SBB

domingo, 4 de novembro de 2012

Conheça a Bíblia - JONAS

TEMA DO LIVRO: Jonas não queria pregar para a gente de Nínive, que era inimiga de seu próprio país. Quando, finalmente, levou a mensagem enviada por Deus, seus habitantes se arrependeram.

Uma vez que o livro não faz afirmação alguma sobre seu autor, é de supor-se que o autor seja o próprio Jonas. Ele é filho de Amitai, e sem dúvida o mesmo filho de Amitai que profetizou durante o reinado de Jeroboão II.
Por seu conteúdo e intenção, o livro de Jonas revela a universalidade e a compaixão da graça divina.
O livro é de caráter biográfico. Começa e termina com o Senhor falando a Jonas. Em primeiro lugar, Jonas é comissionado para anunciar um juízo; finalmente, o Senhor manifesta sua misericórdia e compaixão. Entre estas duas representações do caráter de Deus encontramos a resposta de Jonas à justiça e à compaixão divinas. No princípio Jonas se nega a aceitar a ordem do Senhor, temendo que os pagãos se arrependam e Deus demonstre misericórdia. O coração generoso de Deus, que perdoa aos pagãos arrependidos, estabelece nítido contraste com o espírito estreito, intolerante, não perdoador de Jonas.

0 comentários:

Postar um comentário