SBB

sábado, 13 de junho de 2020

CULTO DOMÉSTICO-14 DE JUNHO DE 2020



Culto Doméstico – 14/junho/2020 – 2º Domingo após Pentecostes
1. Saudação e acolhimento (pelo líder)
2. Invocação: Iniciamos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus para todo o sempre!
3. Oração: Deus Pai, Filho e Espírito Santo - Santíssima Trindade. Ouve o nosso louvor e nossas súplicas. Sabemos que tu amas o teu povo e que estás sempre pronto para nos ouvir. Assiste-nos como Pai que ama os seus filhos. Olha também por todos aqueles que ainda estão na descrença e angústia e envia o teu Espírito Santo para que os transforme em teus filhos. Manifesta a benignidade e o poder de teu Filho a todos que te buscam para que te possam contemplar com fé e gratidão. Fortalece a comunhão fraterna entre todos nós, para que juntos proclamemos com vigor a mensagem de salvação em Jesus Cristo. Compadece-te de nosso povo e guia as deliberações das autoridades. Abençoa as nossas escolas e ampara os nossos filhos. Compadece-te dos enfermos e solitários e ouve o suspiro daqueles que estão em doenças terminais. Abençoa o culto doméstico de hoje, por amor de Jesus Cristo. Amém.
4. Hino – 11 do HL (Os hinos podem ser acompanhados no site: Hinário Luterano-Letras e músicas)
Ide, consolai meu povo! É o clamor do terno Deus;
Aos que estão em densas trevas /Urge a voz dos altos céus.
A Jerusalém pregai / Sobre a paz de Deus, o Pai,
E dizei que perdoados / Foram todos os pecados.

Escutai a voz que clama / No deserto e na amplidão,
Anunciando aos penitentes / A graciosa salvação.
Do Senhor a voz ouvi, / E um caminho a ele abri;
Vales, montes, reverente, / Recebei-o mui contentes.

Mesmo cheios de pecado, / Em sua graça confiai;
Revestidos de humildade, / Em seu reino assim entrai.
Pois a glória do Senhor / Revelada é por amor,
E há de vê-la o mundo inteiro- / Eis a voz do mensageiro.
5. Leitura – Salmo 100 e Mateus 9.35 até 10.8
6. Confissão de fé – Credo Apostólico
7. Reflexão – Texto: Mateus 09.35 até 10.8
Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo,
O Tema para hoje é: A misericórdia de Jesus pelas ovelhas sofridas e perdidas
        Da sua manifestação pública logo depois do seu batismo no rio Jordão até sua morte na cruz do Calvário, o Senhor Jesus trabalhou muito entre os homens. Em todas estas suas obras realizadas entre os homens, Jesus mostrou duas coisas:  1. O seu grande poder como Filho de Deus. 2. A sua grande misericórdia pela humanidade caída em pecado.
        O texto que lemos, enfatiza a misericórdia de Jesus. Aqui nos é revelado o coração misericordioso do Nosso Senhor pelas multidões sofridas que vinham ao seu encontro. “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (v. 36).
        Quando Jesus contemplou aquelas multidões com misericórdia, ele mostrou aos discípulos o motivo da sua vinda ao mundo. Seu trabalho provocou admiração nas multidões e revolta nos líderes religiosos de Israel daqueles dias, conforme Mt 8,9.
        Qual era a real condição daquelas pessoas de quem Jesus se compadeceu? Jesus contemplou diante de si muitas pessoas que já se encontravam a algum tempo numa condição de total desamparo, abandono e opressão. Pessoas que caminhavam como um rebanho de ovelhas entregue a sua própria sorte, e sem nenhum pastor para conduzi-las e protegê-las.
        Jesus estava diante de pessoas sem conhecimento da palavra de Deus, sobrecarregadas de culpa e pecado, sem consolo e esperança de salvação. Por que aquelas multidões encontravam-se nessa triste e miserável situação? O problema em si não foi a falta de pastores, pois naqueles dias havia muitos líderes religiosos em Israel, os quais tinham o dever de pastorear o povo no caminho do Senhor e buscar as pessoas desviadas. O problema é que estes não estavam cumprindo fielmente o seu dever de pastorear aquelas pessoas. Houve negligência e descaso no pastoreio.
        As ovelhas perdidas não eram buscadas; as fracas não eram fortalecidas; as ignorantes não recebiam a boa instrução da palavra de Deus; enfim, as multidões caminhavam entregues a si mesmas, sem pastores para alimentá-las com a palavra de Deus e protegê-las dos inimigos. E quando havia pastoreio, este era realizado sem conhecimento e sem misericórdia. Muitas ovelhas estavam sendo oprimidas. Os pastores infiéis daqueles dias dominavam sobre as ovelhas com rigor e dureza, com regras e leis humanas. Por isso que Jesus os repreendeu severamente numa outra ocasião, conforme Mt 23.4,23.
        Vendo-as cansadas e abandonadas pelos pastores da época, Jesus, o Bom Pastor, compadeceu-se delas. Seu coração ficou muito comovido e ele encheu-se de misericórdia.      Misericórdia, segundo a Bíblia, não é apenas sentir pena de alguém que está sofrendo. Mas é um sentimento de compaixão que resulta numa ação para ajudar aquele que sofre. Jesus nos ensinou isto na parábola do bom samaritano. E ele praticava o que ensinava.
        Ele “percorria todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades”. Esse texto é um relato comovente de como Jesus agia em favor daquelas pessoas aflitas e desamparadas que não tinham pastor. Todas as cidades e povoados eram para ser atingidas com a sua palavra, chamando os pecadores à fé e ao arrependimento e oferecendo-lhes a graça, a paz e a salvação que ele mesmo veio trazer como o Messias de Deus.
        Ele buscava instruir seus ouvintes para terem vida e alcançarem a salvação. Enquanto os líderes de Israel sobrecarregavam as pessoas com seu ensino cheio de regras e costumes humanos, o Senhor Jesus oferecia alívio e descanso aos pecadores sobrecarregados de culpa e pecados que vinham ouvi-lo ( Mt. 11.28-30).
        Neste contexto, ele chama doze pessoas e as prepara para continuarem este trabalho levando consolo e conforto a todos. Para que preparem outros, e outros, e tantos outros, para realizarem o mesmo trabalho.
        Todas estas obras de misericórdia realizadas por Jesus o encaminhavam à sua morte na cruz, a qual foi a grande manifestação da sua misericórdia por nós pecadores. Dos altos céus, o Senhor contemplou a nossa terrível miséria como pecadores perdidos e dignos da condenação eterna e fez algo por nós. Movido por grande compaixão e disposto a realizar a obra que o Pai lhe dera para fazer, ele deixou a sua glória, humilhou-se ao vir a este mundo sofrer e morrer por nós pecadores para nos libertar da terrível miséria do pecado em que nos encontrávamos. Ele é o nosso Misericordioso Salvador, o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas.
        Que a infinita misericórdia do Nosso Bom Pastor Jesus Cristo console nosso coração e também nos motive a seguir o seu exemplo de sermos misericordiosos.
        Há enfermos e necessitados, abatidos e aflitos precisando de consolo e ajuda? Quem deve visitá-los? Todos nós. Cristo nos chama a olhar para estas pessoas com misericórdia e agir em favor delas levando-lhes o evangelho da salvação que nós já conhecemos. Mas também, Jesus pede para orarmos ao Senhor da seara pedindo que ele mande mais pastores para a sua seara a fim de preparar o povo de Deus para levar consolo a quem sofre, (v. 38).  Esta é a nossa missão. Que Deus abençoe nossos pastores, para que sejam fiéis na pregação, no ensino. Que Deus abençoe os membros da Igreja, para que sejam fiéis na fé e no transmitir o que aprenderam. Amém. (Martinho F. Voss – adaptado para o período)
8. Hino – Na terra acende fogo, ó Deus / Aquece muitos corações
Pois é preciso proclamar a Boa Nova entre as nações

Acende fogo, ó Deus / Senhor, tem compaixão
Pois muita gente morre aqui sem Cristo e sem perdão

Na terra acende fogo, ó Deus / Aquece muitos corações
Pois é preciso proclamar a Boa Nova entre as nações

Acende fogo, ó Deus / Teu povo faze agir
E venham grandes multidões à glória do porvir

Na terra acende fogo, ó Deus / Aquece muitos corações
Pois é preciso proclamar a Boa Nova entre as nações

Acende fogo, ó Deus / Oh, vem aqui reinar
E faze o mundo, com louvor, teu santo nome honrar
Na terra acende fogo, ó Deus / Aquece muitos corações
Pois é preciso proclamar a Boa Nova entre as nações
09. Oração: Senhor Jesus, tu me chamaste das trevas para a maravilhosa luz da salvação. Obrigado! Quantas vezes fui distraído e me desviei do reto caminho traçado por ti para os teus filhos. Peço que me perdoes e me ajudes com a ação do teu Espírito Santo. Fortalece minha fé em ti e me orienta com a tua Palavra que eu cresça em conhecimento e consagração ao teu nome.
Olha pelas nossas famílias e por todos os nossos irmãos de fé. Estende também a tua mão graciosa sobre o nosso país para que governantes e o povo ouçam a tua voz e vivam de maneira pacífica, ordeira, justa e em harmonia entre os poderes instituídos e entre governantes e povo. Dá-nos a tua graça e protege a todos. Oramos em teu nome, Senhor Jesus. Amém.
10. Oração do Pai Nosso – em conjunto.
11. Bênção (em conjunto): O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.
Deus abençoe o Culto Doméstico e todos os participantes

Quadro Decorativo Religioso Parede Jesus Cristo O Bom Pastor ...

0 comentários:

Postar um comentário