A IELB mantém relações eclesiais com uma série de Igrejas Luteranas. Com algumas delas, como as filiadas ao Conselho Luterano Internacional, têm comunhão de púlpito e altar. Com outras, mantém relações fraternas de diálogo e cooperação. É o que acontece em relação à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
O diálogo e a cooperação com a IECLB acontecem, basicamente, através da CIL - Comissão Interluterana de Literatura e da CID - Comissão Interluterana de Diálogo.
A CIL foi constituída em 1974 e é integrada por membros de ambas as Igrejas. A Comissão planeja e executa a publicação de literatura luterana. Uma das obras que se destaca é a coleção Martinho Lutero - Obras Selecionadas, um projeto que prevê colocar em língua portuguesa, 16 volumes contendo os principais textos do Reformador. Também tem grande aceitação o devocionário Castelo Forte. Publicado anualmente, há décados é considerado um best-seller, com 78 mil exemplares vendidos em 2009.
COMISSÃO INTERLUTERANA DE DIÁLOGO
A comissão formada por pastores das duas igrejas tem por objetivo aproximar as duas maiores igrejas luteranas do Brasil - a IELB e a IECLB.
0 comentários:
Postar um comentário