SBB

sábado, 6 de junho de 2020

CULTO DOMÉSTICO - 7/06/2020


Culto Doméstico – 13/2020 – 07/junho/2020 - Domingo da Santíssima Trindade
1. Saudação e acolhimento (pelo líder)
2. Invocação: Iniciamos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus para todo o sempre!
3. Oração: Deus Pai, Filho e Espírito Santo - Santíssima Trindade. Ouve o nosso louvor e nossas súplicas. Sabemos que tu amas o teu povo e que estás sempre pronto para nos ouvir. Assiste-nos como Pai que ama os seus filhos. Olha também por todos aqueles que ainda estão na descrença e angústia e envia o teu Espírito Santo para que os transforme em teus filhos. Manifesta a benignidade e o poder de teu Filho a todos que te buscam para que te possam contemplar com fé e gratidão. Fortalece a comunhão fraterna entre todos nós, para que juntos proclamemos com vigor a mensagem de salvação em Jesus Cristo. Compadece-te de nosso povo e guia as deliberações das autoridades. Abençoa as nossas escolas e ampara os nossos filhos. Compadece-te dos enfermos e solitários e ouve o suspiro daqueles que estão em doenças terminais. Abençoa o culto doméstico de hoje, por amor de Jesus Cristo. Amém.
4. Hino – Hino 152 (HL) – Louvando a Santíssima Trindade
1. Grande Deus, o teu louvor / hoje unidos entoamos. / Teu excelso e eterno amor / com os anjos celebramos / e, prostrados ante ti, / vimos te adorar aqui.
2. Cristo, o Salvador veraz, / com amor em nós domina. / Tua graça, tua paz, / ó Senhor, ao mundo ensina, / que, remido, em tua luz / possa andar, ó Rei Jesus.
5. Seja ao Pai, eterno Deus, / ao Espírito da vida / e a Jesus, nos altos céus, / honra sem cessar rendida. / Infinito é seu amor; / cantem todos seu louvor
5. Leitura – Salmo 8 e Mateus 28.16-20
6. Confissão de fé – Credo Apostólico
7. Reflexão – Mt 9.16-17: “Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho”.
Tema: Como resolver as crises morais em nosso país?
Diante de tantos problemas de corrupção, violência, drogas, abusos sexuais e descrença em nosso país, muitos desanimam e outros falam que há a necessidade urgente de mudança do ser humano no que se refere ao seu comportamento, sua moral e sua maneira de viver.
Na intenção de “consertar” o ser humano, há aqueles que entendem que basta dar ao povo uma melhor educação, melhores leis e melhor renda familiar.
Quando falam em educação, referem-se à escolaridade secular. Pensam que as “letras do mundo” podem fazer este milagre. Na realidade, esta solução é apenas tentar colocar um “remendo novo numa roupa velha”.
O problema continuará! Por que? Porque a moralidade é fruto da fé. E não é qualquer fé, mas a fé no Senhor Jesus Cristo. A fé que reconhece Jesus como verdadeiro Deus que se encarnou, que cumpriu toda a lei de Deus, que sacrificou a sua vida por nós e ressuscitou vitorioso.
Quem crê no Senhor Jesus sabe que todos os seus pecados estão perdoados gratuitamente e que ele não precisa fazer nada para ser salvo. Porém faz obras, obras de moralidade, pelo fato de estar salvo gratuitamente por Jesus! Então, justificados pela graça de Deus, o cristão é impulsionado pelo amor de Deus a desenvolver uma vida de santificação. E a moralidade é fruto espontâneo e necessário de quem foi salvo! Assim, a moralidade é “roupa nova” – pela ação do Espírito Santo na vida do cristão. “Roupa nova” é aquele que foi renovado pela graça divina e foi transformado num novo ser.
A “roupa nova” terá atitudes novas. Esta nova vida é fruto do Espírito, conforme Gl 5.22-25: “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida”!
As pretensas boas obras daqueles que não creem no Senhor Jesus são meros esforços humanos que não mudam a essência do ser humano. Estas obras nem são aceitas ou consideradas como “boas obras” por Deus.
Então, se quisermos ver mudança de vida das pessoas em nosso país, precisamos evangelizá-las! Não apenas para que a corrupção e todos os outros males diminuam, mas para que, em primeiro lugar, as pessoas sejam salvas. E, uma pessoa salva pela graça de Deus – terá uma nova vida!
Não é a matemática, a língua portuguesa, a geografia, a sociologia ou a filosofia que transformarão os seres humanos, mas o “Evangelho que é o poder de Deus para a salvação” (Rm 1.16).
Peçamos a Deus para que Ele nos mantenha na fé verdadeira e vida santificada com a sua Palavra e seu Espírito Santo. Ele nos transforma e capacita a vivermos uma nova vida. Ele nos transforma em “roupa nova”.
Temos a missão de anunciar este Evangelho transformador ao povo brasileiro. Deus estará conosco, capacitando e abençoando esta missão.
Somos capazes? Jeremias, ao ser chamado por Deus, disse que ele era muito jovem e que não conseguiria fazer a obra para a qual foi chamado por Deus. Deus respondeu: “Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o SENHOR, quem está falando” (Jeremias 1.7-8).
Deus estará abençoando a vida e ação de cada um de seus filhos.
Eu creio assim! Vamos? Amém.
Pastor Martinho Sonntag
8. Hino – 389 (HL)
1. Estamos no mundo, mas dele não somos / aqui nós vivemos distantes do lar / a nossa morada / de paz se reveste / a pátria celeste / é o nosso lugar. 2. Da graça divina / a mão nos acena / e nos enriquece / de bênçãos do céu / os frutos da terra / os dons que nós temos a Deus só devemos / foi ele quem deu. 3. O tempo, no entanto, / a vida transforma / e os dias tão breve se vão qual vapor / com eles passamos / por isso nós somos apenas mordomos / do bens do Senhor.
09. Oração: Senhor Jesus, tu me chamaste das trevas para a maravilhosa luz da salvação. Obrigado! Quantas vezes fui distraído e me desviei do reto caminho traçado por ti para os teus filhos. Peço que me perdoes e me ajudes com a ação do teu Espírito Santo. Fortalece minha fé em ti e me orienta com a tua Palavra que eu cresça em conhecimento e consagração ao teu nome.
Olha pelas nossas famílias e por todos os nossos irmãos de fé. Estende também a tua mão graciosa sobre o nosso país para que governantes e o povo ouçam a tua voz e vivam de maneira pacífica, ordeira, justa e em harmonia entre os poderes instituídos e entre governantes e povo.
Dá-nos a tua graça e protege a todos.
Oramos em teu nome, Senhor Jesus. Amém.
10. Oração do Pai Nosso – em conjunto.
11. Bênção (em conjunto): O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.
Deus abençoe o Culto Doméstico e todos os participantes

0 comentários:

Postar um comentário