade no dia 1º de maio de 1907. Dez alunos se apresentaram para as aulas. Dois eram os professores: o Rev. Wilhelm Mahler e o professor E. Wegehaupt. A escola funcionava em duas casas alugadas. Em 1908 a escola recebeu o nome de Seminário Concórdia. Em 1912, foi transferido para um prédio novo, de propriedade da Igreja, construído em terreno onde hoje se encontra o Colégio Concórdia de Porto Alegre. Os primeiros pastores se formaram em 1915. Em 1921, o Seminário Concórdia mudou-se para Bairro Mont' Serrat, em Porto Alegre, onde ficou até ser transferido, em 1984, para São Leopoldo.
Fotos: Márcio Knäsel, estudante de Teologia

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

ESCLARECIMENTO




Nota de Esclarecimento
 
Porto Alegre, 16 de outubro de 2017.
 
Devido a inúmeros questionamentos e reações a respeito da matéria publicada na seção "BBC Brasil" do site Folha de São Paulo, em 07.10.2017, intitulada "Herdeira da Reforma Protestante, Igreja Luterana na Alemanha ordena mulheres e abre caminho para casamento gay", esclarecemos:
Herdeiras da Reforma, na verdade, são todas as igrejas cristãs que seguem os ensinamentos bíblicos defendidos pelo Dr. Martinho Lutero, expressos nas Confissões Luteranas reunidas no Livro de Concórdia de 1580. Tais ensinamentos e confissão estão firmados e fundamentados nos seguintes pilares:
a) SOLA SCRIPTURA: somente a Escritura, isso é, a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus. Ela é a única base e fundamento de toda a doutrina e ensinamento da Igreja;
b) SOLA GRATIA: somente pela graça o ser humano é salvo por Deus de sua condição de pecador perdido e condenado eternamente;
c) SOLA FIDE: somente pela fé em Jesus o ser humano recebe essa graça e é aceito por Deus.
Ainda no espírito pacífico de informar a quem interessar possa, nossa denominação não ordena mulheres por entender que essa é a ordem de Deus, mas respeita quem pensa e interpreta diferentemente.
Sobre a união de pessoas do mesmo sexo, as assim chamadas "uniões homoafetivas", informamos que nossa igreja respeita o direito individual das pessoas, que é garantido pela Constituição Federal do Brasil. Entretanto, seguindo o que Deus nos diz na Bíblia, afirmamos que o casamento que agrada a Deus é entre um homem e uma mulher. O próprio Jesus Cristo, citando o livro de Gênesis, atesta que, desde o princípio, Deus os fez homem e mulher e que o homem deixa pai e mãe e une-se em uma só carne com sua mulher (Mateus 19. 4 e 5). Por isso, baseados nesta e em muitas outras passagens (1ª Coríntios 6.9; Romanos 1.26 e 27, etc.), aceitamos em nossa denominação apenas o casamento entre homem e mulher, não se tratando de um tabu, de conservadorismo nem tampouco de preconceito, mas fidelidade à Palavra revelada de Deus. Respeitamos quem pensa diferente, mas também exigimos respeito para com nosso posicionamento.
Não obstante, ressaltamos que amamos a todas as pessoas, independentemente de cor, etnia, religião, sexo, orientação sexual ou condição social. Tampouco nos julgamos melhores por sermos cristãos. Apenas que a graça de Jesus nos alcançou mediante a fé, somos salvos sem méritos de nossa parte. E essa salvação é oferecida a todos os seres humanos da Terra. Afinal, todos pecamos e carecemos da glória de Deus (Romanos 3.23).
Rogamos a Deus que continue fazendo sua Igreja permanecer firme e fiel aos "Solas", que nada mais são do que expressões do grande tesouro que Deus legou à sua amada Igreja, a saber, o santíssimo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo (Tese 62 das 95 afixadas por Lutero à porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, Alemanha, em 31.10.1517).

Pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil,
Rev. Egon Kopereck – presidente nacional
 


quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Assembleia gaúcha debate "O Papel das Mulheres na Reforma Protestante"
 
Vice-presidente de Comunicação da IELB integrou painel com representantes da IECLB, realizado nesta quarta-feira, em Porto Alegre, RS

 Assembleia gaúcha debate
Palestrantes com o grupo teatral
A Assembleia Legislativa do RS realizou, na noite desta quarta-feira, 18/10, o Grande Debate “O Papel das Mulheres na Reforma Protestante”. O evento teve como painelistas a doutora em Teologia e Secretária Executiva da Secretaria de Mulheres na Igreja e na Sociedade Federação Luterana Mundial (FLM), Pastora Dra. Elaine Neuenfeldt, a Pastora Dra. Márcia Blasi e a Vice-Presidente de Comunicação da IELB, jornalista Aline Koller.
Realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia gaúcha, o debate integrou a programação em homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante. O evento foi transmitido ao vivo pela TV da Assembleia (clique aqui para assistir).
Entre as autoridades, estiveram presentes: o Presidente da Comissão em comemoração ao Jubileu, Zenar Eckert, presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Nestor Paulo Friedrich, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado Edegar Pretto e demais parlamentares e convidados. 

terça-feira, 24 de outubro de 2017

NOTÍCIAS

Governo gaúcho promove almoço alusivo aos 500 anos da Reforma
 
Presidentes da IELB e da IECLB acompanharam a Comissão dos 500 anos da Reforma e convidados em comemoração nesta sexta-feira, 20/10

Governo gaúcho promove almoço alusivo aos 500 anos da Reforma
     A Comissão dos 500 Anos da Reforma Luterana, acompanhada pelos presidentes da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Rev. Egon Kopereck, e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), P. Nestor Paulo Friedrich, participou de almoço com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, nesta sexta-feira, 20/10. Na ocasião, foi entregue ao presidente da Comissão das Festividades, Zenar Eckert, uma placa alusiva ao Jubileu.
     Também participaram do almoço a vice-presidente de Comunicação da IELB, Aline Koller, o presidente da Associação das Entidades de Assistência Social da IELB (AESI), pastor José Daniel Steimetz, o presidente da Associação Nacional das Escolas Luteranas (ANEL), Nelci Senger,  o conselheiro do Distrito Porto-alegrense (DIPA), pastor Eliseu Teichmann, e  o editor da Editora Concórdia, pastor Nilo Wachholz..

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

REFLEXÃO

Jesus disse: “Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”
 
     Muito mais do que ensinar obediência civil ou o dever de pagar as taxas, Jesus quer apontar para a “moeda de Deus”. Veja bem, naquele momento Jesus estava com um denário romano na mão, que trazia a face de César Tibério e a inscrição “Tibério, filho do divino Augusto”. A éfige do imperador romano e sua inscrição davam lastro à moeda, garantiam que o “tesouro nacional” do Império era capaz de garantir seu valor.
      Nesse ponto, surge a questão principal: Se o denário deve ser dado a César, o que exatamente deve ser dado a Deus? Em outras a palavras, onde podemos encontrar a moeda de Deus?
      Deus não é a dona Florinda, mas ele chama você de “tesouro”. Você é a moeda de Deus! Você foi criado à “imagem de Deus” (Gn 1). No entanto, somos moedas imperfeitas, pois o pecado arranhou a imagem de Deus em nós. Por nossa culpa, perdemos o lastro, esvaziamos as reservas do tesouro. De certa forma, somos como aquele dinheiro velho que sobrava e perdia valor quando o governo decretava o corte dos zeros na época da hiperinflação.
      Muito mais eficiente do que o Plano Real foi o Plano de Recuperação de Valor de Deus. Ele nos devolve o valor das imprestáveis moedas que somos, recompondo a reserva do tesouro, garantido novamente nosso lastro. Deus fez isso sacrificando Seu Filho na cruz, permitindo que Ele fosse executado como alguém sem valor algum. Jesus, a moeda perfeita, perde valor para devolver valor a todos os seres humanos. Por obra dele, em cada ser humano, Deus reimprime sua “imagem” e sua inscrição “propriedade exclusiva de Deus”.
     A partir daí, meus amigos e amigas, somos as “moedas de Deus” e recebemos o privilégio de nos “dar a Deus”. Existe muita “moeda perdida” por aí. Há muita gente, rica ou pobre, que pensa não ter valor algum. O Espírito Santo de Deus quer nos usar para mostrar que ninguém tem valor em si mesmo, mas nosso valor e lastro tem por garantia, não “ouro ou prata, mas o santo e precioso sangue de Cristo” (Lutero – 2º Artigo).

domingo, 22 de outubro de 2017

MENSAGEM

Governos passageiros

      Por mais acirrados que sejam os debates, por mais que se desenvolvam teorias políticas sobre formas de governo, um dia não precisaremos mais de governos humanos.
     Um dia “as árvores dos bosques gritarão de alegria diante de Deus, o Senhor, pois ele vem governar a terra. Com justiça e sem parcialidade, ele governará os povos do mundo” (Salmo 96.12-13).
     Participe com sabedoria dos processos políticos do país, para que haja justiça e paz. Mas lembre-se de que Jesus oferece um novo mundo, em que a alegria ecoará a justiça plena e a vida abundante, eterna. 

Resultado de imagem para paisagens de mato


Oração: Salvador Jesus, ajuda nossos governantes para que ajam com sabedoria e justiça. Guia-nos para que nossas escolhas e participação política visem o bem das pessoas. E, especialmente, peço-te: venha o teu reino! Em teu nome. Amém.

 Leia em sua Bíblia o Salmo 96
HoraLuterana

sábado, 21 de outubro de 2017

MENSAGEM

Resultado de imagem para imagens de senhas secretas
 
Sem senha para o céu!
 
     Quantas vezes você já esqueceu uma senha, ou digitou-a errado e precisou trocá-la? A troca regular de senhas também é exigência de segurança em alguns sites e instituições.
 
     Agora, imagine se, para entrar no céu, para sermos aceitos por Deus, houvesse uma senha secreta? Felizmente, não há uma senha de números ou letras. Mas poderíamos dizer que há uma senha espiritual: FÉ EM JESUS. Assim lemos nas Escrituras Sagradas: “Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus” (Romanos 4.25).

Oração: Jesus, obrigado porque minha entrada na vida eterna não depende de senhas secretas, mistérios ocultos ou de minhas capacidades. Dá-me sempre fé em ti. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 4.22-25
HoraLuterana

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

NOTÍCIAS

Designer desenvolve arte para divulgar IELB e a Reforma nas cidades.
Disponível para a Igreja, material já está sendo utilizado por congregações.

Designer desenvolve arte para divulgar IELB e a Reforma nas cidades


     O designer luterano André Güths, de Canoas, RS, desenvolveu uma arte para as congregações que queiram aproveitar os 500 anos da Reforma para divulgar o trabalho e local da IELB nas cidades brasileiras.
     A ideia é divulgar a fé cristã por meio dos pilares da Reforma e os endereços das congregações (que podem ser alterados nos arquivos em corel draw e pdf anexos).
    As quatro congregações de Jaraguá do Sul, SC, já estão divulgando a essência do que creem através de lonas instaladas em diferentes pontos da cidade. Foram colocadas 3 lonas medindo 4x2 metros e o objetivo é colocar pelo menos mais duas em outros pontos.
    Segundo o pastor, os espaços cedidos são todos gratuitos, sendo o investimento o custo dos materiais.
     Agradecemos também os dons e talentos de nosso irmãos André Güths, que desenvolveu e disponibilizou gratuitamente este belo trabalho para proclamar nossa fé e nossa missão

terça-feira, 17 de outubro de 2017

NOTÍCIAS

Conselho Diretor 2017 começa debatendo os rumos do luteranismo
Reunião anual de órgão administrativo da Igreja começou nesta quinta-feira, 12/10/2017, em Porto Alegre, RS
 
 
Conselho Diretor 2017 começa debatendo os rumos do luteranismo
 
Mesa redonda de abertura
 
     No mês em que celebramos os 500 anos da Reforma Luterana, o Conselho Diretor da IELB, que se reúne anualmente, geralmente em outubro, deu início a seu encontro nesta quinta-feira, 12/10, após a devoção de abertura, com uma mesa redonda sobre o tema “Perspectivas do Luteranismo no Brasil e no Mundo”.
     Os painelistas Reverendos Professores Doutores Ricardo Rieth (IELB), Claus Schwambach (IECLB) e Leonardo Neitzel (Lutheran Church - Canadá) abordaram o legado da Reforma e os caminhos que segue o luteranismo globalmente, apontando as peculiaridades das Igrejas (IELB, IECLB e Canadá), os desafios e as oportunidades frente aos reflexos da pós-modernidade.  Assuntos em voga no momento, como perseguição religiosa, homossexualismo e identidade de gênero foram debatidos, buscando refletir em como promover o conhecimento, o diálogo e a tolerância às diversas interpretações bíblicas. Reforçaram que precisamos resgatar o sentido da reforma luterana e que o Evangelho permaneça acima de todas as diversidades.
     Ouça as palestras no podcast da rádio Cristo para Todos (clique aqui).
 
      Aposentadoria eterna
     Após o debate, a Comissão Jurídica prestou uma homenagem à família do Dr. Valdir von Mühlen, considerado o coração da Comissão e que faleceu no mês passado. Sua alegria, dedicação, amor e comprometimento com a IELB e com todos os irmãos e sua família foram lembrados pelos integrantes da Comissão e por seu filho Jackson e nora Karen, que receberam das mãos da vice-presidente de Comunicação, Aline Koller, a edição do novo Estatuto, Regimento e Código de Ética Pastoral da IELB, no qual Dr. Valdir foi peça fundamental para que este documento pudesse ser hoje entregue a todos os integrantes do Conselho Diretor.
     Emocionado, Jackson leu uma carta de sua mãe, que não pôde estar presente na homenagem póstuma. O presidente do CD, Dr. Frederico Reis, citou uma frase do Dr. Valdir que dizia que a sua aposentadoria deste mundo viria por meio do chamado de Deus. E foi o que aconteceu, quando ainda no hospital preocupou-se em encaminhar questões pendentes da Comissão Jurídica. Por fim, todos aplaudiram de pé a homenagem à família von Mühlen.
 
     Novos integrantes
     Dando sequência à agenda, Aline Koller apresentou o novo integrante da Comissão, Dr. Gustavo Bauermann. Também foram entregues os certificados as oito novas congregações e dez novos pastores filiados à IELB.
     A apresentação dos relatórios das organizações auxiliares da IELB também contou com novos integrantes: os presidentes eleitos da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB), Marli Wiedmann; da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB), Carlos Otávio Schuck; e da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Julio Cezar Rutke. Presente pela segunda vez no CD, o presidente da Associação Nacional de Universitários Luteranos (ANUL), Maurício Malaszkiewicz, também falou sobre a entidade.
 
     Eleições modernas
     A Comissão Eleitoral apresentou estatística das indicações para eleições e um aplicativo para votação eletrônica, desenvolvido pelo programador Tiago Rodrigues da Rosa. O sistema foi testado pelos integrantes do CD e aprovado para a próxima Convenção Nacional, que acontecerá de 28 de abril a 1º de maio de 2018, em Florianópolis, SC.
     Veja anexa a programação completa do evento que acontece até domingo, 15/10, no Hotel Ritter, em Porto Alegre, RS. O encontro reúne cerca de 140 pessoas, entre pastores conselheiros e líderes leigos dos 57 Distritos da IELB, representantes dos departamentos de Ação Social, Administração, Comunicação, Educação Cristã, Ensino e Expansão Missionária, a Diretoria Nacional da IELB, e representantes das ligas e organizações auxiliares, para discutir sobre diversas questões da Igreja, apresentar relatórios, analisar moções e planejar atividades para o próximo ano.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

MENSAGEM

Resposta de força e eficiência

       Para a maioria dos esportes uma boa condição física é essencial. A preparação incluiu avaliações periódicas e planejamento de treinamentos específicos para manter uma musculatura forte e reflexos em dia para que, quando exigido, o corpo e a mente respostam com alta eficiência.
      Na vida, também somos exigidos: nas lutas diárias para manter o emprego, diante da ameaça da depressão, ao lidarmos com a raiva e o luto, por exemplo. Deus pode ajudar? Sem dúvida! “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13). Prepare-se bem para a vida aqui e na eternidade: confie naquele que tem toda a força e poder.

 Oração: Jesus, preciso da força que vem de ti para enfrentar as dificuldades da vida. Em tuas mãos entrego minha vida. Amém.
Leia em sua Bíblia Filipenses 4.12-13
HoraLuterana

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

NOTÍCIAS

Conselho Diretor 2017 se reunirá em Porto Alegre, RS
Programação anual acontecerá de 12 a 15 de outubro, no Hotel Ritter

Conselho Diretor 2017 se reunirá em Porto Alegre, RS

 
      De 12 a 15 de outubro acontecerá a reunião do Conselho Diretor da IELB, no Hotel Ritter, em Porto Alegre, RS. O encontro, que reúne os pastores conselheiros e líderes leigos dos 57 Distritos da IELB, os departamentos de Ação Social, Administração, Comunicação, Educação Cristã, Ensino e Expansão Missionária, a Diretoria Nacional da IELB, e representantes das ligas e organizações auxiliares, irá discutir sobre diversas questões da Igreja, apresentar relatórios, analisar moções e planejar atividades para o próximo ano.
O tema do Conselho Diretor 2017 é "Perspectivas do Luteranismo no Brasil e no Mundo", com destaque para a Mesa Redonda de abertura, integrada pelos Reverendos Professores Doutores Ricardo Rieth (IELB), Claus Schwambach (IECLB) e Leonardo Neitzel (LC-Canadá).
      Destaque também para os Departamentos de Ação Social e de Comunicação "em foco", quando os participantes podem discutir com um pouco mais de tempo, as atividades relacionadas a essas duas áreas na IELB.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

MENSAGEM

Uvas doces
Resultado de imagem para plantação de uva
      Deus cuidou do povo de Israel e Judá como um agricultor dedicado, cuidando de sua plantação de uvas. “Fiz por ela tudo o que podia; então, por que produziu uvas azedas em vez das uvas doces que eu esperava?” (Isaías 5.4), lamenta Deus. Ele continua cuidando de nós, nos adubando com seu amor, com seu cuidado e a certeza da vida eterna em Jesus. Que venham as uvas doces!
 
    Oração: Deus, perdoa-me por produzir frutos azedos, indo contra tua vontade. Que o teu Espírito Santo produza em mim o fruto doce do amor, da alegria, da paz, da paciência, da delicadeza, da bondade, da fidelidade, da humildade e do domínio próprio. Por Jesus eu peço. Amém.
 
Leia em sua Bíblia Isaías 5.1-7

HoraLuterana

domingo, 8 de outubro de 2017

MENSAGEM

Aproveite a falta de sono

     “Não consigo dormir; sou como um pássaro solitário em cima do telhado” (Sl 102.7), confessa o poeta aflito.
     Sim, por vezes, angustiados com tantas preocupações, aflitos enfrentando doenças, incomodados com o que falam de nós, perdemos o sono. Quando isso acontecer, fale com Deus. Ele conhece nossas lágrimas, raivas e pecados. E ouve. E oferece perdão, paz e vida em Jesus. Não consegue dormir? Aproveite e fale com Deus.

Oração: Pai, que nos meus momentos de solidão e aflição eu me lembre de que tu me vês e ouves. Dá-me a segurança do teu amor em Jesus para que eu viva em paz. Amém.
Leia em sua Bíblia o Salmo 102

sábado, 7 de outubro de 2017

Sê Fiel até a morte!

Não desista

Ao enfrentarmos problemas recorrentes, perseguição e aquele sentimento de solidão, de que ninguém pode ajudar, o desespero bate à porta. O poeta bíblico disse, certa vez, que estava “caindo no desespero”. Mas ele clama a Deus e nos ensina: “Levo a ele todas as minhas queixas e lhe conto todos os meus problemas. Quando estou desistindo, ele sabe o que devo fazer” (Sl 142.2,3). Não desista! Clame a Deus, o Deus cuidador, o Deus da esperança. E, no fim de mais um dia, você também dirá: “Tu (Deus) tens sido bom para mim” (Sl 142.7).
 
Oração: Jesus, meus problemas parecem grandes demais. Ajuda-me! Eu clamo a ti que deste a vida por mim. Amém.
Leia em sua Bíblia o Salmo 142

HoraLuterana

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Mensagens de Esperança


Eu conheço você!
 
        Deus conhece você. Inteiramente. Profundamente. Não há segredos. Ele sabe o que você vai falar antes mesmo de você mover os lábios. Você pode confessar: “Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos” (Sl 139.2).
        Deus conhece seus medos e pecados, alegria e tristezas. Também suas tentativas de fuga.
       E Deus, que viu seus ossos sendo formados na barriga da sua mãe, é maravilhoso: ele ama você e enviou Jesus Cristo para que você, em qualquer lugar do mundo, no Oriente ou no Ocidente, no Sul ou no norte, no trabalho ou no descanso, na luz ou na escuridão, saiba que há nele perdão e vida, que há uma mão para guiar e ajudar você.
 
Resultado de imagem para imagens de deus abençoando
 
         Oração: Senhor Deus, tu me conheces. Perdoa-me por meus pecados e guia-me por toda a minha vida. Em nome de Jesus. Amém.
Leia em sua Bíblia o Salmo 139 -

terça-feira, 3 de outubro de 2017

MENSAGEM

Um lugar para se esconder
 
        Há momentos na vida em que desejamos ficar escondidos. Os perigos, os medos, os constantes ataques de inimigos, as ameaças, as incertezas na família, as lutas contra vícios e pecados e a insistente ausência de bondade nos fazem pensar em um lugar de abrigo, para, pelo menos, termos um momento de paz. Deus é este “lugar”. O salmista confessou: “Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança... no alto de uma rocha” (Sl 27.8). Deus ama você e nunca abandonará você. “Esconda-se” em Deus e viva em segurança, sempre.
        Oração: Deus, meu Senhor, cuida de mim. Preciso do lugar de refúgio que só tu podes dar em Jesus Cristo. Diante de tempos difíceis, esconde-me sob tua proteção e graça. Amém.
Leia em sua Bíblia o Salmo 27 

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

NOTÍCIAS

Festejos dos 500 anos da Reforma são apresentados à imprensa gaúcha
Comissão dos 500 anos da Reforma recebeu jornalistas e colunistas em coletiva de imprensa no Hotel Plaza São Rafael
 
Festejos dos 500 anos da Reforma são apresentados à imprensa gaúcha
 
     As comemorações aos 500 anos da Reforma Luterana foram pauta de café da manhã com a imprensa gaúcha no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, RS, nesta terça-feira, 19/09. 
     O presidente da Comissão dos festejos do Jubileu, Zenar Eckert, apresentou aos jornalistas o documento sobre o papel histórico de Lutero e o calendário de atividades e eventos que acontecerão até o dia 31 de outubro, data que se completa os 500 Anos da Reforma.
     Eckert destacou que Celebrar a data é resgatar o legado deixado por Lutero, tendo em vista que a sua atitude ultrapassou os muros da igreja. "As suas ações influenciaram a política, a economia, a educação, a cultura e a ética. Lutero foi um dos principais defensores de que a educação era direito de todos", ressaltou.
Os demais integrantes da mesa também fizeram uma breve apresentação e se colocaram à disposição da imprensa para questionamentos. A IELB estava representada pela vice-presidente de Comunicação, Aline Koller, pelo presidente da Associação Nacional das Escolas Luteranas (ANEL), Nelci Senger, e pelo presidente da Associação de Entidades de Assistência Social da IELB (AESI), Rev. José  Daniel Steimetz. A IECLB esteve representada pelo pastor Cláudio Kupka, pelo diretor-executivo da Rede Sinodal de Educação, Ruben Werner Goldmeyer, e pela secretária-executiva da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Cibele Kuss.
     Aline Koller lembrou que a IELB celebra outra data histórica importante: o centenário do Mensageiro Luterano, a ser completado em 25 de dezembro deste ano. Cada participante recebeu de brinde uma edição da revista da IELB, publicada pela Editora Concórdia, um devocionário "Cinco Minutos com Jesus" e um livrete "O que ensinam os luteranos", ambos publicados pela Hora Luterana.
     Interessados em saber mais sobre a história da IELB pode entrar em contato com o coordenador do Instituto Histórico (IH), Paulo Udo Kunstmann, pelo email institutohistorico@ielb.org.br ou telefone (51) 3332-2111.
     Acesse também o espaço Peças de Nosso Passado, produzido pelo IH (clique aqui).

Fotos: Luciana Marques

domingo, 1 de outubro de 2017

MENSAGEM

 "JÁ FUI MOÇO,... - AGORA SOU VELHO"
(1º de outubro - DIA INTENACIONAL DO IDOSO)
(Se não for você hoje... é você amanhã)
 
     O envelhecimento é um processo que começa no ato do nascimento.
      Após o primeiro dia de vida, já não somos os mesmos. Estamos um dia mais velhos. E já estamos com um dia a menos no calendário da vida. No entanto, na candura da infância e da juventude, em que estamos desabrochando para a vida, não nos damos conta e isso pouco nos preocupa.
      Mas, enfim, envelhecer é um processo natural no decurso da vida. Saber envelhecer, com aceitação, com preparo, é uma receita quase universal.
Mas a dignidade da assim chamada “melhor idade”, não está apenas na questão física, mental, psicológica e material.
      Todos acabaremos esbarrando na constatação muito humana do salmista:
      - “Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta: mas esses anos só trazem canseira e aflições. A vida passa, e nós desaparecemos.”
      Há uma dignidade que não se conquista, mas se recebe, porque ela nos é conferida pelo Senhor da vida.
      Por isso, atitude inteligente e boa preparação para a velhice é orar com o mesmo salmista:
     - “Lembra-nos que são poucos os dias da nossa vida e dá-nos sabedoria para que saibamos ornar a cada um deles com fé e temor a ti e um coração cheio de bondade.”
     Esta é a sabedoria da fé, construída dia a dia, desde a infância, sobre o alicerce seguro da Palavra de Deus que diz, por boca do profeta Isaías:
     - “Desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado; sempre cuidei de vocês. E, quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei.”
     Eis aí o melhor preparo e a melhor poupança para a velhice: - construir desde cedo essa relação vital e jovial com Deus.
      Isso faz com que a velhice não seja um fim em si mesmo, ou a sala de espera da morte.
      O idoso temente a Deus não é um “velho” a caminhar para a morte, mas é alguém que vai em direção à juventude eterna nos céus. E, os que esperam no Senhor, renovam suas forças.
      O idoso temente a Deus é um sábio segundo o coração de Deus, cuja presença e companhia entre nós, é uma grande bênção, digna de toda nossa reverência, honra e estima, segundo determinação do próprio Deus, ao dizer:
     - “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e tratem-nas com todo o respeito em honra a mim, o Deus de vocês.”
     Aí está a dignidade do idoso temente a Deus, que é elevado pelo próprio Criador a um pedestal de majestade e honra.
      Porque, com sua bagagem de conhecimento e experiências adquiridos na caminhada e nos embates da vida, associada à sua fé em Deus, é sem dúvida um farol de inestimável valor para a humanidade.
      Sirva-nos como dica de vida essa palavra de um ancião:
     - “Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um homem temente a Deus, abandonado por Ele e nunca vi os seus filhos mendigando comida.” (Salmo 37.25)
      Se quiser, leia na sua Bíblia a “Oração de um idoso”, Salmo 71.
João Carlos Tomm - pastor da IELB

MENSAGEM

Paz na cidade 

     Falando a um povo que havia sido tirado de sua terra e colocado em uma cidade estranha e inóspita, Deus diz: "Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão" (Jr 29.7).   Em dias de violência, estranhamento e insegurança, oremos por nossa cidade, Oremos pelo nosso país. Busquemos a paz desde o lar, no trabalho, na escola e no passeio. Trabalhemos e oremos por ela.

Oração: Senhor Jesus, tu nos dás a paz que o mundo não pode nos dar. Agora te suplico: que a tua paz se espalhe na nossa cidade para que ela tenha paz. Amém.

Leia em sua Bíblia Jeremias 29.4-9
HoraLuterana