SBB

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conheça a Bíblia - Efésios


       O Tema central desta carta é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.




       No final da sua segunda viagem missionária, Paulo passou alguns dias na cidade de Éfeso. Na terceira viagem, ele ficou morando lá quase três anos. Éfeso era a capital da província romana da Ásia, que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Era uma bela cidade, a quarta maior do império romano. Ali estava o templo da deusa Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo. o anfiteatro, onde eram apresentadas as peças teatrais, comportava 20.000 pessoas. Em pouco tempo, Éfeso se tornou um importante centro do trabalho cristão, e foi ali que Paulo escreveu a Primeira Carta aos Coríntios. Já a Carta aos Efésios foi escrita quando Paulo estava preso e o assunto principal desta carta é o plano de Deus de "unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra" (Efésios 1.10).

       A carta não trata de nenhum problema particular dos cristãos a quem se destina, mas fala, de um modo geral, sobre a igreja e a vida cristã. E, ao contrário do que ele faz nas outras cartas, no fim desta carta Paulo não manda nenhuma saudação pessoal. Isso é bem estranho, dada a profunda amizade de Paulo e os seus irmãos e irmãs na fé residentes em Éfeso. É bem provável que a carta tenha sido escrita não somente para os cristãos de Éfeso, mas também para os outros lugares. E a falta da expressão "da cidade de Éfeso" na saudação (1.1) em alguns dos melhores manuscritos gregos também indica essa possibilidade. 

      Na primeira parte da carta (capítulos 1-3), o apóstolo fala de como os cristãos são um só povo por causa da morte de Cristo na cruz e também de como o Espírito Santo lhes dá o poder de viverem sempre unidos uns com os outros. Na segunda parte (4-6), ele fala da nova vida que os seguidores de Cristo têm por estarem unidos com ele. E fala ainda como essa vida se manifesta no relacionamento que eles têm uns com os outros.

        Para tornar mais claro o que quer dizer a união do povo de Deus, o apóstolo usa três figuras para a Igreja: a de um corpo, do qual Cristo é a cabeça; a de um edifício, do qual Cristo é a pedra fundamental; e a de um casal, no qual a Igreja é a esposa, e Cristo é o marido. 



0 comentários:

Postar um comentário