SBB

terça-feira, 17 de outubro de 2017

NOTÍCIAS

Conselho Diretor 2017 começa debatendo os rumos do luteranismo
Reunião anual de órgão administrativo da Igreja começou nesta quinta-feira, 12/10/2017, em Porto Alegre, RS
 
 
Conselho Diretor 2017 começa debatendo os rumos do luteranismo
 
Mesa redonda de abertura
 
     No mês em que celebramos os 500 anos da Reforma Luterana, o Conselho Diretor da IELB, que se reúne anualmente, geralmente em outubro, deu início a seu encontro nesta quinta-feira, 12/10, após a devoção de abertura, com uma mesa redonda sobre o tema “Perspectivas do Luteranismo no Brasil e no Mundo”.
     Os painelistas Reverendos Professores Doutores Ricardo Rieth (IELB), Claus Schwambach (IECLB) e Leonardo Neitzel (Lutheran Church - Canadá) abordaram o legado da Reforma e os caminhos que segue o luteranismo globalmente, apontando as peculiaridades das Igrejas (IELB, IECLB e Canadá), os desafios e as oportunidades frente aos reflexos da pós-modernidade.  Assuntos em voga no momento, como perseguição religiosa, homossexualismo e identidade de gênero foram debatidos, buscando refletir em como promover o conhecimento, o diálogo e a tolerância às diversas interpretações bíblicas. Reforçaram que precisamos resgatar o sentido da reforma luterana e que o Evangelho permaneça acima de todas as diversidades.
     Ouça as palestras no podcast da rádio Cristo para Todos (clique aqui).
 
      Aposentadoria eterna
     Após o debate, a Comissão Jurídica prestou uma homenagem à família do Dr. Valdir von Mühlen, considerado o coração da Comissão e que faleceu no mês passado. Sua alegria, dedicação, amor e comprometimento com a IELB e com todos os irmãos e sua família foram lembrados pelos integrantes da Comissão e por seu filho Jackson e nora Karen, que receberam das mãos da vice-presidente de Comunicação, Aline Koller, a edição do novo Estatuto, Regimento e Código de Ética Pastoral da IELB, no qual Dr. Valdir foi peça fundamental para que este documento pudesse ser hoje entregue a todos os integrantes do Conselho Diretor.
     Emocionado, Jackson leu uma carta de sua mãe, que não pôde estar presente na homenagem póstuma. O presidente do CD, Dr. Frederico Reis, citou uma frase do Dr. Valdir que dizia que a sua aposentadoria deste mundo viria por meio do chamado de Deus. E foi o que aconteceu, quando ainda no hospital preocupou-se em encaminhar questões pendentes da Comissão Jurídica. Por fim, todos aplaudiram de pé a homenagem à família von Mühlen.
 
     Novos integrantes
     Dando sequência à agenda, Aline Koller apresentou o novo integrante da Comissão, Dr. Gustavo Bauermann. Também foram entregues os certificados as oito novas congregações e dez novos pastores filiados à IELB.
     A apresentação dos relatórios das organizações auxiliares da IELB também contou com novos integrantes: os presidentes eleitos da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB), Marli Wiedmann; da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB), Carlos Otávio Schuck; e da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Julio Cezar Rutke. Presente pela segunda vez no CD, o presidente da Associação Nacional de Universitários Luteranos (ANUL), Maurício Malaszkiewicz, também falou sobre a entidade.
 
     Eleições modernas
     A Comissão Eleitoral apresentou estatística das indicações para eleições e um aplicativo para votação eletrônica, desenvolvido pelo programador Tiago Rodrigues da Rosa. O sistema foi testado pelos integrantes do CD e aprovado para a próxima Convenção Nacional, que acontecerá de 28 de abril a 1º de maio de 2018, em Florianópolis, SC.
     Veja anexa a programação completa do evento que acontece até domingo, 15/10, no Hotel Ritter, em Porto Alegre, RS. O encontro reúne cerca de 140 pessoas, entre pastores conselheiros e líderes leigos dos 57 Distritos da IELB, representantes dos departamentos de Ação Social, Administração, Comunicação, Educação Cristã, Ensino e Expansão Missionária, a Diretoria Nacional da IELB, e representantes das ligas e organizações auxiliares, para discutir sobre diversas questões da Igreja, apresentar relatórios, analisar moções e planejar atividades para o próximo ano.

0 comentários:

Postar um comentário