SBB

terça-feira, 10 de julho de 2018

REFLEXÃO - Saindo da caverna

  
                  
Leia em sua Bíblia: 1 Reis 19.9-21
“O que você está fazendo aqui, Elias?” (1Rs 19.9)
 
      Após ter sido alimentado e reanimado para seguir sua viagem, o profeta Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Monte Sinai. Ainda com medo da perseguição, buscou refúgio numa caverna.
Resultado de imagem para IMAGEM DE PESSOA NUMA CAVERNA
 
      Por duas ocasiões, Deus se manifestou ao profeta Elias na caverna. Nas duas vezes Deus lhe disse: “O que você está fazendo aqui, Elias?” Era como se dissesse: “O que você faz nesse lugar onde o Senhor não ordenou que você estivesse?” Deus o orientou para que saísse dali, voltasse para o deserto e fosse para a cidade a fim de ungir Hazael como rei da Síria. Vida que segue. Dessa maneira, encontrou-se com Eliseu que passou a trabalhar como seu ajudante.
      A caverna consistia num lugar para se refugiar, se esconder, se omitir, fugir. De que adiantaria um profeta de Deus em missão confinar-se nesse lugar? 
       Hoje existem múltiplas e diferentes cavernas. Cavernas do medo, da dor, da tristeza, do desespero, do isolamento, entre outras. Em situações de crise, muitos buscam refúgio nesses lugares.
       Deus também nos diz: “O que você está fazendo aí? Saia, já, da caverna!” Em sua Palavra ele garante: “Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for” (Gn 28.15).
       É o próprio Deus quem diz: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: ‘Não fiquem com medo, pois eu os ajudo’.” (Is 41.10, 13).
      Jesus está conosco sempre. Sua presença nos reanima. Jesus também nos diz: “E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20).
      Oremos: Sê tu conosco sempre, ó Senhor, principalmente nos momentos de tristeza, dor, sofrimento e desorientação. Tu és o nosso refúgio e nossa fortaleza, socorro que nunca falta, especialmente em meio às tribulações. Em nome de Jesus. Amém. 
Hora Luterana

0 comentários:

Postar um comentário