SBB

quarta-feira, 17 de junho de 2020

REFLEXÃO

PALAVRA DE DEUS - PALAVRA DE VIDA
"O Senhor Deus diz: - Está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Embora eu fosse o Deus deles, eles quebraram a minha aliança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Quando esse tempo chegar, farei com o povo de Israel esta aliança: eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles e escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo: Procure conhecer a Deus, o Senhor. Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais importantes como as mais humildes. Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades. Eu, o Senhor, estou falando." Jeremias 31.31-34 (Bíblia na Versão NTLH)
Nova Aliança
Par de Alianças De Tungstênio 4mm no Elo7 | Laura Mello Joias (6EFEFF)
Mesmo não sendo um paralelo exato, a palavra "aliança" na Bíblia é muito parecida com um contrato. Em Jeremias 31, Deus fala sobre duas alianças. Uma nova, e uma que havia sido quebrada, mas não por Ele.
O povo havia quebrado uma aliança! Qual aliança? A aliança feita conforme Êxodo 19.5-6: "Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo, escolhido por mim. Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes." E um pouco adiante o povo responde no v. 8: "Nós faremos TUDO o que o Senhor ordenou."
Simplificando, Deus faria de Israel seu povo especial para um propósito especial, e do outro lado Israel deveria obedecer a Deus plenamente. O contrato estava pronto e assinado por ambas as partes de comum acordo. Deus cumpriu com sua parte. Mas o seu povo não.
Infelizmente, os israelitas eram como todos nós: PECADORES. Diariamente tendemos a escolher o pecado ao invés de o que é certo; mentira ao invés da verdade; palavras que ofendem ao invés de palavras bondosas; guardar rancor ao invés de perdoar; alimentar a raiva ao invés de ser pacientes; egoísmo ao invés de preocupação com o próximo..... Ou seja: Somos pobres e miseráveis pecadores.
Se nosso status diante de Deus dependesse de manter um acordo com Ele, estaríamos perdidos. Isso não significa e nunca significou que podemos descuidar de procurar viver da melhor forma possível, seguindo os mandamentos de Deus. Bem pelo contrário. A partir do momento que confessamos nossa fé em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, estamos oficialmente assumindo o compromisso de viver como ele espera que vivamos. E ele sabe quando o nosso viver da fé é verdadeiro, mesmo que cheio de falhas. A Deus ninguém pode enganar. Dele não podemos esconder nada.
A nós só cabe ser gratos a Deus por ele fazer algo por nós. Ele diz conforme o v. 31: "Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades. Eu, o Senhor, estou falando." Era Deus quem estava deixando claro que mantém a sua aliança. Este perdão é conquistado para nós por meio da vida sem pecado de Jesus, sua morte na cruz, e sua ressurreição vitoriosa dentre os mortos. E hoje, pela fé em Jesus, o Deus do céu e da terra é o nosso Deus; e nós somos dele.
A única aliança, o único contrato que importa para você, é o que Deus assinou com o sangue de seu Filho, nosso Salvador, Jesus Cristo.
Oração: Bondoso Deus, obrigado por manter a tua parte nesta aliança. Sei que falho muito e não consigo nem de perto corresponder as tuas expectativas. Obrigado por me lavar do pecado por intermédio do Sangue de Jesus. Obrigado Deus por me amar. Eu também te amo. E quero melhorar no cumprir com minha parte neste contrato de serviço em amor. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário