SBB

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Ano da Igreja

Todas a vezes que você vai alo culto, deve perceber que as cores, quer seja do altar e do púlpito, quer seja das estolas do pastor, mudam. Isso por causa de que seguem as cores do ano litúrgico da igreja. Compreender o significado e a importância do culto cristão requer compreendê-lo dentro de um contexto maior que é o ano da igreja. A igreja cristã não segue o mesmo calendário que estamos acostumados a ver por aí – o calendário civil. Segue um calendário próprio, o qual se desenvolveu ao longo de vários anos. Começa a contar a partir da Ressurreição de Cristo, pois ela é o centro da fé cristã. Assim também a Páscoa é o centro do calendário da Igreja, mas com o passar dos anos foram sendo acrescentados outros dias que envolvem a vida de Jesus, como por exemplo, o Natal e Ascensão. O ano da Igreja está centralizado na vida e Obra de Jesus Cristo.
O calendário da Igreja oferece uma visão completa dos acontecimentos bíblicos e tudo aquilo que Deus fez por nós. Ele também quer mostrar que esses acontecimentos e os grandes feitos de Deus no passado, ainda hoje, são atuais. O calendário inclui a seqüência de leituras para todo a ano, dividas nas leituras chamadas de Tradicional e Trienais, a primeira segue as mesmas leituras todos os anos e a segunda muda a cada três anos. O calendário litúrgico não quer substituir o calendário civil, mas quer mostrar que Jesus Cristo é o centro da Igreja Cristã.
O Ano da Igreja está dividido na parte festiva e a não-festiva. A parte festiva celebra eventos terrenos da vida de Jesus, vai do Primeiro Domingo no Advento até o Domingo da Santíssima Trindade. A parte não festiva também é chamada de ciclo ou Tempo da Igreja, começa após o Domingo da Santíssima Trindade e termina com os três domingos que antecedem o Advento. O Ano da Igreja também está dividido em três ciclos: Ciclo do Natal, Ciclo da Páscoa e Ciclo da Igreja.
Em cada período do Ano da Igreja, há uma cor própria e uma ênfase temática. As cores litúrgicas estão baseadas nessas ênfases e caracterizam o sentido de cada período. Na próxima vez que for à igreja atente para esses detalhes. Também analise a imagem acima, onde está descrito todo ao ano litúrgico e suas cores.


Fonte: KARNOPP, Davi. A Dinâmica do Culto Cristão. Porto Alegre, Concórdia, 2003.

0 comentários:

Postar um comentário