SBB

domingo, 1 de outubro de 2017

MENSAGEM

 "JÁ FUI MOÇO,... - AGORA SOU VELHO"
(1º de outubro - DIA INTENACIONAL DO IDOSO)
(Se não for você hoje... é você amanhã)
 
     O envelhecimento é um processo que começa no ato do nascimento.
      Após o primeiro dia de vida, já não somos os mesmos. Estamos um dia mais velhos. E já estamos com um dia a menos no calendário da vida. No entanto, na candura da infância e da juventude, em que estamos desabrochando para a vida, não nos damos conta e isso pouco nos preocupa.
      Mas, enfim, envelhecer é um processo natural no decurso da vida. Saber envelhecer, com aceitação, com preparo, é uma receita quase universal.
Mas a dignidade da assim chamada “melhor idade”, não está apenas na questão física, mental, psicológica e material.
      Todos acabaremos esbarrando na constatação muito humana do salmista:
      - “Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta: mas esses anos só trazem canseira e aflições. A vida passa, e nós desaparecemos.”
      Há uma dignidade que não se conquista, mas se recebe, porque ela nos é conferida pelo Senhor da vida.
      Por isso, atitude inteligente e boa preparação para a velhice é orar com o mesmo salmista:
     - “Lembra-nos que são poucos os dias da nossa vida e dá-nos sabedoria para que saibamos ornar a cada um deles com fé e temor a ti e um coração cheio de bondade.”
     Esta é a sabedoria da fé, construída dia a dia, desde a infância, sobre o alicerce seguro da Palavra de Deus que diz, por boca do profeta Isaías:
     - “Desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado; sempre cuidei de vocês. E, quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei.”
     Eis aí o melhor preparo e a melhor poupança para a velhice: - construir desde cedo essa relação vital e jovial com Deus.
      Isso faz com que a velhice não seja um fim em si mesmo, ou a sala de espera da morte.
      O idoso temente a Deus não é um “velho” a caminhar para a morte, mas é alguém que vai em direção à juventude eterna nos céus. E, os que esperam no Senhor, renovam suas forças.
      O idoso temente a Deus é um sábio segundo o coração de Deus, cuja presença e companhia entre nós, é uma grande bênção, digna de toda nossa reverência, honra e estima, segundo determinação do próprio Deus, ao dizer:
     - “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e tratem-nas com todo o respeito em honra a mim, o Deus de vocês.”
     Aí está a dignidade do idoso temente a Deus, que é elevado pelo próprio Criador a um pedestal de majestade e honra.
      Porque, com sua bagagem de conhecimento e experiências adquiridos na caminhada e nos embates da vida, associada à sua fé em Deus, é sem dúvida um farol de inestimável valor para a humanidade.
      Sirva-nos como dica de vida essa palavra de um ancião:
     - “Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um homem temente a Deus, abandonado por Ele e nunca vi os seus filhos mendigando comida.” (Salmo 37.25)
      Se quiser, leia na sua Bíblia a “Oração de um idoso”, Salmo 71.
João Carlos Tomm - pastor da IELB

0 comentários:

Postar um comentário