SBB

sábado, 30 de maio de 2020

CULTO DOMÉSTICO - PENTECOSTES


❤️Christian Art



Culto Doméstico – 12/2020 – 31/maio/2020
PENTECOSTES
1. Saudação e acolhimento (pelo líder)
2. Invocação: Iniciamos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus para todo o sempre!
3. Oração: Amado Pai, glorificamos-te por todo benefício que nos concedeste para o corpo e para a alma até o presente dia. Não somos dignos de sermos chamados de filhos e de teu povo. Porém, estamos felizes e agradecidos porque nos agracias com estes altos privilégios, por tua graça e amor. Mantém-nos na grandeza da tua misericórdia e governa-nos com o teu amor e poder. Consola a todas as pessoas que tem dificuldades especiais, tais como doenças e aflições. Reanima os quebrantados e desperta os indolentes. Santifica-nos para que te amemos, obedeçamos e sirvamos segundo a tua vontade. Abençoa o culto doméstico de hoje, por amor de Jesus Cristo. Amém.
4. Hino – Hino 140 (HL)
1. Vem, Espírito divino, / nobre Ensinador. / Vem, revela em teu ensino nosso Redentor.
Estrb.: Grande Mestre, / bom Consolador,
teu poder em nós se mostre / regenerador.
2. Vem, dissipa em nós a treva / que o pecado traz, e da perdição nos leva / à mansão da paz.
3. Vem, reveste os teus amados / de justiça e luz, reconduze os transviados / ao Pastor Jesus.
4. Tu operas entre os povos / vera conversão, dá-lhes pensamentos novos, / novo coração.
5. Leitura – Pentecostes: At 2.1-13
6. Confissão de fé – Credo Apostólico
7. Reflexão - Texto: At 2.1-13
Tema: Minha vida nas mãos do Espírito Santo
Nota: Esta reflexão/mensagem foi copiada do Devocionário Castelo Forte, ano de 2002. As partes entre colchetes ( ) foram acrescentados por mim - Martinho Sonntag).
A humanidade comemora o acontecimento que deu início à Igreja. Desceu sobre os seguidores de Jesus Cristo o poder do Espírito Santo. Por isso, se fala também que Pentecostes é o dia do aniversário da Igreja.
O texto bíblico de hoje descreve como se cumpriu a promessa que Jesus fizera aos seus discípulos no momento de sua Ascensão: “ ... vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês; e serão minhas testemunhas” (Atos 1.8).
Em função desta promessa, os seguidores de Jesus sempre se reuniam em oração, na expectativa de que se cumprisse o que fora prometido.
Os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas” (V.4).
(Esse “falar em outras línguas” significa que o Espírito Santo os habilitou a falar a língua das pessoas que estavam reunidas, que vieram de diversas regiões/países. Eram línguas que o povo falava em suas casas no dia-a-dia. Não era um balbuciar sem sentido que é praticado por algumas seitas em nosso tempo).
O acontecimento de Pentecostes nos ensina quatro coisas:
1. A revelação do poder do Espírito Santo e se manifesta a todas as pessoas que creem em Jesus Cristo, sem distinção (O Espírito Santo é Deus, juntamente com Pai e Jesus Cristo – formando a Santíssima Trindade).
2. A descida do Espírito Santo é, sobretudo, cumprimento da promessa de Cristo. A oração da comunidade reunida simboliza a disposição da fé que vive a partir da graça de Deus.
3. Os dotados pelo poder do Espírito Santo falaram “em outras línguas”, isto é, eles foram capacitados para transpor barreiras culturais a fim de levar a mensagem da salvação em Cristo a todas as nações.
4. Todos os seguidores de Jesus se tornaram testemunhas, isto é, o relacionamento com Deus precisa ficar transparente. A minha vida, meu falar, meu agir se transformam em instrumentos nas mãos do Espírito Santo.
(Agradecemos a Deus pelo envio do Espírito Santo. Sem ele não teríamos fé e não seriamos igreja. Ele atua já no nosso Batismo, quando nos concede a graça da fé em Jesus Cristo.
É muito significativo o que o apóstolo Paulo escreve a Tito: “Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna (Tito 3.4-7).
Suplicamos a Deus que mantenha o Espírito Santo em nossa vida, mantendo-nos na fé e confiança em Jesus Cristo e nos motive a proclamar com entusiasmo e persistência o Evangelho ao povo. Amém).
Oração: Hino 138 – Hinário Luterano
Vem, Santo Espírito de amor, / Promessa celestial, / De impulso vivificador / És rico manancial.
Divina luz, pois, vem me dar, / assim que eu possa ver / o quanto veio desgraçar / a queda o nosso ser.
Resplenda neste coração / a tua clara luz; / vem, torna minha a salvação, / obtida por Jesus.
O fogo da consagração / em mim vem acender; / no meu contrito coração / a fé faz renascer.
8. Hino – 299 (HL) – Juventude Luterana
Em 2020 a JELB - Juventude Evangélica Luterana do Brasil - completa 95 anos de história. Somos gratos por tantos anos de bênçãos. Comemoremos este aniversário, cantando o hino da JELB:
1. Juventude Luterana forte em santa união, / segue a Jesus Cristo, o Mestre, nosso fiel pendão! / Juventude, em toda parte, desde a serra ao mar, / ora e trabalha pela igreja e o lar.
2. Deus o Pai e Deus o Filho Deus Consolador, / permanece ao nosso lado, com o teu favor; / abençoa a fé e as obras, faze o reino vir; / e em tua igreja vamos te servir.
3. Guia-nos, na luta, avante, para o céu Jesus / junto aos pais que agora vivem na perene luz. / Guarda-nos em teu caminho, firmes e leais, / para alcançarmos glórias celestiais!
09. Oração
Eterno e misericordioso Deus. Agradecemos-te pela graça de teres cumprido tuas promessas, derramando o teu Espírito Santo e consagraste tua igreja que pode se aproximar de ti com a confiança filial. Nos chamaste para junto de ti. Bondoso Pai, temos que confessar que não somos dignos de ser chamados teus filhos. Pedimos que não consideres nossos pecados e fraquezas, mas atende o nosso pedido de perdão. Perdoa-nos por amor de Jesus.
Misericordioso Deus, vivifica-nos com o teu Espírito e nos enche com as suas forças e seus dons, Aviva o amor a ti, fortalece e anima nossa fé e alegra o nosso coração com a tua graça e amor.
Tua graça nos conduza, através de toda a angústia e luta deste tempo, de encontro ao lar eterno. Abençoa a todos nós, nossas famílias e todos os nossos irmãos. Te louvamos, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, pelas muitas bênçãos concedidas à JELB durante os 95 anos de existência. Pedimos que continues orientando, fortalecendo e guiando a todos os jovens. Ouve-nos por amor de Jesus. Amém.
10. Oração do Pai Nosso – em conjunto.
11. Bênção (em conjunto): O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário