SBB

domingo, 14 de agosto de 2011

Pai – O pastor da família

Toda família precisa de pastor: Pela sua configuração de grupo, pela necessidade da liderança e ensino quanto ao destino eterno das pessoas, a família precisa de alguém como pastor. Deus atribuiu essa missão ao pai. Por isso, podemos chamá-lo de pastor da família, ou, quem sabe, de sacerdote do lar e à mãe, de sacerdotisa. Será que no mundo de hoje ainda cabe essa palavra?
O plano original de Deus – Quando Deus criou o mundo, não havia igreja e escola como as conhecemos hoje, mas Deus logo ordenou a pregação do Evangelho (da Palavra) e a educação cristã (ou bíblica, já desde o Antigo Testamento). A quem Deus atribuiu a tarefa de falar da vinda de Jesus e de educar os filhos para Deus? À família; e, dentro da família, aos pais, mais restritamente ao pai. Isso deveria acontecer em família e de geração em geração.
Como soam fortes as palavras ditas por Deus ao pai como último responsável da família: “Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” (Dt 6.6-9). Esse modelo de educação nunca fio revogado por Deus e tem sucesso assegurado, afinal, trata-se de uma ordem do Senhor. Em Provérbios 22.6, Deus ordena e promete: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. No cumprimento dessa tarefa, o pai se torna o primeiro pastor da família.
A educação em família – A melhor educação é em família e com a Palavra de Deus. Feliz é o pai que não terceiriza a educação de seus filhos. Esta é uma perigosa tendência em nossos dias: passar essa tarefa para o governo, para a escola ou para a igreja.
Alegar outras tarefas não é desculpa suficiente para não assumir a responsabilidade. A Bíblia nos ensina que, mesmo em tempos difíceis, é perfeitamente possível ter uma família cristã. É verdade que escola e igreja podem ajudar muito, mas nunca substituirão a família e a liderança do pai.
A educação cristã que vem da família em que o pai, de modo especial, é crente em Jesus, submisso á Palavra de Deus e modelo de fidelidade, amor e humildade, tem tudo para ser uma bênção para todos.
Benjamin Jandt / Provedoria do Seminário Concórdia – Mensageiro Luterano, Agosto 2011.


Feliz Dias dos Pais!

0 comentários:

Postar um comentário