SBB

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

REFLEXÃO

     "MENSAGEM DO DIA
TEXTO: ISAÍAS 60.1-6 
TEMA: LEVANTA-TE E RESPLANDECE! 
     O cair tem sido fisicamente algo dramático na vida do ser humano. À medida que envelhecemos o cair torna-se frequente. Momento em que precisamos de cuidados. Precisamos de alguém que nos auxilie diante de nossa fraqueza.         
      Porém, quando o cair envolve as nossas emoções e sentimentos, e muitas vezes, não temos forças para levantar diante de uma situação que vivenciamos, torna-se também algo dramático. Sentimo-nos abandonados. Buscamos todos os caminhos, mas não encontramos uma solução.
      Deus vem ao nosso encontro e estende à sua mão e diz: Levante-se! Ergue-se! É hora de se levantar e estar de pé!
      O povo de Deus também se encontrava numa situação de angústia, tristeza e miséria, quando voltou do exilio na Babilônia. Não encontrou absolutamente nada. Tudo fora destruído. Os muros foram derrubados. Diante desta triste realidade, o povo esperava uma mudança. Ansiava por uma luz que iluminasse a escuridão ou invertesse a estrutura da sociedade que o povo estava vivendo.   
     O profeta Isaias conclama o seu povo a se levantar, estar de pé. Anima o povo: Dispõe-te, mãos à obra na reconstrução. Esteja atento e preparado para agir.
      Resplandece! A palavra RESPLANDECE mostra o verbo no imperativo. É uma ordem que vem do céu, do próprio Deus. O povo deveria levantar e sobressair o brilho. Essa é a ordem de Deus para o seu povo. É a vontade de Deus.
      Podemos então entender que existe uma preocupação muito grande do próprio Deus para com seu povo. De fato, Deus quer ajudar o seu povo. Isaias anuncia que a luz vem e a glória do Senhor vem nascendo sobre o povo. Eis o grande consolo que o profeta transmite, uma vez que a glória do Senhor tinha se ausentado de Judá e Jerusalém, por terem deixado de dar ouvidos às palavras dos profetas, mas ao atender agora a conclamação do profeta Isaias, essa glória volta a nascer sobre o povo. O Senhor haveria de restaurar a prosperidade e a glória de seu povo. A glória do Senhor é aquilo que provém do Senhor, que vai servir para tornar claras todas às coisas na vida do povo. A glória do Senhor representa um Deus que se revela ao seu povo. 
      Essa luz de Deus continua brilhando em nossa vida, proporcionando-nos condições de andar, por caminhos seguros sem tropeços, pois viver na escuridão é uma experiência profundamente dolorosa, nos causa tristeza, medo, pavor, abandono e pânico. É necessário sermos guiados pela luz divina. Foi o que Jesus disse em João 8.32: “E conhecereis a Verdade e ela vos libertará”. Ela nos livra de tropeçar e de todos os problemas e adversidades que surgirem em nosso caminho.
      A maior fonte de luz se encontra na Palavra de Deus; ela é verdadeiramente uma forte lâmpada para os nossos pés e uma forte luz para os nossos caminhos. Deus garante isso. Isaias 45.2 e 3: “Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro. E te darei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que Eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome”.Por isso, precisamos levantar diante da nossa inércia, do nosso comodismo e resplandecer. Deus deseja que todos nós como seus servos, estejamos em pé (disposto, prontos), e resplandecendo (brilhando, dando bom testemunho). Na escola, no trabalho, na faculdade, no grupo de amigos, no nosso lar, no nosso bairro. É hora de mostrar ao mundo que está em trevas, a verdadeira luz. ."

0 comentários:

Postar um comentário