SBB

quinta-feira, 14 de maio de 2020

REFLEXÃO

Devoção: Como cultivar a nova vida e a oração (Cl 4.2).
     Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai ao mesmo tempo também por nós, para que Deus no abra porta a palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste como devo fazer. Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (Cl 4.2-6).
     Perseverai na oração, ou: Orai sem cessar (1 Te 5.17). Será isso uma lei para os cristãos? Não! É uma recomendação evangélica. No capítulos 3 e 4 da carta aos colossenses, o apóstolo fala da vida cristã. Ele mostra qual o espírito que reina nos fieis que renasceram e são templos do Espírito Santo. No capítulo três temos: Revesti-vos! Habite ricamente em nós a palavra de Cristo. Louvai a Deus com salmos e hinos e cânticos espirituais. Ao resumir tudo isso, o apóstolo diz: E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai (Cl 3.17).
     Agora, no capítulo quatro, ele nos mostra como devemos cultivar esta nova vida em Cristo. O primeiro ponto que ele aborda é: Perseverai na oração! O que vem a ser a oração? Orar é elevar, com reverência e fé, o coração, a mente e as mãos a Deus, para derramar diante de Deus tudo o que pesa em nosso coração, tudo o que nos alegra, em súplica tudo o que nos atribula, em intercessão por nossos familiares, amigos, o trabalho, a pátria, a igreja local e no país e no mundo, e agradecer por todas as bênçãos. E, para não esquecer de ninguém e de nada, como diz o salmista (Sl 103.1), é importante ter uma lista de oração, na qual anotamos o nome de pessoas e os assuntos.
     O apóstolo Paulo sabe como á fácil esquecer, se descuidar e relaxar a oração.  Especialmente em nossos dias de correrias e atividades múltiplas, deixamos muitas vezes a oração para depois, depois e depois com muitas desculpas. Perseverai! O apóstolo orou muitas vezes. Lutero cultivou sua vida particular de oração, adotando o costume de orar três vezes ao dia. O que muitos pastores e fiéis imitam até hoje, visto ser uma atribuição do ministério (At 6.4). O ânimo e a força para todo o bem vem unicamente de Deus, como lemos: Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Fp 2.13). E ele nos disse: Pedi, e recebereis (Jo 16.24), e: Tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis (Mt 21.22: cf.: Mt 7.11). Para que nossa oração não seja um simples blá, blá, blá é importante que tenhamos um horário fixo para nossa oração regular. É importante que tenhamos orações escritas para o início da oração. Os hinos de nosso Hinários são muito úteis para isso.
     Vigiando em oração. – Vimos que a oração é a mão estendia ao Pai, de quem recebemos graciosamente todos os bens e dons. Daí a palavra: Vigiando! Vigir é observar, analisar, pensar, catalogar. Faça isso com respeito à sua congregação, pastor e congregados, sua família, seus parentes, seus amigos e vizinhos, sua pátria e a igreja no mundo. Afaste tudo o que possa te desviar desse momento de oração. Isto requer atenção e disciplina. Você verá como sua lista de assuntos para oração aumentará em muito.
     Regozijai-vos na esperança, sede pacientes nas tribulações, na oração perseverante (Rm 12.12). Porque recebemos graça sobre graça (Jo 1.16). A oração não é fazer pressão sobre Deus. Reconhecendo nossa fragilidade, apresentamos a Deus nosso trabalho, nossas preocupações, pedimos a orientação do Espírito Santo e a direção e ajuda de Deus. Mas quando pensamos nisso, começamos a oração com agradecimentos e louvor, depois passamos para os pedidos. Em tudo isso queremos ser perseverantes.
Alma espera em prontidão; / ora, sempre alerta,
superando a provação / quando mais aperta.
Pois Satã, com afã, sobrevém ao crente,
enganosamente. (HL 441.1).

Horst Reinhold Kuchenbecker

0 comentários:

Postar um comentário