SBB

sábado, 27 de agosto de 2011

Conheça a Bíblia

Êxodo

Êxodo quer dizer “saída” e é o título deste livro na antiga versão grega chamada de Septuaginta. Este livro trata do acontecimento mais importante na história do povo de Israel, isto é, a saída dos israelitas do Egito, onde eram escravos. Deus os liberta para que sejam o seu povo e, no monte Sinai, ele lhes dá leis que eles deverão obedecer. Ali, o Senhor faz a sua aliança com eles: ele será o Deus deles e eles serão seu povo (19.2-6; 24.4-8).

A figura central di livro é Moisés, o homem escolhido por Deus para tirar o seu povo do Egito (34.10-12). O cap. 3 mostra como Deus chamou Moisés e lhe revelou o seu nome: “EU SOU QUEM SOU” (3.14.15). Mas acima de tudo, este livro conta o que Deus fez, como libertou o seu povo e como, daquela gente, ele formou uma nação cheia de esperança para o futuro. O trecho mais conhecido do livro é a lista dos 10 Mandamentos no cap. 20.

Autor: No Novo Testamento, Jesus chama êxodo de “o livro de Moisés” (Mc 12.26) e não há razões imperativas para a rejeição da autoria mosaica do livro.
Data: Assumindo a autoria de Moisés do livro, devemos datar o livro após o acontecimento do êxodo (1450-1440 a.C) e antes da morte de Moisés, próxima a 1406 a.C.
Mensagem: A mensagem principal do livro é a respeito de Deus. O Deus que criou o universo e tudo o que nele há é o mesmo Deus que cria um povo, por meio de quem ele revelará a sua vontade para a humanidade.

0 comentários:

Postar um comentário