SBB

sábado, 30 de junho de 2018

NOTÍCIAS SOBRE OS 114 ANOS DA IELB

Celebração dos 114 anos da IELB reúne mais de 600 pessoas
Programação também lembrou o centenário da primeira comunidade luterana em língua portuguesa, em Lagoa Vermelha, RS
Celebração dos 114 anos da IELB reúne mais de 600 pessoas

Culto alusivo ao aniversário da IELB













     No dia 24 de junho, na encantadora cidade de Lagoa Vermelha, RS, a IELB comemorou 114 anos de sua fundação. E comemorou em grande estilo. Mais de 600 pessoas participaram do evento. Além do seu aniversário, foram comemorados outros fatos da sua história.
     Primeiro, foi lembrado o centenário da primeira comunidade luterana em língua portuguesa, que foi em Lagoa Vermelha. Para resgatar este fato o pastor David Karnopp apresentou a palestra “Luteranos em Lagoa Vermelha – experiências da história”, destacando que muitos dos nossos dilemas de hoje poderiam ser amenizados se olhássemos mais para a história, pois outros já passaram por situações semelhantes. 
     O momento da palestra foi intercalado por apresentação musical de Carlos Magrão.
     A programação foi transmitida ao vivo pela rádio Cristo para Todos (ouça aqui) e também gravada para ser disponibilizada no podcast da rádio (acesse aqui).
     Na parte da tarde, David Karnopp fez a apresentação do seu livro “Luteranos em Lagoa Vermelha – Um século de esperanças”. O reverendo convidou o presidente da IELB, Rev. Dr. Rudi Zimmer, a fazer a entrega de um exemplar ao prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo José Bonotto. Foi um gesto de entrega da nossa história ao município de Lago Vermelha.
     Na parte da tarde foi celebrado o culto, onde além do aniversário da IELB, foi lembrado o centenário da primeira forma litúrgica em língua portuguesa e reconhecidos os pastores Martinho Luthero Hasse e Paulo Hasse, ambos nascidos em Lagoa Vermelha. Martinho Luthero recebeu ainda outra homenagem, pois seu hino “Linda Páscoa” foi cantando, ao mesmo tempo, em português, alemão e inglês, versões de sua autoria. No culto, também foi homenageado o Hinário Luterano, cujo berço foi em Lagoa Vermelha e que nasceu como “Hymnos e Orações”.
     No evento dos 114 anos da IELB foram trazidas doações para o Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha. Este hospital teve início no mesmo prédio que foi construído pelos irmãos americanos como Colégio Luterano São Paulo.
Veja o álbum de fotos do evento na Fanpage da IELB (clique aqui).

0 comentários:

Postar um comentário