"A TI QUE HABITAS NOS CÉUS, ELEVO OS MEUS OLHOS." SALMO 123
O salmista inicia, dizendo: A ti que habitas nos céus, elevo os meus olhos (V.1a). Ele busca ajuda no Senhor, pois as circunstâncias em que viviam os israelitas eram terríveis. A cidade fora destruída.
Não havia proteção. Os israelitas sofriam humilhações de toda sorte, sobretudo a dor da saudade do antigo esplendor do reino de Davi e Salomão. O salmista se vê impotente, sem segurança, sem força para lutar. Por isso, ele busca ajuda através do Senhor. Ele dirige-se àquele que habita nos céus em busca de seu auxílio, socorro e proteção. No salmo 121, no segundo salmo de degraus, ele olhava para os montes e clamava por socorro a Deus. O fato de o salmista ter olhado para "os montes", pensava num possível socorro, numa possível solução para seus problemas.

Pode ser que o salmista estava procurando nos montes, quem pudesse oferecer o socorro. Assim, o Deus poderoso que vem do alto, de cima dos montes, seria de onde viria à ajuda.
Neste salmo, o salmista está olhando para Deus na mesma expectativa. Ele elevou os olhos dele para o alto e para Deus, porque já imaginava que sozinho não teria condições de vencer as dificuldades. Sendo assim, ao se deparar diante dos perigos e dificuldades, olhou para dentro de si e chegou a uma conclusão importante: ajuda vem Daquele que habita nos céus. O salmista não encontra socorro nos montes. Não é dos montes que ele espera o auxílio. Não seria nos montes que os peregrinos encontrariam ajuda, diante das dificuldades que estavam enfrentado. Por mais elevado que fosse um monte, dele não poderia vir o esperado socorro, mas somente do Senhor que habita nos céus. É com fé verdadeira que o olhar do salmista se eleva a ele, pois sabe que somente no seu poder há solução para os seus problemas.
Para onde você tem olhado? Olhamos para os montes, para a situação difícil que vivemos, para os problemas da vida e nossos enigmáticos caminhos. Mas deixamos, muitas vezes, de olhar para o nosso Deus de onde vem o socorro nos momentos mais duro e cruéis da nossa vida. Deixamos de olhar para Aquele que habita nos céus. Hoje, somos convidados a olhar para o céu onde habita o Senhor. Ele nos dará o socorro esperado. Somente o Senhor é capaz de nos tirar das situações difíceis e atender ao nosso pedido de socorro. Foi o que fez o salmista. Depois de pensar coerentemente nas possíveis soluções para os seus problemas, o salmista chega a uma conclusão magnífica. Ele encontrou uma resposta: ajuda vem Daquele que habita nos céus
Um ótimo dia e uma semana abençoada!
Alcimar Cabreira
|
0 comentários:
Postar um comentário