SBB

sábado, 16 de junho de 2018

INSTITUTO HISTÓRICO- NOTÍCIAS DA IELB

IELB e LCMS assinam memorando de entendimento dos Institutos Históricos
Objetivo é aproximar esforços na preservação da história das duas igreja
IELB e LCMS assinam memorando de entendimento dos Institutos Históricos





                             
          Após tratativas que duraram alguns meses, foi assinado no dia 4 de junho, em St. Louis, MO, USA, documento que busca aproximar esforços na preservação da história das duas igrejas: Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e The Lutheran Church Missouri Synod (LCMS).   O documento dos respectivos Institutos Históricos, foi expedido em português e inglês.
          Na ocasião, o diretor-executivo do Concordia Historical Institute (CHI), Rev. Dr. Daniel N. Harmelink, e o coordenador do Instituto Histórico da IELB, Paulo Udo Kunstmann, firmaram o protocolo de orientação para ações futuras. Entre elas, a de médio prazo se constitui nas celebrações conjuntas dos 120 anos da chegada dos missionários do Sínodo de Missouri ao Brasil, em 2020. No curto prazo, Udo destacou a entrega por doação do IH-IELB ao CHI do “sermão manuscrito original do Rev. Carl Manthey Zorn, de 6 de agosto de 1886”.
          De férias nos Estados Unidos, Udo aproveitou a oportunidade para visitar o CHI, participando de reuniões e de trocas de materiais dos acervos, com a entrega de documentos relacionados ao seu avô, pr. Johannes F. Kunstmann, de caráter pessoal.
          O IH-IELB recebeu do CHI diversos itens para o seu acervo, entre os quais, “duas unidades de medalhas de cobre, certificadas e numeradas, celebrando os 500 anos da Reforma Luterana, com 74 mm de diâmetro, pesando 370 g, seguindo todos os ditames da numismática”. Dr. Harmelink  foi coautor do design de ambas as faces da medalha.
          Durante os dias 4 e 5 de junho, Udo visitou os dois principais redutos que guardam a história do Sínodo de Missouri, ou seja, dentro do campus do “Concórdia Seminary” (onde está incluída a parte administrativa do CHI), e no Museu, localizado no “International Center da LCMS”.
          As reuniões nos dois dias foram todas com o Dr. Harmelink, e as visitas incluíram o funcionário sr. Todd D. Zittlow.
          “Certamente esse é o início de mais uma fase do IH-IELB, em sua expansão e organização, que visa através do registro, preservação e utilização do acervo, para a lembrança e exemplos da caminhada da igreja, assim também levando CRISTO PARA TODOS”, conclui o coordenador do IH-IELB.
          Confira também a publicação no site da CHI (clique aqui).

    0 comentários:

    Postar um comentário