SBB

domingo, 29 de outubro de 2017

NOTÍCIAS

Comemoração tripla no Seminário Concórdia
Chá da ASAS celebrou 39 anos da entidade, 114 anos do Seminário e 500 anos da Reforma
Comemoração tripla no Seminário Concórdia

 
 
]

 
      No ano dos 500 anos da Reforma Luterana, o Seminário Concórdia completa 114 anos e a Associação de Servas Amigas do Seminário (ASAS) completa 39 anos. No último sábado, 21/10, a ASAS festejou estas três datas com o seu tradicional chá. Cerca de 350 pessoas prestigiaram o evento, realizado nas dependências do Seminário, em São Leopoldo, RS. Entre os participantes, estiveram: a diretoria da ASAS, o diretor do Seminário, Rev. Prof. Leonerio Faller, o vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton Schroeder, a presidente da Liga das Servas Luteranas do Brasil (LSLB), Marli Wiedmann, entre outros convidados.
      “Somos muito gratas a todos os Departamentos de Servas, tanto de perto quanto de longe, que atenderam ao nosso convite. Nem todos os departamentos conseguem se fazer presentes, mas muitos enviam suas ofertas e doações através de depósitos bancários”, agradeceu a vice-secretária da ASAS, Nádia Blum, reconhecendo também  que muitas servas doam o seu tempo e talento, algumas auxiliando no dia do chá, outras doando cucas, bolachas, pães e artesanatos para o bazar.
      “A todas as servas que disponibilizaram seus dons, tempo e talentos a serviço dos estudantes do Seminário Concórdia queremos externar a nossa gratidão. Continuem orando e auxiliando o trabalho da ASAS para que juntas possamos ajudar os nossos futuros pastores”, completou.
      A ASAS é uma organização que visa auxiliar os estudantes do Seminário Concórdia, desenvolvendo atividades baseadas no amor, cuidado, integração, convívio e apoio aos estudantes e suas famílias.
      Seminário Concórdia - O início
      A história do Seminário Concórdia está diretamente ligada à história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Em 1903, antes da fundação oficial da IELB (24.06.1904), já funcionava o Seminário Concórdia, que foi planejado numa conferência pastoral realizada em abril de 1903, na localidade de Bom Jesus, município de São Lourenço do Sul, RS. As aulas tiveram seu início no dia 27 de outubro de 1903, lembrado hoje como "Dia do Seminário". Tudo que havia era a igreja local, a casa pastoral e um rústico galpão. Os alunos eram, no princípio, três, depois cinco. O diretor e único professor era o Rev. John Hartmeister, pastor missionário do Sínodo de Missouri, EUA.
      Depois de um ano e cinco meses de funcionamento, a escola fechou as portas, pois o Rev. Hartmeister regressou aos Estados Unidos. Em 1905, por ocasião da segunda Convenção da Igreja, em Jaguari, RS, decidiu-se reabrir a escola, em Porto Alegre. A decisão de Jaguari veio a ser realidade no dia 1º de maio de 1907. Dez alunos se apresentaram para as aulas. Dois eram os professores: o Rev. Wilhelm Mahler e o professor E. Wegehaupt. A escola funcionava em duas casas alugadas. Em 1908 a escola recebeu o nome de Seminário Concórdia. Em 1912, foi transferido para um prédio novo, de propriedade da Igreja, construído em terreno onde hoje se encontra o Colégio Concórdia de Porto Alegre. Os primeiros pastores se formaram em 1915. Em 1921, o Seminário Concórdia mudou-se para Bairro Mont' Serrat, em Porto Alegre, onde ficou até ser transferido, em 1984, para São Leopoldo.
Fotos: Márcio Knäsel, estudante de Teologia

0 comentários:

Postar um comentário