SBB

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O que fazemos: Ação Social

A Ação Social na IELB
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) tem por finalidade maior propagar a Boa Notícia da salvação que foi conquistada para todos através de Jesus Cristo.  E para cumprir esta finalidade, os Estatutos da IELB salientam a necessidade de olhar o ser humano como um todo, ou seja, um ser espiritual e um ser físico, que tem necessidades intrínsecas.  No Artigo quinto, parágrafo “d” lemos: “organizará e manterá serviços de assistência social, tais como asilos, orfanatos, hospitais creches e outras entidades congêneres.”
A Ação Social é algo que faz parte da natureza do trabalho desenvolvido nas comunidades luteranas. Por isso que na maioria das nossas congregações são desenvolvidos projetos sociais. Aliás, elas próprias, por sua vida e pregação, são agências do amor de Deus ao mundo, através de sua pregação e ação. No entanto, devido a demandas locais, muitas dessas congregações se organizaram em Instituições Sociais ou Associações visando um atendimento melhor nas comunidades diante de seus desafios. Ao todo temos verificado nas nossas estatística mais de 500 Projetos de Ação Social em andamento. Nos quais mais de 41.800 pessoas já foram beneficiadas.  Nestas agências temos 585 agentes trabalhando, fora os milhares de voluntários que auxiliam nessas entidades.
Para coordenar e auxiliar as entidades, temos a AESI (Associação de Entidades de Serviço Social da IELB). Isto tudo para não desperdiçar dons, investimentos e esforços, para que ações localizadas também possam ter significado e relevância em outros contextos de necessidades similares, especialmente quando socializadas. A AESI é uma associação de entidades sociais da IELB, que têm por finalidade socializar saberes e busca reunir, apoiar, assessorar, coordenar recursos financeiros e humanos, motivar, despertar e promover ações caracterizadas de ação social, quer pessoais, comunitárias e/ou institucionais. Por isso a AESI se PROPÕE auxiliar a Igreja, na conscientização, motivação e orientação de cada congregação da IELB a fim de que, de fato, seja um(a) Agente/Agência de Serviço e Ação Social, ali onde estiver inserida, para que, juntos e na prática, testemunhemos e vivamos o amor de Deus, em Cristo.
Fonte: IELB

0 comentários:

Postar um comentário