SBB

sábado, 13 de agosto de 2011

Conheça a Bíblia

O incentivo à leitura da Bíblia é o intuito desta postagem. Como ler e como entender o que está escrito? Por isso é interessante saber certas coisas antes de se começar a leitura. Como por exemplo: O tema dos livros, quem escreveu e para quem foi escrito, além do seu propósito ao ser escrito.
Começamos hoje com o Antigo Testamento.


O Pentateuco
São os primeiros cinco livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), geralmente chamados de “a Lei” ou o “Pentateuco” (palavra que vem do grego e significa [livro em] cinco volumes). Integram a primeira seção do Antigo Testamento, tanto na Bíblia judaica como na cristã.
Autor: Referências ao Pentateuco com expressões do tipo “livro de Moisés”, “livro da Lei de Moisés”, “livro da Lei” ou “livro da Lei de Deus” estão em grande parte dos escritos após exílio babilônico. Também o Novo Testamento usa designações similares a essas. Essas referências indicam a autoria mosaica, Deus fez com que seus Mandamentos fossem escritos através de Moisés (1400 a.C).
Unidade: O Pentateuco é um documento composto de livros individuais, mas também uma narrativa ininterrupta de uma história completa que vai da Criação até à morte de Moisés.
Tema: O Pentateuco é uma mistura de história e lei. Ambas estão intimamente relacionadas entre si: a história da narrativa explica as leis. Por exemplo, a lei sobre a circuncisão é incluída na narrativa sobre a aliança de Deus com Abraão e Sara (Gn 17.9-14). O principal interesse do Pentateuco é a Aliança de Deus com Abraão, Isaque e Jacó; o livramento de seus descendentes do Egito por Deus.
O propósito de Deus em livrar Israel do Egito é de que os israelitas o adorassem e viessem a ser uma nação santa para ele. Através deles, sua bênção, alcançaria todas as nações do mundo. De acordo com Gálatas, essa graciosa promessa anunciada a Abraão é o mesmo evangelho pregado por Jesus Cristo e realizado através da sua morte e ressurreição (Gl 3.8,14). O poder permanente do Pentateuco não é um mistério, mas a consequência de sua inspiração pelo Espírito de Deus.
Gostou? Semana que vem falaremos sobre Gênesis, o primeiro livro da Bíblia.

0 comentários:

Postar um comentário