SBB

sábado, 16 de maio de 2020

CULTO DOMÉSTICO- 17/05/2020



Culto Doméstico – 10/2020 – 17/maio/2020 - 6º Domingo da Páscoa
1. Saudação e acolhimento (pelo líder)
2. Invocação: Iniciamos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus para todo o sempre!
3. Oração
Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Nós te damos graças, Santíssima Trindade, por todo o teu amor e cuidado dispensado a cada um de nós. Não somos suficientemente agradecidos pela maravilhosa graça do perdão, vida e salvação que Jesus Cristo conquistou para nós. Pedimos que nos perdoes. Suplicamos que nos concedas a presença do teu Espírito Santo para que ele fortaleça a nossa fé e confiança em tuas promessas.
Abençoa este Culto de hoje e todos nós que estamos reunidos aqui. Dá-nos a compreensão da tua Palavra e, através dela, nos orienta para vivermos uma vida de consagração a ti. Ouve-nos por amor de Jesus Cristo. Amém.
4. Hino – Hino 183 (HL)
1. Bendito Jesus! Divino Pastor! / Oh! Vem conceder teu rico favor! / As suplicas houve, recebe nos céus/ o culto que agora rendemos a Deus.
2. Celeste Senhor! Oh! Vem ensinar/ nossa alma a sentir/ e a língua a falar, / com muita ternura, com todo fervor, / o santo Evangelho, / mensagem de amor.
3. Concede-nos paz e amor no viver, / dá forças à fé e aumenta o poder; / oh! Faze a pureza em teus filhos florir, e neles, Senhor, a verdade fulgir.
5. Leitura do:   Salmo 66.8-20 (pode ser em conjunto)
                        Evangelho : Mateus 6.19-34
6. Confissão de fé – Credo Apostólico
7. Reflexão – Texto: Mt 6.19-34 - Tema: Não andeis ansiosos!
Não precisamos ser profundos observadores para perceber que um dos grandes males da atualidade é a ansiedade. Basta prestar atenção à fala do povo. A cada poucos minutos ouve-se perguntas como estas: Será que nossa família terá sustento necessário durante e após a pandemia? A nossa empresa sobreviverá financeiramente a esta crise? A nossa igreja (IELB) terá condições de manter as atividades regulares e a subsistência dos pastores e professores? Estaremos a salvos, sem que alguém dos nossos familiares seja contaminado?
É manifestação de ansiedade e mais ansiedade.
A ansiedade causa males que perturbam a vida: Medo, desânimo, depressão, desespero e até suicídio. Não só isso, mas também paralisa e inibe reações saudáveis e necessárias das pessoas.
A ansiedade não traz benefícios, apenas causa males. Podemos citar alguns males:
1. Descontrole emocional, nervosismo que pode gerar atritos com pessoas e outras consequências.
2. Diminuição da alegria e da gratidão a Deus, que deveriam ser características de alguém que crê no Senhor e sabe que está salvo pela graça de Jesus.
3. Paralização do cristão no serviço no Reino de Deus: O testemunho cristão começa a rarear. O louvor a Deus é abafado pelas insatisfações e murmúrios. A oferta (sim, a oferta!), deixa de ser feita regularmente com amor e gratidão.
Tudo isso acontece por falta de certeza de que haverá provimento de recursos necessários para a subsistência. Não há segurança sobre o futuro.
Jesus chamou um grupo de homens para segui-lo como discípulos. Ele conhecia estes escolhidos e sabia que estavam sujeitos a sofrer as ansiedades. Por isso, lhes diz no Sermão do Monte: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes”? (Mt 6.25).
Jesus, chamou a atenção dos seus ouvintes para que não fixassem o olhar apenas nas condições sócio/econômicas do dia de amanhã porque isso não traria vantagens. Ele disse: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida”?
Jesus, ainda disse: “Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé”? (Mt 6.30). Em outras palavras: Fixem vosso olhar e confiança em mim. Eu sou o Pai de vocês e tenho amor e poder para cuida-los!
Por isso: “... não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos”? (Mt 6.31).
E acrescentou sábia recomendação: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.33,34).
Deus sempre olha pelos seus filhos. Mesmo em tempos difíceis e de provação, Ele está cuidando de cada um e não deixará faltar o que é necessário.
Neste tempo de limitações e crises econômicas, pedimos a Deus para que nos ajude a orar, como fez Salomão: “Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus” (Pv 30.7-9).
Deus nos ama muito. A prova mais eloquente é o envio de seu Filho Jesus Cristo para resolver o nosso maior problema. Ele sacrificou a sua vida para pagar a nossa dívida do pecado e conquistar para nós o perdão, vida e salvação.
A confiança que temos em Deus que nos ama e ampara, não nos isenta de tomar as devidas providências para que nossa família tenha o sustento necessário para viver e ultrapassar este tempo de pandemia. Precisamos trabalhar quando é possível e organizar nossa vida econômica, estabelecendo prioridades e evitando desperdícios e gastos que podem ser adiados por não serem essenciais no momento.
Deus nos inspire, guie e capacite para vivermos de maneira responsável, com austeridade, controle e simplicidade ... e com MUITA CONFIANÇA no PAI dos CÉUS! Ele cuida de nós! Não só de nós, também daqueles que estão com carências diversas. Deus quer ajudar estas pessoas por nosso intermédio. Assim como Deus nos ajuda, nós podemos ajudar os que estão desprovidos de recursos. Amém.
Martinho Sonntag
8. Hino 322 (HL)
1. Guia-nos Jesus, / teu caminho é luz. / Vacilar nós não queremos, sempre a ti fiéis seremos. / Toma a mão dos teus, /leva-os para os céus.
2. Em aperto e dor / mostra o teu favor. / Quando vem a desventura, o teu filho não murmura. / Pelas aflições / vamos às mansões.
3. Quando a provação / fere o coração, / sob o peso da inclemência, dá-nos sempre paciência. / Faze-nos fitar / o celeste lar.
4. Vem-nos conduzir / ao feliz porvir. / Não nos deixes sem amparo no caminho agreste e amaro. / Finda a vida aqui, / leva-nos a ti.
09. Oração final – feita por um dos presentes, incluindo as mães e as famílias.
10. Oração do Pai Nosso
11. Bênção (em conjunto): O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.
Deus abençoe todas as mães e suas famílias!

0 comentários:

Postar um comentário