SBB

sábado, 20 de agosto de 2011

Conheça a Bíblia

Gênesis 
A palavra “Gênesis” quer dizer “começo”. O livro tem este nome na antiga versão grega chamada de Septuaginta. No Antigo Testamento hebraico o livro é conhecido como “No começo”, que é a primeira palavra do livro. De fato, este livro conta o começo de uma série de coisas: o mundo, os seres humanos e também o pecado e o sofrimento. Gênesis é, acima de tudo, um livro em que Deus age. Ele cria o mundo e todos os seres viventes, cuida das pessoas, protege e guia o seu povo.

Autoria – Uma vez que o livro integra o Pentateuco, não é possível estabelecer sua autoria e data à parte da composição daquele “Livro em Cinco Volumes”. As evidências relacionadas ao Gênesis propriamente dito, contudo, sugerem que, como o restante do Pentateuco, Moisés deu ao livro a sua substância essencial, tudo pela inspiração divina.
Data e Ocasião – Considerando a evidências bíblicas e extra bíblicas que relacionam Gênesis e o seu conteúdo a Moisés e sua era, podemos concluir razoavelmente que o livro remonta ao século XV a.C.
Mensagem do Livro
Deus é o criador e Senhor do Universo – O Deus do povo de Israel criou tudo o que existe e é ele quem manda neste mundo. Deus tem um plano para humanidade e escolhe o povo de Israel para cumprir a sua vontade. (Gn 40.4-8; 50.20).
Deus e a humanidade – Deus criou os seres humanos, criando-os parecidos com Deus. Isso quer dizer que o ser humano pode ter um relacionamento pessoal com Deus, como o que existe entre pais e filhos. Deus criou o ser humano livre, mas, ao desobedecer a Deus, sofre as consequências do seu pecado. (Gn 1.27; cap 3; 11.1-9).
Aliança – Deus ama e quer cuidar não somente do povo de Israel, mas também de toda a raça humana. Deus fez uma aliança com seu povo escolhido. Na aliança Deus promete guiá-los e abençoá-los, esperando que o seu povo seja obediente a ele. Primeiro, ele faz aliança com Abrão (15.18-21), depois com Isaque (17.21; 26.2-5) e depois com Jacó (28.13-15). Uma promessa muito importante da aliança que Deus faz é que ele dará ao seu povo uma terra que sempre será deles. E prometeu isso a Abraão (12.7; 13.14-17; 15.18-21; 17.8).

Como dito no início, Gênesis mostra um Deus que age. Além de criar tudo o que existe, ele também resolveu a situação em que o ser humano se encontrava após a queda em pecado. Esta história sagrada, unificada assim de forma tão maravilhosa, certifica que Gênesis sempre aponta para Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário