SBB

sexta-feira, 10 de abril de 2020

CULTO DOMÉSTICO - SEXTA-FEIRA SANTA E PÁSCOA


Culto Doméstico – 05/2020 – 10 e 12/  Abril/2020
Sexta-Feira Santa e Páscoa
1. Saudação e acolhimento (pelo líder)
2. Oração inicial
Ó Senhor, Pai Celestial, tu nos trouxeste em segurança para vivermos este dia. Defende-nos com o teu grande poder e concede que não caiamos em pecados, nem nos expormos a qualquer perigo, especialmente desta doença trazida pelo Coronavírus. Permite que todo o nosso agir seja dirigido por ti e correto aos teus olhos; mediante Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, por todo o sempre. Amém.
3. Canto - Hino 274 (HL)
1. Ó meu Jesus, se a ti eu não tivesse, / E se o seu sangue por mim não vertesse, Jamais sossego, paz e doce calma / Teria eu na alma.
2. Ao pé da cruz me sinto confortado, / Liberto estou de culpa e de pecado.
Em dor e pranto já não me angustio, / Em ti confio.
3. Em prece humilde, venho ter contigo / Buscando amparo no teu terno abrigo. És compassivo, meigo e tão paciente / Sê-nos clemente.
4. De coração, Jesus, te agradecemos / Por toda a graça que de ti obtemos.
Vem conduzir-nos, Salvador bondoso, / Ao teu repouso.
4. Arrependimento e reconciliação – a Confissão de pecados
Senhor dos Céus e da Terra, eu confesso que pequei por pensamentos, palavras e ações, por minha própria culpa e de ninguém mais. Eu não fui fiel na minha vocação (de pai, mãe, filho, professor, estudante etc..), nem como teu filho e tua filha; não tenho vivido como gostarias, falhando no testemunho, no compartilhar amor, no ajudar pessoas em necessidades. Coloquei a mim mesmo, sempre, acima dos outros e em primeiro lugar, deixando a Ti, o teu reino, a igreja emúltimo lugar. Confesso isso envergonhado e sem procurar desculpas. Mas, através de teu Filho Jesus Cristo, meu Senhor, eu clamo por teu perdão e por renovação de tua parte para este dia e os demais. Ajuda-me como o teu Espírito Santo, para andar em nova vida.
Senhor, tem misericórdia. Cristo, tem misericórdia. Senhor, tem misericórdia.
Ouve a minha oração; por Jesus Cristo, teu Filho, meu Senhor. Amém.
5. Reflexão – Mc 15.33-39 - Ler o texto
 - Mensagem: Sexta-Feira Santa
        E às três horas, Jesus clamou em alta voz: - Eloí, Eloí, lemá sabactani? – Isso quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mc 15.34)
Muito estimados!
        Neste tempo de pandemia, do Covid-19, Coronavírus, muitos que foram infectados precisam ficar em isolamento total, por vários dias. Isso, certamente está sendo muito mais traumático do que o isolamento social, decretado pelas autoridades – seja vertical ou também horizontal.
        Permita-me uma pergunta: Você gosta de ficar de vez em quando sozinho? Você fica feliz se por um tempo não esteja rodeado de muitas pessoas, onde todas querem dizer alguma coisa para você ou quem sabe, ter a sua ajuda?
        Sem nenhum instante de sossego. Só cinco minutinhos, que seja – isto já seria o bastante (e bem legal).
        - Cinco minutos seria ótimo, mas e como seria se isso fosse por um dia inteiro? Ou então, por 14 dias exigidos pelas autoridades da saúde?
        O que seria então, se a solidão, o isolamento não tivesse mais fim e você nunca mais pudesse conviver com uma outra pessoa? Então, a alegria cessaria! Sim?
        Mas, como seria se não apenas a vida toda, mas também por toda a eternidade tivesse que ficar sozinho? Isolado? – Sem nenhuma possiblidade de novamente encontrar um rosto conhecido ou querido?  Isto seria assustador, seria terrível.
        Algo assim aconteceu com Jesus: somente poucos dias antes ele foi aplaudido, como um rei. Ele foi chamado bem-vindo em Jerusalém. E agora ele está sozinho, todos o abandonaram – inclusive Deus, seu Pai. E como sinal do absoluto abandono o dia se tornou em trevas.
        A crueldade deste abandono nos deixa entender a exclamação de Jesus: Meu Deus, por que me desamparaste?
        E a resposta para esta pergunta de Jesus na cruz, é óbvia: para que nós, você/eu, não sejamos eternamente abandonados por Deus. Pois é isto que merecemos. Com tudo, o que fizemos ou pensamos, sem Deus ou contra Deus, nós o abandonamos. Por isso merecíamos com justiça, o eterno abandono de Deus, no inferno!
        Mas, para que, apesar disso, possamos pertencer a Deus, ser filhos de Deus, para que ele nunca nos deixe sozinhos, isolados, abandonados, para que no final possamos habitar para sempre com ele no céu, - foi que Jesus morreu na cruz como o mais abandonado, isolado, sozinho, de todos os seres humanos.
        Só nos cabe agradecer e pedir perdão, pelos nossos pecados. Tendo a certeza de que foram carregados na cruz para nos oferecer gratuitamente o completo perdão, e para que jamais precisamos nos sentir sozinhos ou abandonados.
Oração – Senhor, perdoa-me, por eu também ter te abandonado novamente. Amém. Pastor Adilson D. Schünke
6. Hino 114 (HL) – Cristo já ressuscitou
Cristo já ressuscitou / e seu túmulo deixou
vossas vozes levantai /seu triunfo celebrai.
        Cristo a luta terminou/ e a vitória conquistou
        agonia, mágoa e dor / não lhe causam mais horror.
Nem a tumba resistiu / Cristo, forte, ressurgiu
Ele vive e prometeu / vida e glória lá no céu.
        Este prêmio iremos ter / e por graça ali viver
        aceitemos nossa cruz / e sigamos a Jesus.

6. Reflexão: Mt 28. 1-17 – Leitura do texto
Mensagem para domingo da Páscoa
        “Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: - Não tenham medo! Sei que vocês procuram Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, ressuscitou, como tinha dito. Venham ver onde ele jazia”. (v.5-6) (Mt 28.5-6)
        Muito estimados!
        Eis as palavras de conforto do anjo para as assustadas mulheres. E penso que o anjo, na verdade, está admirado e perplexo, e certamente teria outras perguntas naquela manhã da Páscoa, para as assustadas mulheres. Talvez assim: “vocês conhecem o seu Senhor tão pouco para que o procurem ainda na sepultura? Será que vocês esqueceram o que ele mesmo disse para vocês?”: “O Filho do Homem ressuscitará ao terceiro dia?”, ou: “Eu sou a ressurreição e a vida?”
        Se as mulheres tivessem pensado nisso, diante da sepultura, então elas não estariam nenhum pouco surpresas, como agora.
        Teria sido terrível se Jesus não tivesse ressuscitado e se tornado como oferta de um criminoso por seus seguidores/discípulos.
        Mas este não é o caso. Jesus não precisa mais ser procurado entre os mortos. E não poderia ser diferente: Pois Ele é a fonte da vida. Ele é a ressurreição e a vida. Jesus que também já havia devolvido a vida terrena para Lázaro e outros, também havia prometido a Vida Eterna para todos os crentes.
        Nós não precisamos mais duvidar, nem temer ou nos assustar. Pois estamos unidos, embarcados no trem da vitória, daquele que na Páscoa, se tornou “a Primícia dos que dormem!”, o Primogênito da vida, Jesus Cristo! Rumando para o céu! Pois, Jesus ressuscitou! Verdadeiramente Ele ressuscitou. A Páscoa nos traz de presente esta grande alegria: Nosso Senhor e Salvador vive! Nada poderia conter o seu poder. Nada poderá nos separar do seu amor. Jesus venceu nossos inimigos – Pecado, Morte e Diabo!
        “Ele estava morto, e agora vive”. É a cabeça que levantou da morte, por isso, também nós, os membros, levantaremos um dia das nossas sepulturas, não importando em como partimos desta vida. Todo aquele que crer nas palavras de Jesus, não permanecerá na sepultura e nem na morte; pois mesmo que morra, viverá”. Esta é a boa notícia desta Páscoa. Ainda que o Coronavírus não esteja derrotado, o nosso pior vírus, o pecado foi vencido.
        Mulheres da manhã da Páscoa! Ouçam! Na sepultura de Jesus, há somente lençóis com manchas de sangue - mas é tudo o que resta, não há mais ninguém nessa sepultura. Jesus vive!
        Jesus de fato ressuscitou – e nós também ressuscitaremos. Creiamos nisso!
        E esta é a vitória que venceu o mundo. Jesus ressuscitou! E podemos, até mesmo em meio as tormentas da vida, com muita alegria cantar: “Linda Páscoa do Senhor/ Vem do céu um resplendor/ É Jesus, que ressurgiu / E da morte nos remiu! / Estrib.: Aleluia! Ressurgiu! / Meu Jesus me redimiu! / Canto glória ao meu Senhor, / Que é meu Rei, meu Salvador!” (HL-100)
Oração: Senhor, concede a todos nós, uma fé alegre na ressurreição. Amém.
Pastor Adilson D. Schünke
7. Hino 119 (HL) “Cristo o Senhor eis ressuscitou”.
Cristo, o Senhor, eis ressuscitou, já sobre a tumba o Rei triunfou!
Dando sua vida em nosso favor, não mais tememos morte nem dor.
Glórias cantemos ao nosso bom Deus, salva de morte e pecados os seus.
Culpa abolida - Aleluia! Cristo dá vida - Aleluia!

Morte cruel sem culpa sofreu, mas no terceiro dia a venceu.
Graças te damos, nosso Senhor, pois revelaste a nós teu amor.
Glórias cantemos ao nosso bom Deus, salva de morte e pecados os seus.
Culpa abolida - Aleluia! Cristo dá vida - Aleluia!

Ressuscitou em glória o Senhor,  demos-lhe todos honra e louvor.
Culpa e temor vencidos estão, Cristo nos traz real salvação.
Glórias cantemos ao nosso bom Deus, salva de morte e pecados os seus.
Culpa abolida - Aleluia! Cristo dá vida - Aleluia!

Com alegria a Cristo servi, sempre confiantes a ele segui;
a todo aquele que nele crer. em sua glória o quer receber.
Glórias cantemos ao nosso bom Deus, salva de morte e pecados os seus.
Culpa abolida - Aleluia! Cristo dá vida - Aleluia!
8. Oração final
Bendito Senhor de tudo, neste dia sagrado, (Sexta-feira santa: em que lembramos a paixão e morte do Senhor Jesus). (Páscoa: em que lembramos a gloriosa ressurreição de teu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor).
Pela sua morte e ressurreição para a vida, nos tornamos em pecadores perdoados e dignos de estarmos na tua presença. Enche nossos corações com medida especial do teu Espírito Santo e aceita a nossa adoração, que ora realizamos em nossos lares, quando gostaríamos de estar em tua Casa, em nossa igreja. Dá que, neste dia, possamos, como teu povo fiel, andar mais perto de ti em oração, na Palavra, no louvor e na mensagem compartilhada neste Culto Doméstico pelo Vice-presidente de Educação. Abençoa o trabalho da igreja, seus líderes, as Congregações e pastores. Esteja com cada família, protegendo-as desta peste perniciosa. Abençoa os pesquisadores para que encontrem as soluções o mais rápido possível. Protege nosso país, nossas cidades, e todo o teu povo em todos os lugares, também aqui em nosso lar. Ouve a nossa oração; por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que contigo e com o Espírito Santo é um só Senhor e o único Deus. Amém.
9. Hino 100 (HL)
1. Linda Páscoa do Senhor! / Vem do céu um resplendor: / É Jesus, que ressurgiu /e da morte nos remiu. Estreb: Aleluia! Ressurgiu! / Meu Jesus me redimiu! / Canto glória ao meu Senhor, / que é meu Rei, meu Salvador!
2. Vem, festeja em gratidão/ esta Páscoa, vem, cristão! / pois que Cristo a todos traz / vida eterna em glória e paz. Estreb.: Aleluia! ...
3. Aleluia! / Proclamai / que Jesus, a quem o Pai / do sepulcro fez sair, / veio ao mundo redimir. Estreb.: Aleluia! ...
4. Não esperes, pecador, / vem a Cristo, o Salvador! /Ele à vida te conduz, / junto ao Pai, na eterna luz. Estreb.: Aleluia! ...
10. Bênção (em conjunto
O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém


1 comentários:

Eunice disse...

Obrigada pela mensagem maravilhosa! Ficamos socialmente isolados, mas nunca espiritualmente abandonados.

Postar um comentário