SBB

quinta-feira, 12 de julho de 2018

O SEMEADOR- MENSAGEM DA JELB

O Semeador que Dorme!
      
       Jesus usa várias vezes a figura de um semeador, poderíamos até entrar no mérito da questão de ser um trabalhador desleixado - lança as sementes a seu bel-prazer, despreocupado - lança na beira do caminho, entre espinhos, etc, quem sabe uma hora dessas entramos no assunto tanto de um quanto de outro.
       Apenas lembrando que o semeador somos nós, a semente é a palavra de Deus, a explicação tem lá no texto bíblico.
       Mas algo ainda me chama atenção no texto de Marcos 4, o semeador também é preguiçoso, descansado... Quer esteja acordado, quer esteja dormindo... de forma alguma esta é a intenção de Jesus. O que ele quer dizer que depois do seu trabalho ele pode ir dormir, o seu merecido descanso.
       Quer esteja acordado quer esteja dormindo... não é uma crítica a passividade do agricultor, mas uma constatação da atividade de Deus.
       Não importa se estamos acordados ou dormindo, ativos ou em descanso, querendo ou não, a semente germina, vira planta, no tempo certo dá seus frutos.
       É inútil ficar ao lado dizendo: Vamos nasça, Vamos brote. Vamos apareça. Não adianta tomar providências idiotas para apressar o processo.
Resultado de imagem para IMAGEM DE PLANTAS GERMINANDO NO CAMPO

       No primeiro passo para sair há uma parceria entre o semeador e Deus, após isto o primeiro sai de cena e o resto do processo acontece sem o agricultor, mas não sem Deus.
       Muitas vezes nem sabemos qual o processo exato para germinar a planta, diria mais, não entendemos como Deus age em alguns momentos da vida onde apenas podemos dizer: "Não sei de onde me veio forças, só por Deus isto aconteceria".       Não sabemos por exemplo onde o vento faz a curva, como o gato mia, porque verde por fora e vermelho por dentro, a melancia; confiamos, sem sabermos, confiamos. Isto é fé.
       Muitos dos acontecimentos não conhecemos a logística cientifica, a contemplação biológica ou a mecânica química, mas sabemos que de alguma forma acontece, então... Cremos.
       Como? Onde? Pedindo ou não, querendo ou não, Deus age.
       Não somente na área de plantio como relata nosso texto, mas em todas as áreas de trabalho e vida, não importa a profissão, e dia a dia trabalhamos e muitas vezes vemos os resultados. Como eles aconteceram??? não sabemos.
       Também em assuntos espirituais. Quando a palavra de Deus é pregada, quer seja por palavras, ações, direta ou indiretamente não sabemos como isto age na consciência e coração das pessoas. Então preocupar-se com os resultados é tão tolo como inútil.
Resultado de imagem para IMAGEM DE pessoas semeando no campo

       Claro que tantas vezes queremos ir semeando e voltar colhendo e se isso não acontece... há frustração, desmotivação, stress, depressão, abandono, etc.
       Isso acontece no seu trabalho, isso acontece com o fato de levar a palavra de Deus... às vezes nos frustramos porque não nos querem ouvir, não querem saber de Deus... falamos e não nos ouvem... a culpa não é da semente, nem do semeador, e então queremos forçar, exigir, quem sabe arrumar um meio de obrigar... não confiar na eficácia da Palavra e Sacramentos e forçar resultados geralmente nos leva ao legalismo ou a estupidez.
Resultado de imagem para IMAGEM DE pessoas semeando no campo

       Nosso trabalho, nosso estudo é um ato de fé, confiamos que acontecerá o resultado, confiança que não volta vazia... então depois de nossos afazeres... podemos "deitar e levantar".


Por Rev. Eli Müller

0 comentários:

Postar um comentário