SBB

domingo, 22 de março de 2020

CULTO DOMÉSTICO ( 22/03/2020)

Contatos (Sugestões e colaborações) com: Pastor Martinho Sonntag
martinho@ielb.org.br - (51) 99644-0761 ou (51) 3332-2111 (IELB)

Culto Doméstico - 02/2020 - março/2020
Para o tempo da Quaresma

1. Saudação e acolhimento (líder)
2. Oração (todos)
Amado Pai Celestial, graças te damos por mais esta oportunidade de estar na tua presença. Abençoa este Culto Doméstico, fazendo-te presente com a tua bênção. Especialmente neste período da Quaresma, lembra-nos que
somos pecadores e que nada merecemos de ti. Lembra-nos também do sofrimento e morte de teu Filho Jesus Cristo em nosso favor, conquistando para nós o teu perdão, a paz, vida e salvação. Agradecemos e te louvamos por este teu imenso amor. Perdoa os nossos pecados e ajuda-nos a viver como teus filhos resgatados da morte e da condenação por graça de Jesus.
Ajuda-nos a sermos bons cidadãos, conscientes de nossos deveres e responsabilidades, para ajudar a promover o amor ao próximo em todos os lugares. Assim, sendo luzeiros neste mundo de trevas. Por Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.
3. Canto - Hino 205 (HL) – “Digno és, ó Cordeiro”
1. Digno és, ó Cordeiro, de todo o louvor, graças nós rendemos por teu amor.
2. Tua seja a glória e o domínio também, para todo o sempre. Amém. Amém.
3. Teus são os poderes e os tronos também, hoje e para sempre. Amém. Amém.
4. Glória nas alturas, na terra também, glórias, aleluia! Amém. Amém.
4. Leitura Bíblica: Jo 9.1-17 (Parte do Evangelho do 4º Domingo na Quaresma indicado para o dia 22/03/2020)
5. Reflexão – Jo 9.1-17 – "Jesus e o sofrimento humano"
Caros irmãos
O Coronavírus está causando sofrimento e morte em muitos países. A humanidade está assustada, perplexa e com medo por causa da proliferação deste vírus e suas consequências. Pessoas de muitos países já foram infectadas, muitas já morreram e muitas outras ainda serão contagiadas por este vírus.
Este fato do Coronavírus e a história do texto de hoje nos levam a refletir sobre o sofrimento dos cristãos e da humanidade em geral.
Na história que lemos (Jo 9.1-17), os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quem pecou, este ou os seus pais, para que nascesse cego”? A resposta de Jesus foi: “Nem ele pecou, nem os seus pais, mas foi para que se manifestassem nele as obras de Deus”.
Na sua resposta, Jesus não discute a opinião de que a cegueira do homem é a punição por um pecado específico do cego ou de seus pais, mas enfatiza de que ali estava a oportunidade de se manifestar a obra de Deus!
Será que assim também podemos considerar a questão do CORONAVÍRUS presente na humanidade? Será que é uma punição por um pecado específico da atual humanidade, como alguns acreditam e divulgam?
Nestes últimos dias, ouvi algumas pregações e afirmações de que as intempéries (enchentes e seca em diversas regiões do país) e a pandemia são punições porque “Vocês não vão ao culto”, insistia um pastor.
Antes de qualquer posicionamento, precisamos entender que todo o sofrimento humano não é necessariamente consequência de um pecado específico, como muitos talvez acreditem, mas porque são pecadores.
É fato de que temos episódios registrados na Bíblia que relatam punições devido a um pecado específico. Por exemplo, a história de Acã (Josué 7 – ler).
Outro exemplo é o de Ananias e Safira, além de vários outros exemplos.
Porém, a Palavra de Deus deixa bem claro que o sofrimento na vida de qualquer pessoa, também na vida do cristão, é uma consequência da queda de Adão e Eva. Em Gn 3.16-19 estão registradas estas palavras: “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te
governará. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste
formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”.
E agora?
Deus não nos deu o direito de julgar as pessoas, muito menos de condená-las (Lc 6.37). Por isso, não podemos afirmar que o CORONAVÍRUS é uma punição de Deus por este ou aquele pecado (por um determinado pecado).
Não sabemos os propósitos de Deus ao permitir esta pandemia.
Mas, graças a Deus, há um “outro lado da moeda”.
A Palavra de Deus expõe com muita clareza o “outro lado da moeda”. Revela a maravilhosa intervenção de Jesus Cristo na vida da humanidade. Ele veio para resgatar a humanidade da maldição do pecado. Ele pagou a nossa culpa com o derramamento de seu santo e precioso sangue ao morrer na cruz. Ele nos substituiu diante da justiça de Deus. E Deus, por seu imenso amor, perdoa e declara justos a todos aqueles que creem em Jesus Cristo
como seu Salvador. Este é o nosso consolo e que nos dá forças para continuarmos caminhando com Ele aqui neste mundo, mesmo em meio a dores.
Por sermos “simultaneamente justos e pecadores” nesta vida, não estamos livres das consequências e sofrimentos temporais causados pelo pecado.
Nosso Salvador Jesus Cristo está presente na vida de seu povo para amparar, consolar, orientar e livrar de sofrimentos, de acordo com a sua santa vontade. E tudo o que ele permite na vida dos cristãos serve para nos fortalecer na fé e confiança Nele e também para aprendermos a depender menos de nós mesmos e mais de Deus e da Sua graça. Deus tem um bom propósito em tudo que permite na vida do seu povo.
Creiamos que Deus pode curar as pessoas, como o fez com o cego de nascença. Submetamos toda a nossa vida aos cuidados de Deus e digamos com Jó, que falou no final do seu longo e forte sofrimento: “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido” (Jó 42.2 – NTLH).
Não basta dizer “eu creio em Deus e deixo Deus cuidar da minha vida” e viver de maneira desleixada, sem tomar cuidado com o possível contágio do vírus físico e do vírus espiritual, que é o pecado. Como bons administradores da vida que Ele nos deu, devemos zelar em preservar a nossa vida e de nossos semelhantes da melhor forma possível.
Jesus venceu e anulou o poder do “vírus do pecado” na vida do cristão e derrotou a morte com a obra de Jesus Cristo em nosso favor. O apóstolo Pedro consola a todos os que sofrem neste mundo, dizendo: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de
outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome” (1Pe 4.12-16).
Sigamos em frente, sob a graça e proteção de Deus. Amém. Martinho Sonntag
6. Oração
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Graças te damos, nosso bom Deus e Senhor, pela tua graça e amparo sempre presente em nossa vida. Aprendemos de tua Palavra que, por nossa própria capacidade, jamais poderíamos apagar a culpa do nosso pecado, mas que o Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, pagou toda a nossa culpa com a sua obra
em nosso favor, com o seu sofrimento, morte e ressurreição. Tudo isto ele faz por amor a todos nós que estávamos “mortos em ofensas e pecados”. Agora temos a fé, o perdão e a esperança da vida eterna, unicamente pelo teu favor. Louvamos-te por esta obra de amor. Hoje pedimos de maneira especial para que tenhas misericórdia da humanidade. Protege a todos contra o Coronavírus. Cura, se for da tua vontade, aqueles que já foram contaminados. Confiamos em tua graça e amor. Por Jesus
Cristo. Amém.
7. Hino: Guia-nos, Jesus (322 – HL).
a) Guia-nos, Jesus, teu caminho é luz. Vacilar nós não queremos, Sempre a ti fiéis seremos. Toma a mão dos teus, leva-os para os céus.
b) Em aperto e dor mostra o teu favor. Quando vem a desventura, O teu filho não murmura. Pelas aflições vamos às mansões.
c) Quando a provação fere o coração, sob o peso da inclemência, dá-nos sempre paciência. Faze-nos fitar o celeste lar.
d) Vem-nos conduzir ao feliz porvir. Não nos deixes sem amparo no caminho agreste e amaro. Finda a vida aqui, leva-nos a Ti.
8. Pai Nosso – em conjunto
9. Bênção em conjunto
O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário