SBB

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O que fazemos: PEM

O Programa de Evangelização e Mordomia (PEM) é um programa-processo de educação cristã, implantado na IELB a partir de 1991, para fortalecer as programações existentes nas congregações e dar ênfase especial na mordomia cristã (administração cristã) e na evangelização.
Através de um programa de educação cristã regular e progressivo, acessível a todos os membros, o PEM quer ajudar os cristãos a compreender que:

> Cristo não apenas os salvou de algo (pecado/castigo divino: Gálatas 3.13), mas também para algo (serviço, testemunho e adoração: 1 Pedro 2.9).
> A mordomia cristã é a tarefa de administrar toda a vida e vivê-la para Deus.
> O estudo da palavra de Deus e o convívio com os irmãos são vitais para cada cristão.
> Toda a ação da igreja e suas instituições têm como objetivo central a evangelização.
> Os cristãos precisam intensificar o espírito de cooperação para alcançar os objetivos globais da Igreja.
> Os mordomos de Deus precisam descobrir e exercitar os dons e as habilidades de mordomos e evangelistas, tornando-se, assim, instrumentos eficazes na proclamação do evangelho.
ESTRATÉGIAS

Para atingir os objetivos da educação cristã regular e progressiva para todos os membros e os objetivos do ensinar a guardar todas as coisas, o PEM propõe a estratégia dos grupos menores. Nesse sentido, pretende:
> Valorizar e fortalecer a ação dos grupos já existentes na congregação;
> Organizar novos grupos (por área geográfica ou por afinidade) conforme as necessidades de cada congregação.
> Direcionar a ação dos grupos dentro das três ênfases:

- Estudo bíblico: fundamentação bíblica e motivação
- Comunhão cristã: apoio mútuo
- Tarefa: missão do grupo

>Dar atenção especial, no início, à comunhão cristã entre os integrantes do grupo. À medida que o grupo adquire sua identidade, enfatizar mais os objetivos específicos de cada grupo.
> Escolher e treinar líderes que possam coordenar os estudos, a comunhão e as atividades (missão) dos grupos menores.
ESTRUTURA

O PEM tem um coordenador nacional que atua sob a supervisão direta da Diretoria Nacional da IELB e do Conselho Diretor. Cada distrito da IELB tem uma dupla de coordenadores distritais (um leigo e um pastor) que atuam com o apoio direto do Conselho Distrital, especificamente do conselheiro e do líder leigo. Da mesma forma, cada paróquia é orientada a ter seu coordenador local.
MATERIAL DE APOIO

A Editora Concórdia produz para o PEM, anualmente, diversos materiais de apoio para o desenvolvimento do programa nas congregações: cadernos de estudo bíblico, auxílios para cultos oficiados por leigos, cartazes e calendários com o lema do ano, auxílios para programas de mordomia e evangelização. Para o programa de estudos bíblicos em grupos, são produzidos cadernos anuais, a partir do lema da IELB. Esses cadernos chegam aos lares das famílias junto com o calendário do ano.

Além do material, o PEM também oferece programas de treinamento de líderes de grupos e estudos bíblicos para as congregações.
GRUPOS MENORES


O PEM tem enfatizado a importância dos grupos menores na congregação. A comunhão cristã, através dos grupos menores, tem sido uma das principais bênçãos que o PEM está proporcionando às congregações. Muitos estão redescobrindo "como é bom e agradável viverem unidos os irmãos" (Sl 133.1). Irmãos na fé que se conhecem bem, que são amigos, que convivem constantemente, que estudam a palavra de Deus em conjunto, que oram em conjunto e uns pelos outros, também estarão dispostos e motivados a trabalhar e servir.

0 comentários:

Postar um comentário